Bom pessoal, segue mais uma história incrível envolvendo balões antigos. Desta vez, contaremos a história de pião carrapeta de 8,20 metros, um dos primeiros soltos em São Paulo na cidade de São Bernardo do Campo, Grande ABC pela Turma da Lua. Seguem fotos da primeira soltura:

A bandeira, embora simples, é ao mesmo tempo bastante original. Trata-se de uma árvore cortada, com um machado espetado em seu caule, porém do cabo do machado, surge um broto com novas folhagens.
O balão foi solto em 1985 e foi resgatado pelo Renatão ( Turma Simpatia do Coringa ). Quem o conhecia sabe que foi um personagem bastante folclórico. Os baloeiros mais antigos certamente se lembram dele, da sua inseparável jaqueta cor-de-laranja com o logotipo de sua turma, seus cabelos sempre desgrenhados e de sua inseparável motocicleta caindo aos pedaços.
Ele sempre foi um apaixonado por resgates, tendo em seu “curriculum”, a façanha de ter resgatado por três vezes seguidas o famoso 14×14 da Turma da Emenda (Boca de Ouro em 88).
O Renatão tinha o estranho hábito de escolher alguns balões para ficarem guardados em um baú. Diversos balões ele resgatava e soltava algum tempo depois, porém outros ficavam guardados em seu famigerado baú. E com esse pião foi assim, o balão foi resgatado e foi direto para o baú.
Baloeiros mais próximos, sempre falavam com o Renato para que ele soltasse os balões que estavam no baú, mas ele permanecia irredutível, dizendo: “Deixe esses balões guardados lá !”
E assim o tempo foi passando, outros balões novos e resgatados foram soltos e esse pião ficava no baú.
No início da década de 2000, o Renatão veio a falecer. Passado este período, a bancada da Turma Simpatia do Coringa mudou diversas vezes de endereço e os balões que estavam guardados no baú ficaram vagando de um local para outro.
Em 2010, durante uma reunião de baloeiros onde estavam presentes integrantes da Turma da Lua e Simpatia, o assunto veio à tona e tiveram a idéia de solta-lo novamente. Conversa vai, conversa vem e o pessoal da Simpatia concordou em devolver o balão para a Turma da Lua, para que o mesmo fosse novamente solto.
O balão foi devolvido ao Odair (Lua), mas ele esta muito atarefado preparando um novo livro sobre balões e não tinha tempo disponível para se dedicar à restauração do pião. Eu (Chips), me propus a restaurar o balão, que apresentava visíveis sinais de deterioração causados pelo tempo, principalmente nas bainhas, que estavam todas trincadas, além de o papel estar bastante frágil em diversos pontos e estava faltando também um metro e meio do cone da boca.
Com a imensa ajuda do pessoal da Turma Contramão, o balão foi totalmente restaurado e surgiu a ideia de ser feita uma réplica da bandeira original. Novamente com a colaboração da Contramão, foi confeccionada uma nova bandeira utilizando uma foto da bandeira original como referência.
Neste domingo de carnaval ( 19/02 ), o balão foi mais uma vez aos céus. Subiu novamente de São Bernardo do Campo, passados 27 anos desde a primeira soltura.
Estavam presentes integrantes antigos e a nova geração de ambas as turmas. O Nelson (filho do Odair), que estava presente na primeira soltura em 1985, na época com apenas seis anos de idade, guiou o balão agora na segunda soltura. A emoção para todos os presentes foi bastante grande. No momento em que o balão subia novamente, todos se sentiram, por uma fração de segundos, como se tivessem entrado em uma máquina do tempo, retornando ao ano de 1985:

Pois é amigos, novamente o balão é protagonista de uma história e de uma sensação fantástica.

E vocês? Também sabem de balões guardados há muito tempo? O que acha de soltá-los novamente e contar-nos a sua história?






Fala aí Daniel !
De fato, faz tempo que não encontro com o amigo !
É isso aí, o balão tinha 27 anos, mas remendamos ele direitinho, para ficar reforçado !
Grande abraço !
CHIPS TA REFORRRÇADO REFORÇAAAADO KKKK ABRAÇÃO
fala ai chips … quanto tempo que não te vejo … é o Daniel que faz balão com o Anderson …..
porra cara o balão na foto parece zero como na primeira soltura … que show …parabéns p vc e pro marcinho
abração
Há alguns vários anos atrás (+ ou – 1987 não sei precisar), estive na casa do Renatão. Ele fez questão de mostrar os inumeros resgatados que tinha, dentre eles o torre Eiffel da Livre, estava bem dobrado num canto. Obs: Disse que não soltaria de jeito nenhum.
Abços!
Boa noite Riva essa torre era o maior chodó do Renatão será pra mim o maior sonho realizado ver ela no ceú. Parabéns pela noticia. (Renato essa eu trago de volta).
Infelizmente não pude participar da soltura, mas assim como outros integrantes da SIMPATIA acompanhei a historia deste antigo balao e tenho certeza que foi tomada a melhor decisão em relação ao destino deste junino…. Obrigado a todos que realizaram este belo trabalho concluindo mais esta bela história. Na bancada ja falamos a respeito e o proximo a sair do bau será a TORRE !!!! Abraço
GOSTARÍA DE SABER DOS PARTICIPANTES SE TEM A ESCALA DESSE MOLDE DIGITALIZADA À DISPOSIÇÂO OBRIGADO.
Alguém poderia me confirmar se esse Renatão seria o mesmo que estou pensando?…Era aquele que no final de sua vida corria atrás de ba~lão com um Buggy azul???
Tem um monte de balão guardado com meu tio que pegamos a alguns anos atrás tem até 8×8 com boca colada hulk , só que ele levou todos para sua casa nova lá na praia rsrsr
BALÃO É ISSO MESMO,UMA ARTE ENCANTADORA,DEPOIS DE 27 ANOS TAÍ MAS UM PIÃO NO CÉU.PARABENS A LUA E OS ENVOLVIDOS.
Bem o Caio da Simpatia q não manja nada!!!rsrsrs
OLa Gilberto,
Gostaria de poder conversar contigo, pois estamos organizando uma festa para o ano que vem. Me mande um email. caio_comitre@hotmail.com
Abraço
Boa noite a todos !
Vamos responder algumas mensagens deixadas pelos amigos :
# Douglas ( T. Bidu )
Infelizmente eu e o Caio não sabíamos que você esteve envolvido na confecção deste balão… Acredite, certamente teríamos lhe avisado se soubessemos de sua participação.
Pedimos desculpas ao amigo.
O Odair tentou contato com os antigos integrantes da Turma da Lua para avisar sobre este balão, porém imagino que só tenha conseguido avisar ao Pedrinho.
A homenagem foi direcionada a todos integrantes da Turma da Lua, portanto, certamente seu pai ( Sr. Cláudio ) está incluído !
# Ao amigo da Turma 1001 Noites.
Deixe seu endereço de e-mail que manterei contato !
Caso não queira deixar seu e-mail exposto no site, solicite ao Dinho ( Gazeta do Balão ) para que ele repasse para mim !
# Márcio ( Artista Marginal ) e Gilberto ( Universo de Papel )
Abraços aos amigos !
# César ( Art e Cor )
Certamente o amigo encontrará alguma turma para fazer parte !
É que antes, as bancadas das turmas eram mais fáceis de serem visitadas.
Atualmente, com a repressão, infelizmente temos de fazer as coisas meio às escondidas, meio na surdina…
Abraços a todos !
Boa noite Chips me emociona falar do Renatão era uma lenda, ele sempre estava nos resgates me lembro do ultimo que chegamos juntos foi no boca de ouro do luar da Vila Sonia o balão Queimou na nossa mão tava eu o Paulinho Ignorante o Marcio todos eramos Piratas do Ceú o Renatão e um cara que não me lembro o nome que levou a boca no sorteio que dia falei pro Renatão vamo embora que o pião da praça ta indo pra nossa aréa bom essa e outra história. Eu sofri um acidente de moto atras do pião de 24 da turma do ar no dia em que eu estava fazendo 20 anos passei por varias cirurgias e em todas o Renatão estava lá esperando noticias, cara que amigo eu fiquei 1ano sem andar ele passava em casa todas as semanas trazendo noticias do meio pra eu não desanimar e ficava horas contando histórias, E tive muita sorte de telo como amigo. Tenho quardado algumas fitas que passei pra dvd do balão da escravatura e outros da epoca de 80 e algumas fotos.( no baú do Renatão tinha um 2×2 nosso solto no festival da paineira que quardava com muito carinho). Renatão que saudade de você amigo.
OLA PESSOAL PROCURO UMA EQUIPE PARA FAZER PARTE SOU DE SÃO BERNARDO DO CAMPO MORO AQUI A 30 ANOS CONHE ÇO SANTO ANDRE TENHO PARENTES LA E SÃO CAETANO ASSIM COMO VILA PALMARES ONDE MUITOS JUNINOS AINDA SOBEM QUEM FOR REALMENTE BALOEIRO NATO E PRECISE DE MAIS UM AMIGO PRA INTEGRAR SUA EQUIPE CONTE COMIGO CESAR 11 6657 21 56
Renatão era um cara show mesmo!!!!! Conheci ele quando eu ainda garoto era da extinta Leos do Luar de Santo Andre,
Muitos desta epoca de ouro do ABC se foram, Renatão foi um deles que marcou a historia do ABC com sua turma seus baloes e toda sua historia.
Sinto muito orgulho não de ter visto esta historia toda mas sim de ter feito parte dela e fazer aprte ate hoje com mais de duas decadas no meio do balão,
E deixo aqui tambem um abraço ao Marcinho, Gustavo e Marinho da contramao, e uma entimada neles pois faltam eles virem aqui na baixada na soltura de um dos baloes heim!!!!!!!!!!!!!!
Odair bons tempos os festivais heim, eu com a Leos do Luar soltamos varios no gisela, no clube ai do lado da fundação, muitos baloes, e muitas recordações!!!!!
E falanbdo aj em dinossauros do balão do ABC acho que esta faltando algumas entrevistas com alguns componetes de turmas daqui no site!
Como Magrão da Alfa que perdemos a pouco tempo o amigo Alfredinho deixandoa turma so com um integrante, o pessola da porão como Baixo e alguns da formação original que ja tem 30 anos, o Jõao agora Ratos de Porão mas e da formação original da porão,
E muitos outros com varias historias, como o chips mesmo, Zeu e seus resgates!!!!!!!!!
Alias alguem se lembra do balaão letreiro em homenagem ao Jacare ??? lembra chips ???????
Abraços a todos!!!!!!
E vamos reviver a historia, comparar com o presente, acertar os erros e fazer perfeito no futuro!!!!!!!!
Que matéria emocionante que você (Chips) tem nos contado…Gostaria muito de entrar em contato contigo, se possivel é claro, pois também sou das antigas de São Bernardo. Se você (Chips)puder me passar o seu e-mail ficaria muito grato,
NAO DEIXE NOSSA ARTE ACABAR,OS CRITICOS PREFEREM VER BANDIDOS NAS RUAS DO Q BALOEIROS???ACHO Q NSIM NÉ?? BOM LINDA HISTORIA , PARABENS A TODOS ENVOLVIDOS!!
Bom dia.
Este balão para quem não sabe foi feito pelo meu Pai, ( Claudio, o papel original deste balão e seda Chinesa, um papel muito mais fino do que seda), esta bandeira foi desenvolvida por ele, eu tenho o desenho original da decoração do balão como da bandeira, faz tempo, muito legal ver esse balão refeito e solto varios anos depois e nas fotos originais, estava la, no canto esquerdo o meu amigo mané e o Sr. paulo morador de S.C.Sul e o meu pai no maçarico, e a foto é minha, e o mais interessante é o fusca vermelho no canto direito era do meu pai e apos esta soltura acabou sendo roubado.
O pai que Deus o tenha em bom lugar, mas infelizmente, não fui convidado para esta soltura, mas valeu abraço a todos, Nelson na foto e Pedrinho.
Parabens a todos envolvidos nessa linda historia que envolve essa arte maravilhosa e apaixonante e magica que e´ soltar baloes e maravilhoso ver que essa magia nunca acabara valeu e obrigado pelo espaco
BALAO UMA PAIXAO INESPLICAVEL.
Lugar de balões é enfeitando o céu e fazendo a alegria de quem os observa da terra !
Esse pião demorou 27 anos para ter a sua segunda soltura, mas voltou novamente ao seu lugar de mérito, tendo o lindo céu azul como pano de fundo !
Abraços a todos envolvidos : Turmas Lua, Simpatia e Contramão !
Agradecimentos a Gazeta do Balão, por publicar a matéria.
Sobre o resgate, amigos informaram que o balão caiu na região do Parque do Pedroso ( Santo André ), provavelmente na mata fechada… Até o momento sem notícias de que alguém tenha resgatado…
Parabéns a todos !!!
Linda história, sem palavras.
E realmente o Renatão gostava de guardar os balões, esse foi pro alto, mas ainda está guardado uma torre de 7 mts, que também subiu em 85 da turma livre, em um festival em são bernardo. Talvez essa torre suba no ano que vem.
abraço
Realmente, uma história incrivél, este balão estava guardado a muitos anos na casa do Andreson, ex Simpatia, ele tinha o maior xodó com esse balão, as vezes nos estavamos na bancada e nos pediamos para ver o balão, mas ele não mostrava. No ano passado ele me chamou e me deu o balão, que estava em um plastico preto. Levei para a bancada, mas eu ficava encomodado em ver aquele pacotinho sempre jogado, conversei com o pessoal da turma e todos concordaram em devolver o balão ao Odair. Em um belo sabado no famoso encontro na padaria em sbc, dei te presente para o Odair. Ele ficou muito emocionado em ver seu balão depois de 26 anos depois. Ele me disse que iria arrumar e me chamar. Mas o chips entrou na jogada e deu velocidade em restaurar o balão. E tai, foi pro alto novamente. Parabens ao Chips e o pessoal da contra mão, que fizeram um belo trabalho.
abraços a todos.
Para os quem conhecem o “Chips”, ja sabem o que vou falar, aos que nao o conhecem ainda, procurem saber quem faz a diferenca, voce e fera demais, Pode contar comigo nas suas loucuras, pois este cara ama de fato os baloes, ele transforma sucatas voadoras, em novas alegrias, fico contente de ser seu amigo. Valeu……..
OLA PESSOAL LINDA LINDA HISTORIA FIQUEI EMOCIONADO AQUI EM CASA AO LER …EM 1985 EU TINHA APENAS 4 ANOS MAS HOJE TENHO 30 , TO SEM TURMA MAS COM MUITO DESEJO DE FAZER BALOES SOU DE SBCAMPO QUEM TIVER EQUIPE AI ME DA UM TOQUE TO DENTRO 11 6657 2156 CESAR VALEU
pow q historia linda.show fico muito feliz em saber que o balao tao criticado por muitos.tem esse poder de unir pessoas de decadas diferentes e criar um elo de amizade muito grande.parabens a todos os envolvidos.forte abraço………………..
Pow que história loka manow, emocionante de verdade,
parabens aos altores do projeto ai de restauração.
Abraços…
kkkkkkkkkkk só falar com a USM la tem balão até da década de 30!!!!!!
Eu teria vergonha de elogiar balões resgatados, depois que a turma que fez o balão realizar a soltura vira lixo.
Que história espetácular,para quem gosta de balão e histórias de solturas,resgates,está é uma linda história de amor ao nosso balão,PAIXÃO INEXPLICÁVEL.PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS……….
Poderia existir um livro só com histórias parecidas como essa heim? (não lembro de nenhum livro assim).. seria legal um livro com contos reais.. uma bela historia… é por isso que balão ficará eternamente nas lembranças de quem já fez.
Fico muito feliz em poder ter participado da restauração de um balão que tem uma história tão linda, obrigado Chips pela insistência.
É isto ai pessoal balão não precisa ter tamanho pra ter história, esta ai a prova, um balão simples e bonito que esta marcado para sempre abçs.
Sobre o resgate Alex Pina me informe por favor pelo email, marinhocontramao@gmail.com.br vlw
Lindo! simplesmente lindo!
Muito legal, não cheguei a ver a primeira soltura, mas me lembro dos comentários, realmente acredito terem tido a sensação te voltarem ao tempo não só pelo balão, mas tbm pelas pessoas que lá estavam e as lembranças de componentes que já não estão entre nos como é o caso do Renato.
Parabéns pela atitude e continuem a resgatar relíquias que estão guardadas em algum baú
Abraços
Deu resgate novamente????
Historias como essa tem que ser contadas mais e mais vezes,pra quem tiver começando e acha que balão e só papel e cola; principalmente nos resgate que eles moem o balão e se orgulham vivem contando vantagem,por ter acabado com nossa arte.
Como na historia contada o balão tem sentimento emoção e como pode se ver cada balão tem sua historia não precisa ser gigante pra fazer historia. isso e que nos motiva ,parabéns pra todos evolvidos nessa grande historia.
Opa, essa eu tava no resgate, lembro como se fosse hoje deste pião da turma da Lua, Ele desceu encima de umas arvores ao lado do cemiterio de Camilopolis em Santo Andre, ficou deitadão sem fogo nenhum, mas era dificil o acesso. Não lembro quem o resgatou se realmente foi o Renatão, mas o tinha visto no resgate, enfim pegamos a bandeira inteirinha e mandamos em outro balão que não me lembro agora. Sempre lembro deste pião, pelo visual que deu no alto (de SBC até Camilopolis baixinho) e pelo molde que é lindo. Essa saiu do fundo do baú mesmo.
Abraço a todos e Parabens aos amigos da Contramão e Turma da Lua.
ESSA BANDEIRA E DIGNA DE UM ARTISTA ESSE DESENHO DA BANDEIRA SE COLOCADO UMA MOLDURA DE MADEIRA PODERIA ESTA EM EXPOSIÇÃO EM GUAL QUER MUSEU DO MUNDO………….PARABENS TURMA DA LUA
sensacional!!!!!quem naose lembra desse balao no album baloes 5,realmente nos faz voltar no tempo e relembrar esse tempo de garoto.E ficar mais apaixonado pelos baloes nos dias de hj!!!!!parabens a todos os envolvidos nessa restauraçao!!!!! e aguardo ansioso o novo livro do odair. vlw!!!!!
As vezes criticamos pessoas que pegam balao e guardam por muito tempo como se fosse algo precioso;mas acredito que nada e por acaso…se nao fosse as loucuras e manias do renatao hoje nao teria sido desse jeito; algo sem explicaçao entre a velha guarda e a nova guarda soltar uma balao de 27anos atras onde muitos deviam achar que nem existia mais …..Saudades Renatao vc faz falta no mundo do balao.abç a todos envolvidos na realizaçao desta restauraçao e soltura…Leo.
Mais uma história surprendente sobre balões,essas histórias servem de inspiração para nossas vidas.vlw !!!