A maior Barrica da História | Gazeta do Balão

Olá amigos! Nesta coluna vamos relembrar a Barrica de 25m da turma da Harmonia solta em 1995, um balão que deu muito o que falar na época e até hoje permanece na galeria de recordes da GB como a maior Barrica solta na história.

A Harmonia, turma da zona norte de São Paulo, tinha o costume de soltar seus balões em Guarulhos e até realizaram dois festivais no Cabuçu em 1993 e 1994. Tinha como seu grande líder o Sr. Luiz conhecido carinhosamente pelos baloeiros como Tio Luiz, uma pessoa muito religiosa e supersticiosa. Quem o conhecia sabe o que estou falando.

Nesta época, as turmas estavam na maior expectativa para ver esse balão porque a Barrica não é muito comum de se ver e ainda mais deste porte. Além do tamanho do balão, a expectativa era muito grande por causa da grande quantidade de fogos que ela levaria: 800 dz de cortadinhos divididos em dois blocos de esteiras e mais uma gaiola com 30dz de rojões de vara.

Ela foi solta em 8 de novembro de 1995 num campo que era conhecido como SESI pelos baloeiros, local que subiram vários balões na decada de 90. Apesar do tempo que não estava muito legal, pois ventava muito, resolveram mandar o balão pro alto e  muita gente não foi acompanhar a soltura.

Começaram a encher o balão e quando ficou de pé podemos ver aquela bela Barrica de 25m feita de Hulk verde totalmente forrada com uma decoração bem colorida. Uma coisa chamava a atenção de todos no campo, a enorme gaiola com mais de 2 metros de altura e 30 dúzias de vara e mais umas esteiras de cortadinho.

Tudo corria bem até começarem a liberar o balão. Primeiro o balão sentiu a carga de fogos. Cortaram parte das esteiras e ele subiu, arrastou e caiu estourando os fogos no bairro ao lado do campo entre algumas casas. Ficou estourando enroscado nos fios elétricos por vários minutos. Por sorte, antes de abrir a gaiola de varas alguns baloeiros conseguiram, corajosamente entrar no meios dos fogos e cortar uma parte das esteiras. O balão subiu abriu aquela “gaiolona” de varas no alto e deu um grande show.

Ele foi pra São Paulo, ficou aproximadamente 2 horas no alto e desceu próximo a Interlagos na zona sul. Muita gente foi atrás do balão. Ele caiu  entre algumas casas e foi destruído pelo pessoal de resgate.

Esta Barrica foi  praticamente o último balão de porte desta grandiosa turma da zona norte. Fica aqui a homenagem da equipe da GB.

Espero que tenham gostado e mandem seus comentários sobre esta turma ou sobre este balão.

Agradeço desde já e até a próxima.

Cesar – América

Comentários:

  1. Bruninho Mda disse:

    Bela pelota pena ter indios en todaa historia do balao
    parabéns Harmonia pelo recorde

  2. Cauê_Guarulhos disse:

    Essa barrica é demais….

    quem nunca viu ela em fotos e quadros por ai ?? rsrsrs

    Parabéns a turma da Harmonia…

    Parabéns ao Cesar pela matéria…..

  3. T.SP ZL disse:

    BARRICONA MUITO LOKO VI ELA NO ALTO……………PARABENS A TURMA

  4. Márcio - Artista Marginal disse:

    Esta barrica para a epoca era linda e foi um marco mesmo, e antes desta teve outra barrica da Harmonia, esta com bandeira e fogos ae bucha de estagio tinha, pena que tmabem não deu tudo certo , pois cai a abndeira e depois vieram outras consequencias noc eu.

    Mas e um marco, nesta epoca elas eram feitas com gomos de corte reto e muitas faixas restas no meio, em cima disso o Paulinho da Icaro desenvolveu o modle da batizada por ele de “BAICARO” que consitia em teto de truf reto mesmo, e no corpo dela um leve fechamento ao invez de reto esta alteração permitiu que a barrica ficasse mais estavel e nao girasse tanto , se perdesse o peso como aconteceu com a 1 da Harmonia, e tambem levasse mais peso, por conta do deslocamento interno de ar.

    Mas e um show mesmo Turma da Harmonia que tive o prazer de conhecer o tio Luiz, e de estar presente em varios baloes, o derradeiro 9 x 3 x9 com 110 metros de letreiro, o painel da dama e o vagabundo, e na primeira barrica, na segunda nao fui por conta de falta de carro apra ir!

    Realmente Dinho esta relembrando varios baloes!!!!!!!!!

  5. animal usm sp disse:

    puta que balao. essa fez parte da historia eu tinha figurinhas dela por todos os lados da bancada que tinhamos em sao mateus. dinho parabens pela materia eu gostaria de ver uma materia sob o letreiro da harmonia que tamben ficou na historia eu lembro que la no tati bem quando agente entrava no salao das fotos tinha um quadro gigante desse letreiro da harmonia que acho que deve ser um dos maiores letreiros de sp

  6. Sorriso disse:

    Turma Harmonia, o que dizer?

    Enfim.. tive o prazer de freqüentar a bancada dessa turma, até porque na década de 90 minha ex-turma (Albatroz) estava

    junto com a Harmonia fazendo balões. Lembro muito bem, Sr Luiz era uma pessoa extraordinariamente boa,

    inclusive foram duas barricas de 25mts que a Harmonia soltou, a outra foi solta bem antes dessa (uma taqueada com bandeira, que deu problema também)..e ainda influenciou o Pedrinho da GBA (que também era amigo dele) a desenvolver o projeto da

    Barrica de 25mts deles que subiu la do cabuçu com fog e bandeira do cristo que subiu certo e desfilou e veio a descer logo pelo peso e o balão ter abafado por conta do papel grosso usado.(senhor Luiz veio a falecer bem antes do balão ficar pronto).

    A bancada da Harmonia ficava atrás da metalúrgica Aliança no Jaçana e era dentro do empreendimento do Sr Paulo que restaurava moveis antigos, a bancada tinha 25 mts. Toda semana o Sr Paulo vazia churrasco e sempre tínhamos presenças de varias turmas amigas, como a Estrellar e Emenda… inclusive o Zeca da Amizade freqüentou muito lá.

    Muitas pessoas não sabem, mas o projeto do painel de Adoniram barbosa (Albatroz) surgiu lá, originalmente um lapidado de 21mts. Chegamos a fechar um cone do balão (o mesmo estava em 2 apenas) e devido um problema pessoal entre duas pessoas, as turmas se separaram onde depois de alguns meses a Turma Harmonia acabou e a Albatroz continuou. O balão rodou em diversas bancadas e nunca foi concluído, depois de alguns nós resolver fazer o balão novamente, sendo que o primeiro deu problema e o segundo subiu do RJ (um pouco antes disso, eu sai da turma, pois casei e mudei de cidade).

    Certamente ficará na memória, pois de lá sairão vários balões como: gigante painel da Dama e o Vagabundo que infelizmente fechou a antena em 3 partes… o lendário super letreiro 9x3x9! e ainda alguns balões de outras turmas que foram finalizados lá como: pião do Sr Ravizio de 28mts com a bandeira da Carmem Miranda e a Bagda de 54 mts da TZN que foi engatado lá também.

    Tenho muita saudade e lembrança do Sr Luiz, Sr Paulo e o Barba… pessoas fundamentais na Harmonia (Se deixei de citar alguém me desculpe, mas isso já fazem muitos anos!).

  7. BORÉU - EVOLUÇÃO disse:

    SHOW DE BARRICA E QUERIA DEIXAR AQUI A HOMENAGEM AO DUZÃO HOJE (TNT) QUE PASSOU A NOITE REFAZENDO A FORRAÇÃO DA BARRICA E NO OUTRO DIA DE MANHÃ NINGUEM ACREDITOU QUE ELE FEZ TUDO EM UMA NOITE, VALE LEMBRAR QUE ESSA GAIOLA QUEM FEZ FOI UM SERRALHEIRO QUE NUNCA TINHA FEITO UMA GAIOLA NA VIDA.

  8. SEM TURMA disse:

    AGORA COM SERTEZA VAO FASER UMA MAIOR RSRSR

  9. A BARRICA É SHOW,MAS FOI UM DESAFIO DA HARMONIA,ESSE TIPO DE BALÃO COM ESSE PESO É COMPLICADO,MAS MESMO ASSIM ELES ESTÃO DE PARABENS PELO BALÃO.CLODOALDO SALES N.IGUAÇU RJ

  10. Tive uma amizade muito bonita e proxima com o Sr Luiz. Trabalhava numa loja se surf no jaçanã em 91 e la conheci o seu Luiz. Ele já tinha se aposentado e a loja era uma bosta e so ficava vazia rsrsrs todo dia pela manha seu Luiz aparecia por lá e ficávamos horas conversando , ele me mostrava os projetos de seus balões vitrais, pra quem conhecia era famosos os seus balões ele fazia sempre entorno dos 4 a 5 mts milhares de coladuras ( como ele chamava) todas com 1 milimetro, ele fazia muitos desses balões e dificilmente os soltava dava de presente aos seus amigos, que guardava esses balões e Tb não soltavam são raros os que foram ao céus sem duvida devem ter diversos desses balões guardados até hj. Uma vez pedi ao seu Luiz um balão desse ele falou que assim que desse me daria um..trabalhei 13 anos no jaçanã e via o seu Luiz todos os dias , uma das ultimas vezes que eu o vi ela já nao enchergava direito e já estava muito debilitado e sempre fazia suas caminhadas pelas ruas do jaçana meu trabalho me consumia muito tempo não pude ficar e conversar com ele, dias depois encontrei a esposa dele e ela me falou sobre a morte do seu Luiz, me cortou o coração a noticia e mais triste ainda quando não pude ter meu ultimo momento de conversa com seu Luiz devido a agitação do dia..até hj sinto tristeza o seu Luiz tinha um filho q era matemático juntando o Don dele com o conhecimento do filho saíram vários moldes que até hj muitos fazem e não sabe quem os criou..se um dia pudesse voltar no tempo escolheria o dia q vi o seu Luiz pela ultima vez para poder ter nossa ultima conversa, e quem sabe ter meu balão vitral.. existem coisas que podem passar 1000 anos q não esquecemos..obrigado pelas aulas de balão seu Luiz se eu tenho algum conhecimento hj sobre balão é devido ao senhor…

  11. Ale loco disse:

    Que saudades destes grandes baloeiros ,SR Luiz ,Sr Paulo e Barba me lenbro quando Fazia parte da TZN iamos todos os dias na loja de moveis usados tinha uma enorme bancada .
    O Sorriso disse tudo, só esqueceu do 9×9 Painel do mago que unimos lá também ,e o que falar do seu Paulo uma pessoa gente boa ,lembro que me presentiou com 2 mouduras de quadro , eu tinha 2 posteres da réplica do 11×11 que soltamos letreiro (TZN 99) ele montou nas mouduras me presentiando, sempre estavamos lá e o Barba comendo um 10×10 hulk azul , ele fez em 2 semanas se não me falha a memória , e o que dizer do Ravizio , lembro que colocamos a corda na boca de seu pião de 28mts da Carmem Miranda e por final o sr Luiz que uma vez promovel uma revoada no paraiso dos balões lá em Maripa distribuindo alguns balôes de madeira a todos que lá estavam e uma lembrança que tenho da loja de moveis era ver o vitché com aquela maquininha de entortar arame para fazer bojo envelope que saudades desta época Harmonia só quem conheceu sabe como eles eram Alê Loco Turma da Cantareira.

  12. Ale loco disse:

    Esse estava no resgate linda barrica.

  13. bacia disse:

    BARRICA 25.00 Calculo Sr. Luiz
    PAREDE 12 METROS. RETO
    CONE BOCA 7 METROS RETO
    BICO 6 METROS RETO
    GOMOS 54
    LARGURA DO GOMO 68 CM.
    FECHAMENTO 2 RAMI CIFA PRETO 5 FIOS
    CINTAMENTOS 1 RAMI ———————-
    1 0 E 15 CM. BOCA
    20 CM. PAREDE
    15 E 10 CM. BICO
    CONFECÇÃO
    LUIZ, BACIA, EDÚ, PICARETA, VITIER, LUIZ PAULO,

  14. Barrichelo Turma daTorre disse:

    Olá amigos.
    Bela barrica hein?
    Esse desenho que tem nela , eu também já vi aqui em Campinas ;tem no balão do Ademir.(Balonismo Campinas).
    Teve um encontro em Sumaré na década de 90,fizeram uma réplica dele, um truffi de 6mts;ficou muito legal;tenho até hoje as fotos.
    Um abraço!

  15. kbçao lazer jaçana fut samba disse:

    parabens para harmonia representou por varios anos a zona norte e o jaçana

  16. Humildade-RJ disse:

    Olha tenho 13 anos Mais ja entendo muito de balao pos minha famillia todo e BALOERO eu axei esa BARICA muitoo Linda soo q Pena q DISTRUIRAM ela i tmb fikei triste pelo FIM da turma Mais si ese foi o UTIMO balao deles eu axo q foi o melhor da turma Fike Gravado na nosa Historia Abraso Humildade-RJ

  17. neguinho turma do boquinha sp disse:

    LINDA BARRICA , ACHO AS BARRICAS LINDAS, JÁ FIZ UMA DE 6MTS COM BANDEIRA E ATE HOJE NÃO SEI ONDE CAIU, DESINTEGROU NO CÉU. O PROBLEMA DESSA AI NÃO FOI O MOLDE E NEM A DECORAÇÃO SABE O QUE FOI? POUCA BUCHA SE TIVESSEM COLOCADO BUCHA NA BICHONA ELA PUXARIA ISSO DE BOA. QUANTO AO RESGATE ERA IMPOSSÍVEL SAIR DALI COM ELA INTEIRA, PORQUE DESCEU NO MEIO DAS CASAS E MUITOS BALOEIROS E A POLICIA NÃO SABIAM O QUE FAZER.

  18. Ricardo turma do oceano disse:

    saudades desta epoca ajudamos a harmonia na fogueteira ,tinha ficado na minha casa
    as esteiras com os rojoes ja colados ,ate o dia que denunciaram e foi a policia la…
    meu pai o Taka chamou o SR Paulo e conseguimos resolver a situacao na epoca
    o resgate foi lindo chegamos em primeiro na caida em interlagos pegamos todos os mosquetes
    da boca ja com o balao dominado dentro de uma mansao …mas tivemos que liberar
    por que comecou a encher de policia ,como podem ver na primeira foto do resgate
    a balao tava inteiro ainda ,depois disso no ultimo resgate as indios chegaram e ja sabe o
    que aconteceu .saudades dos meus amigos baloeiros.abraco.

  19. Gabriel ex.Balocaia disse:

    Guarulhos o orgulho dos balões hoje e sempre.

  20. André disse:

    Me lembro muito bem desse lindo balão, eu estava dormindo em minha casa na rua de baixo onde ela desceu pela primeira vez, como disse estava dormindo quando ouvi alguns estouros eram os fogos estourando de um em um, abri a janela do meu quarto e só ouvia os fogos e não via o balão, então corri para o quarto da minha mãe e quando abri a janela dela meu coração quase saltou pela boca quando vi essa pelota descendo quase em frente da minha casa, coloquei uma bermuda chinelo e camiseta e sai igual ul ouco correndo atras dela, fui um dos primeiros a pegar na guia quando ela já tinha batido nos fois arrebentando um a um ficando apenas em um bem grosso, tentei travar a guia mas fui arrastado por ela, fiquei alguns dias com a marca no braço daí foram chegando a galera quando a fogueteira começou a abrir ali mesmo em nossas cabeças foi uma correria total era baloeiro se jogando pra todo lado, até que como falado conseguiram cortar as esteiras e liberar o bichão antes que a gaiola de cabeçuda, kkkkkkkkkkk, sou desse tempo que se falava cabeçuda, kkkkkkkkkk, daí ela foi embora e deu um showwwwwww, levei algumas das enormes esteiras pra casa cheia de caramuru falhado, o barulho dos fogops foi escutado lá no vila augusta pela galera da turma, muito loko esse dia passa até hoje esse filme na minha cabeça, valewww planeta por me fazer lembrar desse dia e dos festivais feito por eles que eu tive o orgulho de ter ido, um grande abraço a todos………..

  21. gel-turma comando oeste/osasco disse:

    me lembro muito bem deste balao muito comentario na epoca que
    um barrica enorme iria subir,foi como voce disse o tempo nao
    estava bom e ai ninguem na epoca da minha antiga turma que e-
    ra piratas do céu de osasco nao foi ver oque importa e que deu
    um belo recado e tudo acabou dando certo parabens a turma eu
    particularmente gostaria de ver eles mandarem outro desses e
    isso ai valeu…..

  22. Osvaldo USM disse:

    Boa noite galera do balão!
    Estava eu lendo algumas historias dos gigantes da época de 80 e 90 para quem já era um apaixonado viram as pelotas que subiam na época, quando comecei a ler a historia da barrica de 25 da harmonia eu nem imaginava que ter visto o balão mas com o decorrer da matéria me impressionei, eu tinha 9 anos estava eu lá sentado na escada com meu irmão quando um fogueteiro passou estourando muito baixo, sai correndo para acordar meu pai que me ensinou a amar essa arte ele acordou com barulho dos fogos.
    Então subimos na laje para ver o belo balão, ele enroscou no pico do morro fiquei o tempo todo admirando o bichão estourar ate liberarem o balão ele saiu e deu um show quando abriu a gaiola de rojão de vara.
    Estou muito feliz de saber a historia deste balão relembrar das manhãs e tardes com o céu cheio de balão.
    Parabéns a Harmonia.

  23. chico antiga harmonia hoje turma alegria disse:

    eu mi lembro como fosse hoje eu amauri, luiz, paulo, edu, bacia, ricardo japones da oceano as isteiras ficaram na casa dele e no dia que o balao foi subir tinha umas 20 vinte pessoas o balao tava abafado e por isso que subiu e deceu, mas deu show… saudades…

  24. Johnny (Só Amigos Suzano-SP) disse:

    Lindona essa Barrica, ai Dinho aqui em Suzano subiu há alguns meses uma Barrica de 30 mts da Turma Evolução ABC (se eu não me engano), com Bandeira, eu acho q vc esquece de coloca-la na galeria de recordes…………Valeu………….

  25. cesar turma veteranos do amanhã disse:

    neste dia o realy da ratos da noite veio nos chamar de manha cedo,eu e o nilson,no meio do caminho perguntei se alguem de nos tinha trasido o estilete,o nilson falou que nao precisava q nos nao ia pegar nada so olhar,q a barrica ja tava pra subir ,ele nao sabia se era do cabuçu ou do sesi,chegamos no vila rio e la vimos o balão subindo pensamos nos,quando fomos ver ele estava caindo la em cima no final do jd itapoan chegamos sozinho nos e uma outra turma não me lembro quem era pedi o estilete pro rapaz ele me disse q ia cortar mas nao conseguia se mecher era tanta emoção ai comecei a arrancar os pavio na mao foi aonde deu um curto no chão quem tem o video dela caindo vai verum mulheque de camisa branca no meio dos fogos correndo q nem loco,ai o começou a lotar de gente quando,um folgado da turma do fundão um veio ja chegou apavorando e bateu num carro e jogou a chave do rapaz dentro do rio ai conseguimos liberar o balão e não deu 5minutos q o balão subiu e começou a estourar foi uns dos maiores show daquela epoca!!!!!!!saimos pra ir atraz dela mas nao conseguimos chegar a primeira decida foina represa de guarapiranga ai nao tive mais noticia dele!!!!!!um grande abraço a todos ,,,muita saudades dessa epoca

  26. Carlos - turma do Feitiçõ Z/N disse:

    Adilson Juca Bala.

    Li seu comentário e posso dizer que também vivi uma bela época, aprendi muito com o Sr. Luiz (tio Luiz), morei no mesmo condomínio que ele e cresci vendo o seus balões. fui presenteado e tenho até hoje um modelado de 2,5 mts com 14 mil coladuras de 1 melimetro, todo recorte e forma de triângulos e várias cores.
    cheguei a fazer inúmeros balões para os festivais no campo da Lazer no Jaçanã e me lembro de um pião que fiz para a revoada que teve no Cabuçu com a bandeira do Ayrton Senna, esse balão quem preparou a bucha do mesmo foi o Sr. Luis, lembro me- que o pião de 12 mts ficou quase 4 horas no céu…que tempo bom!
    tenho várias fotos de balões no cabuçu, campo do 18, campo da lazer, Mariporã entre outros lugares…Assim que tiver um tempo vou mandar p site.
    saudades de fazer balão, perdi todos os meus contatos….

  27. ronaldo TZN disse:

    Acompanhei esse balao subindo aqui da nortee indo para zona Sul e na primeira vez que caiu cheguei atrasado mais o balao foi liberado ai a sorte mudou de lado e chegamos nele de novo catamos o balao em poucas pessoas (Se nao me falhe a melhoria proximo a avenida interlagos)o sorteio foi rapido e a pessoa que ganhou nao tinha como levar o balao e falou que ia ficar so com a boca ele arrancou a boca e a gente tentou colocar ele no carro avistamos a policia e tivemos que retirar do carro como ele era feito de hulk verde com rami (faltou esse detalhe na descriçao do bacia)pedaços ficaram enroscado ainda arrastamos o balao un 20mts com a policia na nossa bota

  28. ronaldo TZN disse:

    E o balao nao foi destruido pelos baloeiros e sim quem ganhou o balao no sorteio nao tinha como levar e destacou a boca e a genet queria o balao inteiro como ele nao quiz dar ficamos so com o papel como demorou muito para fazer isso deu tempo da policia chegar quando avistamos a policia tiramos o balao do carro e deixamos na rua so que partes ficaram enroscada quando desenroscou ficou com a policia tinha alguns rasgos mais tava inteiro O balao era hulk verde com rami e a maioria dos rasgos era de decoraçao

  29. Lucas a turma e. ARTE BRIZA disse:

    po mano muito.loko essa barrica. fgt ainda eu aki de Sorocaba. sãlo Paulo. aki comesei nessa arte pouco tempo mais já sou um amante de balao. eu e meus amigos. tanmo. construindo um mixirica de 5. metros fogueteiro. falou um abraço atodos. foi mal pelos erros de escrita

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte