Balões soltos em 1944 e 1957 que ainda existem | Gazeta do Balão

Bom pessoal, é isso mesmo que está escrito no título, ou seja, um balão que foi solto em 1944, portanto 68 anos atrás e ainda existe. Acredito que este seja o balão mais velho que ainda permanece em nosso meio.

O dono do balão é o Tito de Santo André que tem 78 anos e pode ser chamado, sem exageros, de “pai de todos os baloeiros do ABC”.


A história que envolve este balão é muito interessante, além de ser muito emocionante também.
Em 1944, na época com 10 anos de idade, ele morava no centro de Santo André, próximo a Estação de Trem. Junto com seus irmãos e outros meninos da vizinhança, aguardavam com
ansiedade pela chegada do mês de junho, pois era o mês das festas juninas e dos balões. Foi justamente naquele mês de junho que avistou um balão vindo de São Caetano, acompanhando a linha do trem. Esse balão caiu dentro da antiga Fundição Ligervu, perto da estação Ferroviária. Tito pulou para dentro da Fundição e subiu em um monte de borras de carvão coque, pois este era o local onde o balão estava caindo. Ele pegou na boca do balão e, alguns segundos depois, recebeu um empurrão de outro menino chamado Ênio.
Com a força do empurrão, o Tito caiu do monte de borra de carvão coque, mas não soltou a boca do balão que foi arrancada do papel.
Resultado : A boca do balão ficou na mão do Tito e o papel ficou com o Ênio.
Os dois meninos brigaram, e o Tito disse que deu uns cascudos no outro moleque – Eu acho que foi o Tito quem tomou uns cascudos do outro moleque, isso sim, rsrsrsrs).
E assim o balão ficou com o Ênio.
Nos meses / anos seguintes, os dois amigos correram atrás e soltaram muitos outros balões. Com o passar do tempo, o Ênio casou e mudou de endereço, e o Tito acabou
perdendo contato com seu amigo de infância. Anos depois, o Tito também casou, mudou de endereço, e a história envolvendo aquele balão foi se perdendo no tempo.
Em meados de 1988, mais de 40 anos depois do ocorrido, o Tito recebeu um telefonema . Era o Ênio, seu amigo de infância, que havia encontrado o sobrenome do Tito
na Lista Telefônica. Ênio, então morando em um apartamento, convidou o Tito para que o mesmo fosse à sua casa. Ambos conversaram sobre os velhos tempos, sobre as brincadeiras de infância, e na hora em que estavam se despedindo, o Ênio disse ao Tito: ” Eu te chamei aqui, porque eu quero lhe dar um presente”.
Deu um embrulho ao Tito e disse: ” Não quero que você abra esse pacote agora, abra somente quando você estiver em sua casa”. O Tito não entendeu muito bem o motivo daquele pedido, mas também não se importou. Ambos conversaram mais um pouco e o Tito foi embora, levando o presente. Ao chegar em casa, o Tito foi abrir o pacote e qual não foi a sua surpresa ao
ver que ali estava o balão de sua infância !


Era aquele mesmo balão que havia caído no monte de borras de carvão da extinta Fundição Ligervu, e que tinha sido o motivo da briga dos dois amigos.  Tito foi às lágrimas, ficou emocionado por ter de volta em suas mãos, um objeto que fez parte de sua infância. Alguns anos depois, recebeu a notícia de que o Ênio havia falecido.
O Tito tem esse balão guardado até hoje !
Trata-se de um balão “charuto” de 12 folhas, feito com goma arábica. Em cada um dos quatro lados do balão, está desenhada a carta nº 7 representada pelos quatro naipes do baralho.

Certamente, esse deve ser o balão mais velho que ainda existe. Subiu em 1944, há 68 anos atrás.

No ano passado, o Tito refez o cone do balão, que havia sido rasgado em 1944 e colou outra boca. Diz ele, que vai soltar esse balão de novo, passados quase 70 anos depois da
primeira soltura.
O Tito também tem outro balão antigo guardado. Esse balão foi pego pelo Tito em 1957, há 55 anos atrás na extinta Serraria Sortino, também próximo à Estação Ferroviária de Santo André.


É também um balão “charuto” de 12 folhas, colorido. Embora o balão seja quadrado com quatro gomos, tem a boca redonda, coisa muito comum naquela época.

Enfim, esse é o Tito, o “pai de todos os baloeiros do ABC”.

Colaborou com esta matéria o amigo Pedro Chips.

Comentários:

  1. Junior Sem Turma Ex coração de ouro e favela disse:

    Cara que historia linda sem palavras …. parabéns Dinho mais uma vez por mais esta historia MAGNIFICA.

  2. Carlos disse:

    muito bonita e interessante a história.Já ouvi algumas de senhores ,isso sim era tempo bom,uma simples paixão pelo simples papel colorido.

  3. Reinaldo turma do ó disse:

    esse tito e d++++ eu acho muito bacana essas histo´ria s antigas sou apaixonado por baloes antigos valewwwww emocionante historia

  4. Barrichelo Turma daTorre disse:

    Muito emocionante essa reportagem.
    Quem é baloeiro de coração e alma guarda para sempre as recordações da infância,seja assim , ou na memória.
    Amigos são para sempre.

  5. Dentinho (Ex T. Pá e Bola - RJ) disse:

    Muito emocionante a história!!!
    Daria até pra virar um filme (sem exagero)
    Parabéns ao Sr. Tito por preservar e compartilhar conosco essa
    maravilhosa e emocionante história. Também parabenizo o amigo
    Dinho pela excelente matéria.

    Abraço a todos.

  6. Marcio Evolução disse:

    Nossa Naum Sabia Que A Turma dos Naypes Era Tão Antiga!hehhe

  7. Toninho Alvarenga disse:

    Isso que é demonstração de amizade, depois de décadas reconhecendo o direito do amigo de infância, que ele é que tinha pegado o balão, o devolveu para seu verdadeiro dono, o interessante é o que fez esse homem guardar por tantos anos esse pequeno balão, mas é uma prova de amizade muito grande e bonita de ser lida, parabéns seu Tito e meu desejo hoje seria ver seu balão histórico no ar de novo, e com fotos registrando o fato Toninho Alvarenga

  8. Chips disse:

    Olá Dinho.
    Agradeço muito por você colocar a matéria no site.
    Certamente o Tito ficará muito contente com a homenagem !
    Grande abraço a todos !

  9. Rai turma Road Runner disse:

    Po meu muito bacana…
    Agente tem um 6×6 que estamos terminando agora que ja tem mais de 15 anos.. o Balão ja passou de mão em mão, de Turma em turma e nunca foi finalizado,
    Agente brinca com a idade do balão, mas é muito interessante..
    Logo mais sobe com a Bandeira resgatada de um Pião de 15 achoq eu é Turma do leco

  10. mundo magico ribeirao pires e jp maua disse:

    vlw pai

    se não foce o sr muita gente talvez não saberia o que e balão vlw

  11. Luciano - Sem Turma disse:

    Sensacional! Se eu fosse o sr. Tito, jamais soltaria esse balão de novo, é uma peça digna de museu. Balão existe e foi feito pra subir, mas esse aí é especial.

  12. MAURICIO JOVENS DO CEU RJ disse:

    AI TIOZINHO NAO SOLTA O BALAO NAO
    DEIXA ELE GUARDADO
    ASSIM VAI PASSAR DE GERAÇAO A GERAÇAO

  13. xandao zl disse:

    que historia maravilhosa com certeza este balao tem que estar em algum museu para que todos os baloeiros possa ver

  14. Chips disse:

    De fato, o fator mais emocionante desta história é que o amigo de infância ( Ênio ), reconheceu que o Tito era o verdadeiro dono do balão. E carregava consigo essa dívida, que só foi finalizada quando ele ( 40 anos depois ) devolveu o balão ao Tito, seu legítimo dono.
    Interessante que ele ( Ênio ) pediu para o Tito abrir o embrulho só quando ele estivesse sozinho, pois certamente se o pacote fosse aberto na presença dos dois, talvez a emoção fosse forte demais…
    Pois é amigos, para nós baloeiros, não são necessárias explicações sobre imenso fascínio queo balão causa em todos nós.
    Em contrapartida, por mais que tentemos explicar, os que não são baloeiros nunca conseguirão entender todo esse nosso fascínio pelos balões. Fascínio este, que une gerações, que une o novo e o velho, que une o pobre e o rico, que une o engenheiro e o analfabeto !
    Vida longa aos balões !

  15. Eduardo disse:

    Parabéns Dinho por mais uma história maravilhosa de se ler, e Tito por favor não solte esse balão é coisa rara e de museu eu queru pegar quando vc soltar e vou guardar muito bem kkkkkkk

  16. Ricardinho Turma Sintonia abc disse:

    Isso serve de lição pra muitos por ai q se dizem baloeiros q a amizade vale muito + q um simples balão !!!!!!!!

  17. le (grupo21) disse:

    aqui estou para comentar essa història do seu tito, um senhor que tive a honra de conhecelo pessoalmente o ano passado quando eu, leo explosão e magia e seu tito fomos ver o painel da estrela do ar e em seguida fomos ver o 44 da toa toa, nesse tempo que estive com ele tive a honra de ouvir essa història e muitas outras da propria boca dele, não da vontade nem de falar nada e sim só ficar ouvindo adimirando as histórias…quem um dia tiver a oportunidade de conhecelo não vai se arrepender,um cara nota mil o verdadeiro baloeiro……….parabens dinho pela omenagem ao seu tito um cara que merece todo o respeito da nação baloeiro o (pai de todos os baloeiros)… um forte abraço a todos os baloeiros (le grupo21)

  18. Carlos - 100% CAXIAS disse:

    Sem palavras…..!!!!
    Essa a maior prova de que a amizade está acima de tudo. Nem mesmo a “”briga”” pelo balão foi capaz de interromper o início de uma amizade que duraria décadas.
    Na minha opinião o balão jamais deveria ser solto. Talvez o Sr. Tito,com essa atitude, esteja pensado em homenagear o amigo Ênio, mas a única lembrança material do amigo deixaria de existir.
    Penso que o balão deveria ser exposto em festivais de Ecológicos.
    Que sirva de lição para todos nós!

  19. turma explosao no ar (pato) disse:

    que bela historia!!!!!
    Isso nos mostra claramente que as brigas, desavenças , confusão, arrogância, não nos leva a nada …. essa historia serve de exemplo, vocês já imaginaram se esses senhores naquele momento resolvessem se unir e fazer uma historia de pioneiros de baloes no abc ….. Hoje por muito menos , ha pessoas no mundo do balão que não se falam por confusões no resgate , na minha opinião no resgate o menos importante é o balão o que vale mais é a amizade , balão a gente faz muitos amigos amigos para toda a vida , pelo menos comigo é assim balão todos nos gostamos é paixão mas a amizade vale mais !!! DINHO parabéns pela pela reportagem !!!

  20. Marinho contramão disse:

    O que dizer do Tito ou velho Tito como chamo ele com todo respeito…….meu tenho o prazer de conhecê-lo e sempre temos contato pois soltamos estes balões caixas , almofadas q ele sempre faz de seda ou até mesmo de jornal , ou de páginas de listas amarelas ele adora fazer os caixas tb de jornais de mercados rsrsrs….Véio Tito continue assim fazendo estes balões pequenos q muito q se dizem serem baloeiros nem sabem fazer …….só agradeço por te conhecer obrigado Tito

  21. Renato disse:

    Grande tito… eu tenho o prazer de morar no mesmo quarteirao desse grande baloeiro..digo baloeiro pq pra ele não importa o gigantismo a beleza e sim o simples ato de soltar balao seja qual for ele…e tive o prazer de soltar muitos caixas e almofadas que agente fazia e ele trazia a vela e a estopa para que agnt fizesse a bucha…
    GRANDE TITO…

  22. Marcos. Arte Invicta Porto-PT disse:

    Cara! não tem nem o que dizer,só ler se emocionar e tentar lembrar do primeiro balão que peguei e dos amigos do meu bairro e da minha rua, CASCADURA-RIO, rua Caetano da Silva.só emoção. parabéns senhor Tito,e que o bom Deus tenha o nosso amigo Ênio em bom lugar.Paz a todos.

  23. FABIO TADEU disse:

    QUE BELISSIMA HISTORIA HEIM , ATÉ ME EMOCIONO PQ O PRIMEIRO BALÃO QUE APRENDI A FAZER FOI COM MEU AVO E ELE UTILIZOU FOLHA DE PAPEL VEGETAL ERA UM CHARUTO TB …E ELE NA HORA DA SOLTURA ME DEIXOU SEGURAR A BOCA ,, EU TINHA APENAS SETE ANOS E ELE CHAMOU TODOS MEU AMIGOS DA RUA PRA VER … REALMENTE ISSO QUE VALE NO MUNDO DO BALÃO … AGORA TENHO MEDO DE IR EM RESGATES É SO AMEAÇA NEGO FOLGADO QUE NEM SABE FZAER BALÃO … PUTZ LINDA HISTÓRIA DINHO … PARABÉNS SENHOR TITO EXEMPLO VIVO .

  24. Arte Beleza-santo andre-SP disse:

    Grande véio Tito,uma pessoa maravilhosa,varios baloes e varios resgates emocionantes em sua vida.Abraço a todos…

  25. Balofik disse:

    Com certeza a historia mais bonita que ja vi sobre balão, esse balão merece uma esposição em um museu, sera que o tito não sabe quem solto esse balão ?

  26. Balão 13 disse:

    Boa Noite Galera ! Que historia maravilhosa essa do Sr. Tito, chega até arrepiar…PARABENS !!! Não solte esse balão !!! SEM ME CHAMAR…kkkkk Falando de balões antigos, estou lembrando de uma vez fui até o Ferdinando no Bairro do Paulicieia em SBC para fazer uma boca e ele me disse que tinha um balão que havia catado e estava guardado a muito tempo, ele empacotou o balãozinho em um plastico para não apodrecer, não recordo se foi pego em alguma copa do mundo, caso alguem saber, posta ai pra gente. Abs. Leandro Balão 13

  27. todas disse:

    parabens senhor tito fiquei muito emocionado tambem, tenho o praser de ter nascido e morar na mesma cidade parque das naçoes e aprender faser baloes , nao solta nao vou tentar faser uma replica e vou postar aqui. abraços.

  28. rato (rato7cia/tzrio) disse:

    magnífico !!!

  29. Cauê_Guarulhos disse:

    Fala sério… que matéria hein…

    De arrepiar… se eu fosse ele tb não soltava esse balão…

    Se soltar avisa a gente o dia que esse eu quero ir atrás….rsrs

    Emocionante parabéns !!

  30. Alex Pina disse:

    Cara que demais essa história, fiquei com um nó na garganta, tá certo que lugar de balão é no céu, mas esses dois aí não deveriam ser soltos, uma que falta o amigo que estava junto no resgate.

  31. Robson Favelão disse:

    São histórias como essa que explicam essa paixão. Parabéns ao Tito e ao Dinho por nos trazer esse relato impressionante.

  32. ALÊ LOCO disse:

    Este sim uma pessoa que ama o balão , um baloeiro de alma, parabéns a vc seu TITO,me lembrei quando ficava nas fogueiras nos anos 80 só esperandos estes balões simples sairem da neblina, que emocionante esta história.

  33. turma 2 de ouro disse:

    mais emocionate ainda era se algum neto ou filho do cara que soltou o balao aparecec aqui, reconhecendo o balao por fotos antiga de familia de balao, o balao é nossa vida, um dos maiores amores, se nao o maior de nossas vidas, e ele é capaz de fazer coisas incriveis, e nos emocionar sempre.

  34. junim tradição rio /rj disse:

    Parabens , que historia e de emocionar qualquer um …espero que na 2º soltura filmemmm esse tem que ir pro dvd ..parabens ao pessoal que compartilhou essa bela historia com todos nos …..

  35. Ademir Turma Eskema disse:

    História incrivel , obrigado por compartilhar , as palavras do amigo Chips traduziram tudo que eu gostaria de dizer .

  36. Leandro disse:

    SEM COMENTÁRIOS, SHOW! SHOW!, SHOW!

  37. Ph_Fotos disse:

    Parabens gazeta o site ta cada dia melhor quando agente pensa que acabou veces vem com outra melhor ainda

    valeu um abraço
    Ph_fotos

  38. cesar américa disse:

    parabens! muito emocionante essa historia acho que esse balão deveria ficar esposto em alguma esposição pois é uma reliquia e merece ser observado por todos os baloeiros TITO vc é o cara parabens

  39. Marcos T. No Way (itaqua) disse:

    É esse tipo de História que me ensentiva e me faz cada dia mais a
    gostar dessa arte.
    PARABENS POR ESSA LINDA E EMOCIONANTE HISTÓRIA.

  40. Paulo CSJ disse:

    Meu chega há emocionar…. que historia lição de vida e amizade acima de tudo…. parabéns chips pela materia… e o legal de tudo é que se passou no ABC… reduto de varias turmas boas….

  41. carlosmonza laje rio ( top ) disse:

    ai ja fa lei e falo de novo balao e como filho prazer do começo ao fim orgasmo total ( quem sabe fazer filho sabe como e bom )

  42. carlosmonza laje rio ( top ) disse:

    balao e como filhos prazer do inicio ao fim ( quem sabe fazer filho sabe como e bom )

  43. turma 100 juizo disse:

    parabéns fico muito feliz por ver tanto carinho com esses baloes porque hoje em dia não se vê mais isso no resgate dos baloes rasgão tudo não sobra nada a nossa turma também tem uma pessoa que e das antigas sr- Rodolfo ele tem muitos baloes guardados nos adoramos escutar as conversas dele o que aconteceu na antiga um enorme abrç tito

  44. LUIZ disse:

    Sr. TITO ´NÃO SOLTE-O, EMBORA SEJA DE UMA HISTÓRIA PARTICULAR E ISOLADA COMO TANTAS OUTRAS E PECULIARES ELA GUARDA EM COMUM O QUE SENTE MUITOS DAQUELES APAIXONADOS POR BALÕES .PRESERVE-O COMO O FEZ SEU AMIGO POR TANTO TEMPO OU DESIGNE-O À ALGUEM.
    NÃO PELO PAPEL PELA HISTÓRIA PELA MEMÓRIA.

  45. Edu - Praça Aeroporto SP disse:

    Sem palavras, que coisa extraordinária!
    Olha o detalhe da decoração considerando que o ano era de 1944, que coisa hein.
    Agora Dinho, só falta achar o cara que confeccionou esse balão…hahaha
    Na Praça, temos um amigo da turma que guarda um 4×4 riscado bandeira novinho feito há aprox 25 anos…kkkkk…
    Vamos ver se a gente consegue convencê-lo a soltar esse ano antes que o mundo acabe…rs
    Abs

  46. Molecag & Arte Real -SP disse:

    Bom dia!!!
    Show essa história do senhor Tito, muito legal ele ter compartilhado conosco ainda mais eu sendo de Santo André.
    Gostaria de mandar um abraço ao senhor Tito e á todos que respeitam e gostam tanto dessa nossa velha arte!!!!!!

  47. paquera rio disse:

    desculpe se eu nao diser muitas palavras nesse momento e que quando se esta chorando de alegria por saber de algo tao incrivel. nao se tem muitas palavras. que deus te abencoe e te guarde sempre senhor tito

  48. T. Simpatia, Caio disse:

    BOM PESSOAL, EU TENHO O PRIVILÉGIO DE SER VIZINHO DO VELHO TITO, CERTAMENTE É UMA PESSOA INCRIVÉL, NÃO PARECE A IDADE QUE TEM, TEM UMA DIPOSIÇÃO QUE MUITO JOVEM NÃO TEM. SE VC COMBINA COM ELE DE SAIR PARA VER UM BALÃO AS 4 DA MANHÃ, ELE ESTA LA NO PORTÃO DELE AS 4 DA MANHÃ, OU SE PRECISAR VIRAR A NOITE VENDO BALÃO OU SOLTANDO ELE VARA. ELE FAZ BALÕES TODOS OS DIAS, TEM TODOS OS ALBUNS DE FIGURINHAS QUE JA SAIRAM DE BALÕES, TEM UM HUMOR QUE NÃO É DELE. ELE É COMO SE FOSSE MEU PAI MESMO, E COM CERTEZA O PAI DE TODOS OS BALOEIROS DO ABC. PARA QUEM QUISER CONHECER O TITO ELE VAI ESTAR NA NOSSA PROXIMA ARMAÇÃO QUE VAI DEPOIS DE FEVEREIRO.
    ESSA E MUITAS HISTORIAS O VELHO TITO TEM PARA CONTAR.
    TITO, TE AMO. ABRAÇO

  49. GORDO BUZINA - T. SIMPATIA disse:

    Nação baloeira,
    Quero dizer que esta é uma ótima história, e apenas uma dentre as milhares que este Homem tem a respeito desta tradição popular. Admiro esta pessoa desde a bancada da Turma Fantástico(década 80/90), onde já podíamos ouvir algumas boas histórias, sempre rindo e aprendendo. Grande campo do Beira-Rio onde orientando, ensinando e ajudando a molecadinha, ali estava o já “seu tito”.
    Poder ter nos dias de hoje, este ser iluminado ao nosso lado algumas poucas horas já nos enche de alegria, digo que não tem preço. Saber de fato o que FOI a cultura baloeira, é muito agradável. Saber respeitar o próximo, saber o que é uma amizade verdadeira, saber o valor da palavra família, saber que balão é balão não importando seu tamanho, sua cor e sua forma, Agregar valores importantes.
    Tudo isso você ainda escuta nas sábias palavras deste senhor, que soube aproveitar aquele tempo. E digo que fez escola, mas é uma pena que nos dias de hoje as lições que se ensinam por ai, são bem diferentes.
    Ao mestre TITO meu abraço e até daqui a pouco…ao povo brasileiro, peço que reflitam sobre os verdadeiros valores do nosso BALÃO JUNINO e não deixem esta chama se apagar.
    Abraço a todos

  50. Walter LUI de Carvalho (TURMA RAIO LAISER) Saquarema - RJ disse:

    Esta nota me trouce muitas recordações, pois o meu primeiro balão foi aos meus nove anos de idade, hoje estou com 66anos, e o balão era um caixa de 6 folhas. Espero que esta odicéia do sr. TITO sirva de exemplo para que os novos amantes do balão pratique a nossa arte como respeito aos companheiros principalmente nos resgates para podermos enfrentar os inimigos que combatem as culturas Brasileiras com tanto rancor (morrerei amando e fazendo balão); Parabéns sr TITO felicidades pelo amor a nossa arte…….

  51. Eduardo disse:

    Está é uma bela história de amor ao balão e as amizades que conquistamos através do balão e dos anos.Muito legal está história seu TITO.Obrigado por ter nos proporcionado está bela història de amor pelo balão.

  52. BIDU - ABC disse:

    Bom dia, este senhor, é muito parecido com o FANU, da Bidu do ABC, essas pessoas tem que ser lembradas por toda a eternidade, parabéns a todos TITOS E FANU de todas as turmas.

  53. Rodrigo - T.Arte Eterna disse:

    Caracasssssssssss.. q putaaaaaaa história! Realmente de enxer os olhos de lágrimas hein!
    Sem palavras! Emocionante!

  54. tk de nilopolis dinho disse:

    bon hoje posso morrer felis pois uma estoria da nossa arte i gual aessa nao vamos escutar tao sedo pois a adesuniao dos baloeiros esta acabando con a nossa arte . que sirva de liçao .

  55. modelart rj disse:

    muito legal essa historia.

  56. Riva - SIMPATIA disse:

    É… véio Tito por esta vc e muita gente não esperava, quem te conhece e sabe da tua história com certeza reconhece a sua importância no mundo do balão.
    Acho q minha cara ao ver a foto desse antigo junino é a mesma q vc fez quando lhe fizemos aquela simples homenagem em um letreiro surpresa, fazendo com que vc segurasse a ultima travessa…. quem olhou pra vc naquele momento viu praticamente todas essas histórias em seu olhar !!!!
    Esse é o Tito !! Valeu Chips, acho que todo baloeiro deveria resgatar o bom passado que muitos guardam apenas em memória.
    Abraço.

  57. Sidmar Ex Beira Rio disse:

    E isto ai amigos agradeço a Deus e a todos os amigos que tive e tenho no meio da familia dos balões hoje estou afastado das confecções solturas e resgates,mas o pouco que vejo na internet e de se desanimar grandes artes sendo destruidas em segundos,mas voltando no passado com o Tito só quem o conhece e que sabe quem e este Sr apaixonado por balões e um excelente confeccionador fez varios balões sozinho um deles e um grande Pião de 30 mtrs que de tão bem feito deve ter subido umas 04 vezes,nos dias de hoje continua na arte mas agora com pequenos juninos.A pouco tempo tive o privilegio de ter a visita dele em minha casa Tito o Sr e o cara.

  58. Sidmar Ex Beira Rio disse:

    Chips parabens a vc que tem uma imensa consideração pelo Tito isto mostra que o balão do passado união as pessoas

  59. Michel - donos da noite disse:

    Caramba dinho. puta conteudo o site.. parabens!! que historia maravilhosa.. fiquei imaginando eles, o local, o céu cheio de balões.. a emoção… fazia tempo que não via uma matéria tão show de bola!! esse balão vale ouro!! gostaria muito de ve-lo pessoalmente e toca-lo…. ABS

  60. animal usm sp disse:

    beleza de historia isso deveria ser mais noticiado em outros sites pois uma historia tao linda de amizade proporcionada pelo um simples balao deveria ser comentada por todos baloeiros. isso e verdadeira esencia do balao parabens dinho pela bela materia

  61. Marcio Contramão disse:

    Que coisa não !!!!! ouvirmos ou lermos uma historia como está , diretamente do Tito é sem exagero algum de arrepiar e emociona ,como aconteceu quando ele nós contou está historia, regrada de um bom cafezinho da tarde em sua casa ,que para nós é um prazer enorme, este Senhor e sua esposa tratam a gente com um carinho que contagia , seu local de fazer os balões suas folhas de seda e outros papeis , são guardados como um ouro “ai de quem tocar sem pedir em suas folhas KKKK”, este senhor tem historias e historias muitos legais de se ouvir , graças ao amigo Chips que com enorme carinho que ele tem por este amigo TITO, envio está historia que com certeza ficará registrada na mente de todos e pensaremos muito nos valores que realmente devemos dar as coisas e sentimentos .
    Dinho vc merece também nosso respeito e orgulho de termos um site como este tratando de nossa historia e mantendo mesmo com tantas manipulações desagradáveis da imprensa.
    Obrigado.

  62. antiga turma do campo disse:

    esta historia lembra meu avo, q ja nao esta mais aqui entre nos,se foi com 86 anos,mas sempre apaixonado por baloes, entao isso nao tem idade, e sim uma grande amizade q fazemos, e alegria de uma paixao q nunca podera acabar, parabens por esta materia

  63. felipe eq os correria disse:

    caramba o tiozao e zica mesmo em ….so qui os balao ja devem ta ate podre ja

  64. Thiel*Sales*Gemeos RJ disse:

    É amor a arte mesmo show de história !!!!!

  65. TURMA VISÂO NOTURNA São miguel pta disse:

    Parabens seu Tito por conservar A nossa Art

  66. fabio lopes disse:

    MUITO LEGAL ESTA HISTORIA ME EMOCIONEI BASTANTE MUITO LEGAL MESMO PARABENS SEU TITO QUE DEUS ABENÇOE O SR ENIO

  67. mario disse:

    hOJE ESTOU COM 52 ANOS DE IDADE E CONFESSO QUE MINHA INFANCIA EM CURITIBA FOI QUASE QUE TOTALMENTE FAZENDO, APRESIANDO, SOLTANDO E CORRENDO ATRAS DE BALÕES, TAMBEM FIQUEI EMOCIONADO COM A HISTÓRIA DE SEU TITO, TAMBEM GUARDO VARIOS BALÕES QUE CONFECIONEI A ANOS ATRAS E GUARDO UM PIÃO DE CENTRO DE 6 METROS RESGATADO COMO LEMBRANÇA E ISSO JA VAI SEUS 20 ANOS. E PRA QUEM VIVEU COM ESTE ROBI E REVIVER ESTAS HISTORIAS E MUITO PRASEIROSO. ABRAÇOS A TODOS QUE AINDA LUTAM POR ESTA TRADIÇÃO.

  68. COMANDO OESTE disse:

    Bela história eu particularmente já participei de muitas aventuras destas sou das antigas e adoraria passar por tudo
    de novo e gostaria de levantar esta bandeira de voltar a ver
    estes balões juninos novamente como caixa;charutos,mofadas;
    cruz;estrelas como antigamente.E parabéns ao Sro.Tito…..

  69. loko disse:

    VO FAZE UMA REPLICA EM HOMENAGEM A DOIS AMIGOS BALOEIROS, E PARA AQUELES Q ADMIRAM UMA HISTÓRIA COMO ESSA.

  70. Naldão Vila Ema, Baloébrios disse:

    M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o episódio, esse contado pelo Sr. Tito.
    Parabéns !
    Esse balão deveria ser leiloado como relíquia dessa arte !
    E se forem um dia leiloar, não esqueçam de avisar a todos os baloeiros do planeta !

  71. 3 Amigos de Santo André 1989 à 1993 aproximadamente. disse:

    Tito,

    Você é uma pessoa ímpar, eu muito aprendi com você, principalmente quando se trata de capricho e calma, quanto aos peidos fedidos entre um gomo e outro deixa pra lá.

    Me recordo quando eu ia na bancada da Turma do Fantástico com meu avô Rubão,já falecido, e ficava observando você colar gomo após gomo da carrapeta de 30 metros. Você é uma pessoa inesquecível.

    Meus amigos baloeiros;

    Sobre balão que foi fruto da briga entre o Titão e o jovem Ênio em 1944, eu tive em 1992 a oportunidade de conhecer a história contada diretamente pelo Titão ao meu avô. Eu vi este balãozinho ao vivo e a cores, bem como tive a oprtunidade de toca-lo, sobre a supervisão de meu avô e o ciúmes do Titão.

    Gostaria de dizer que o Titão, O Marcão, O Heitor da oficina e o Dunga, são pessoas que moram em meu coração.Eu muito me inspirei nestes baloeiros.

    Pedro, talvez eu não lhe conheça ou não me recorde você, mas eu gostaria muito de conhece-lo.
    Saiba que que você fez uma homenagem à um grande baloeiro, a matéria ficou muito bacana.
    Deixo aqui um apelo, faça uma nova publicação falando agora do Titão e a sua bicicleta!!!!Com certeza ele terá varias historias para nós!!

    Forte abraço

  72. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Sr. Tito recebi um e-mail do pessoal da nossa irmã Aguia Real de Curitiba que fizeram uma réplica do seu balão com a carta de baralho para homenageá-lo e já enviei para o site para que o senhor possa ver essa homenagem.

    Parabéns ao pessoal que pensou nessa homenagem.

    Abraço

  73. TCHELLO TURMA DO FANTASTICO disse:

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ´ TITO UNS DO FUNDADOR DA TURMA DO FANTASTICO ,TODA ESTA HISTORIA DESTE BALAO É PURA VERDADE FORA OS OUTROS BALAO DE JORNAL ,DE REVISTA , DE LISTA TELEFONICA ,AHH ME LEMBREI DE UM BALAO Q ELE FEZ DE JORNAL DAS NOTICIAS POPULARES AONDE PARECIA SÓ FOTO DE MULHER PELADA RSRSRS ,,,ATÉ GOSTARIA DE FAZER UMA HOMENAGEM AO TITO SÓ Q ATE AGORA NAO TIVE RESPOSTA ,,,,,O JAIRO DA TURMA FALCOES ESTA COM O PIAO DE 30 MTS Q O TITO FEZ NA NOSSA BANCADA MUITO BEM GUARDADO SE ELE ME DEVOLVER O BALAO EU E ALGUNS AMIGOS VAMOS FAZER UMA HOMENAGEM AO TITO ,,,,,,,NAO Q ELE NAO MERECIA UM BALAO NOVO , SÓ Q EU ACHO Q ESTE PIAO DE 30 TEM MUITAS HISTORIAS ,,,,,,,,,OBS SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO MEU IMAILL MARCELOMAZIERO394@HOTMAIL.COM.BR

  74. osmar rodrigues sem turma disse:

    Grande Tito Bicanca, meu amigo desde os anos 50, ele está esbanjando vitalidade e juventude aos 80 anos.

  75. Andre Luis disse:

    Bela lembrança.
    Fiquei muito comovido.
    Sem palavras.
    Descance em paz eterno amigo.

  76. Edelcio disse:

    Hoje é um dia muito triste para todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer e conviver com esta maravilhosa pessoa, faleceu nosso amigo Tito, a partir de agora ele vai apreciar os balões de um outro angulo, visto do céu, fique com Deus amigo.

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte