Conjugados: Criatividade e Ousadia | Gazeta do Balão
Conjugados: Criatividade e Ousadia
Publicado em 29/03/2012 | 327282 Visualizações

Olá amigos! Há muito tempo, desde os queridos Marias Pretas da infância de todos nós, muitos baloeiros e amantes da arte em papel buscavam se destacar em suas criações. Enquanto muitos buscavam “inovar” com seus balões os confeccionando com diversas cores, formatos e decorações, outros buscavam chamar a atenção criando formas de soltar seus balões diferentes das consideradas “padrão”.

Nos anos 60 e 70, sempre nas festas juninas a “moda” de soltar diversos balões presos uns aos outros nasceu com o saudoso Ecidemar Botelho, conhecido baloeiro carioca que trabalhava numa empresa de transportes ferroviários e soltava seus balões em festas juninas de São Gonçalo, cidade do Grande Rio. Juntamente com seu cunhado Inar, tiveram a idéia de soltar balões presos uns aos outros inspirados nos trens como se os balões fossem vagões. Nasceram ali os balões conjugados.

110

Na década de 80, essa criativa brincadeira se tornou comum nos Arraiás cariocas com seu filho Wagner e outros baloeiros como Jotinha de Niterói e Walmir da turma da Fusão, também de São Gonçalo. Com o desenvolvimento do balão no Rio de Janeiro e São Paulo, grandes turmas como Cometa (RJ), Baleão, Sol Nascente e Chuva de Prata (SP) também se aventuraram com seus balões conjugados.

28-800x1339

 

Por se tratar de um grande trabalho, logística e paciência, é raro vermos balões conjugados nos dias de hoje, mas vira e mexe aparecem balões conjugados que chamam a nossa atenção.

 

37-800x998

Nos últimos anos grandes trabalhos apareceram e, entre eles, a Brasa do Rio soltou 3 Lapidados de 12m com uma armação em 2005:

Também soltaram 4 piões de 14 metros em 2009 que merecem destaque, afinal, nos dias de hoje, soltar um balão é complicado. E 4 é muito mais!

54-800x1004

Um coisa é fato: Soltar balões conjugados exige muita logística, cálculos e competência.

Você pode participar dando sua opinião sobre o assunto e até mesmo relembrando balões que não foram citados na matéria preenchendo o formulário abaixo.
Abraços
Dinho GB

Gostou? Curta e Compartilha!
  • 20
    Shares

Mande seu Recado:

Copyright © 2006 / 2020 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte
error: Não copie, compartilhe!