Gazeta do Balão
Balão: A Arte do Ar e do Fogo
Publicado em 21/03/2014

Entre os dias 12 de abril e 28 de junho de 1981, uma Exposição de balões foi realizada na Casa das Retortas, um conhecido prédio tombado de arquitetura industrial do final do século 19, localizado na Rua do Gasômetro, no Brás, região central de São Paulo.

Organizado pela Secretaria de Cultura com ajuda de Ivo Patrocínio e Odair Bueno, o Odair da Lua, a Exposição mostrava fotos sobre a nossa arte, recém chegada em São Paulo, além de diversos balões fornecidos pelas primeiras turmas de São Paulo.

Durante a exposição, os visitantes ganharam um livro chamado: “Balão, A Arte do Ar e do Fogo”, a primeira obra sobre o assunto que falava sobre as primeiras turmas, o começo da prática no Brasil e ensinava diversas técnicas ilustradas de como fazer alguns balões, fogueteiras e armações.

Este livro se tornou um marco, um divisor de águas entre os balões de festas juninas para os modernos e ajudou a muitos curiosos a entender como funcionava essa nova prática.

É um livro raríssimo, existem poucas pessoas que o tem e, em primeira mão, disponibilizamos uma versão on line para que todos possam conhecer uma das maiores e importantes publicações do mundo do balão:

Curta e Compartilhe!

Mande seu Recado: