Balão sem fogo: Como tudo começou… | Gazeta do Balão

739N

No segundo semestre de 2008. com muita repressão, a diretoria da SAB só aceitava balão com fogo. Todavia, o Chiquinho, Turma da Brasa, levantou a idéia de soltar balão sem bucha, o que não foi aceito, porém, o mesmo já tinha confeccionada uma bandeira com 18×24 metros,  ficou indignado e confeccionou um careca de 22 metros e após alguns testes no local da soltura,com anilhas de ferro , foi solto o Balão sem Fogo com a bandeira citada, sendo um sucesso total e tudo documentado em Vídeos e Sites, inclusive sendo elogiado pelo Presidente da SAB,contudo, não aceitava o Balão dessa maneira. Sendo assim, a Drª Virgínia advogada da SAB, Marco Real e outros, convenceram o Presidente da SAB realizar uma revoada sem bucha, inclusive com assistência advocatícia. a partir daí as Reuniões foram realizadas na Sede da Turma da Kombi (Augusto), pois a Drª Virgínia é sua irmã, a qual foi a responsável por toda a Documentação do Evento, incluvise com estudo estratégico para conseguir a realização, pois tudo era uma incógnita. A Praça Manet (Del Castilho), foi escolhida em Reunião, em razão da Drª Virgínia morar no Méier e ter estreito relacionamento com o Subprefeito e também ter alguns Trabalhos Sociais naquele local, para obter a liberação ficou mais “fácil”; Em seguida , munida de pouco Documento,e muita habilidade para dialogar, a Drª Virgínia conseguiu a autorização da subprefeitura da região, mesmo com a estranheza de alguns órgãos, que questionavam: ” festival de balão s/ fogo na praça, Doutora, está maluca?”. Com o passar dos dias , as coisas foram se ajustando , como por exemplo, Extintores de Incêndio exigido por metro quadrado, conseguido pelo Augusto, doado para o evento com Nota Fiscal, abaixo Assinado dos Moradores da localidade para que o Evento fosse realizado, conseguido pelo Rato & Cia, juntamente com outros baloeiros do local que não recordamos os nomes.

Como já foi dito acima, se não fosse o conhecimento e habilidade da Drª Virgínia  “nunca teríamos dado o pontapé inicial p/ liberação de outros órgãos” , sem esquecer que foram realizadas 5 reuniões na Casa do Augusto e que também outros baloeiros agiram nos bastidores, e que participavam das Reuniões como: Drª Virgínia, Marco Real, Marco Bola, Augusto, Chiquinho, Rato& Cia e alguns de Niterói que não precisamos os nomes. Foi realizado também um trabalho de conscientização para que fosse confeccionado balões para soltar sem bucha, porém , poucos se dispuseram da idéia, por várias razões, como: receio da veracidade do Evento, soltar Balão sem Bucha, será que não vamos sair de lá algemado?, etc.

No momento da realização da 1ª revoada de Balão sem Bucha, a Policia foi solicitada e como estava tudo permitido por Lei, foi apresentada a Documentação e a mesma se retirou sem problemas. Após o término do Evento, acreditamos que poderíamos fazer algo diferente.

Parabenizando todos aqueles que acreditaram e tiveram a Coragem de soltar seus Balões naquele dia, que foi o marco inicial do Balão s/ Bucha (Ecológico).

Em conseqüência a União AP São Paulo, encontrou base documental, enviada pela Drª Virginia para a realização da 1ª Revoada de Balão sem Bucha, em Mogi das Cruzes, que foi maravilhosa.

Tudo acima,  não li em qualquer meio de comunicação ou me contaram, eu VIVI o Momento.

Parabéns para o Chiquinho e todos que abraçaram a idéia e hoje se Deus quiser, vamos regulamentar para que a Arte Milenar e Secular no Brasil não seja esquecida. Depois de tanta hipocrisia de  alguns  Políticos e Autoridades.

Continuaremos a nossa Luta Baloeiros, sem esquecer que em 2001 , na Rua Henrique Shade, foi realizada uma demonstração de Balão sem Bucha, como também não podemos esquecer que o baloeiro Aureo foi um dos primeiros a soltar balões sem fogo e  outros também tentaram, contudo , como a repressão não era tanta , ficou no esquecimento.

Revoadas:

Rio, SP e PR – TODAS COM SUCESSO!

Finalmente, no dia 17/08/12, foi promulgada a lei 5.511 de autoria do Vereador Elton Babu, onde diz que o Balão sem Bucha está regulamentado no Município  do RJ. Todos os Baloeiros e admiradores agradecem e parabenizam o Político por esse feito. E que no futuro próximo seja regulamentado em todo território nacional. E hoje, vários municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, foram regulamentados.
Muito Obrigado,
Turma da Kombi RJ

Comentários:

  1. Humberto Pinto - Turma Antiga do Méier disse:

    O BALÃO DE AR QUENTE

    Na Natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma
    Antoine Lavoisier

    Quando Chico – Turma da Brasa – sugeriu para SAB promover uma revoada de balões, propulsado por ar quente deixou algumas perguntas, para alguns, por ser esta modalidade de soltura, pela sua especificidade, uma variante da forma tradicional da prática do balão junino, das Festas Juninas.
    Em datas anteriores alguns balões, improvisados, foram soltos ajustados às condições necessárias, mas sem elucidar questões normais de uma novidade. As cores do papel, as condições de tempo e, principalmente, a indispensável presença da luz solar.
    Para os baloeiros mais ortodoxos permanecia a dúvida de dar certo.
    As formalidades legais foram cumpridas e no dia 25 de outubro de 2009 foi realizado no Rio de Janeiro, na Praça Manet em Del Castilho, o 1°. Festival de Balões de Ar Quente. Curiosamente na Semana da Asa, quando, no dia 23 de outubro, se comemora o Dia do Aviador, porque foi nesta data, no ano de 1906, que Santos Dumont, o grande inventor brasileiro, levantou vôo com o seu “14 Bis”.
    Parabéns aos baloeiros!
    Viva o balão junino!
    Viva as Festas Juninas!
    Viva Sto. Antonio, São João e São Pedro!
    Balão é arte milenar e nossas tradições são imortais.

    Sociedade Amigos do Balão

  2. Cldoaldo Sales- Turma Sales e Gêmeos-N.iguaçu-RJ disse:

    Realmente uma grande conquista,a Brasa soltou em Austin-N.Iguaçu RJ,o careca de 22m dando início a tudo e após a revoada de Del Castilho viram que seria possível,agora é procurar manter com responsabilidade,a soltura em locais longe de aeroportos e área urbana,e não abusar no tamanho das bandeiras.agradeço a todos que lutaram pela conquista da nossa arte.um abç à todos

  3. william' turma fantasia disse:

    Espero que tenha mais festivais com consciência como estes por que todos que gostam esta arte vão continuar e nunca vai acabar ..?..e só quem e sabe este prazer…..
    Equipe. Fantasia z o .

  4. Brasa rio disse:

    Parabens cor Humberto,por ter mantido a sab funcionando qdo ninguem acreditava, posso falar que o sr atraves de suas palavras naquelas vazias reunioes foi o inspirador de que soltar balao nao e crime, colocando no meu coraçao a esperança de que algo diferente poderia ser feito. Qdo perguntarem de quem foi a iniciativa pode ate dizer foi o chico, mas de onde sugiu a inspiraçao bata no peito e diga : Fui eu que o inspirei.

    abços Chico Brasa

  5. bitao correria,,,correria niteroi disse:

    tive o peazer de estar presente e participar com a soltura de um 20 mtrs no terceiro festival uma sensaçao maravilhosa espero q ainda tenha muitos,,,,,,,,,,,,,,,

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte