Ditinho e o Paraíso de Nazaré | Gazeta do Balão

Olá amigos da GB! Estamos de volta  e nada melhor que voltar a relembrar alguns balões que fizeram história no mundo do balão em SP e, hoje, vamos relembrar alguns balões soltos no sítio do querido Ditinho em Nazaré Paulista, município coladinho com Mairiporã em São Paulo.

Tudo começou em 30 de agosto de 1997 e quem viveu essa época sabe que o balão mais falado e comentado desse ano foi, sem dúvidas, o gigantesco Truffi de 32m do Fabio Lata.

ditinho1

 

Veja o vídeo:

 

Este balão foi feito para entrar pra história, pois até então, nenhum balão levaria tanto peso (cerca de 900kg de fogos) e foi o maior Truffi fogueteiro noturno de SP até então. Isso fez com que a vontade de ver esse balão virasse uma febre entre os baloeiros. Todo mundo queria ver sua soltura mas ninguém sabia o local até que em cima da hora o local foi divulgado: O sitio do Ditinho, lugar conhecido pelos rodeios que ali eram realizados.

Após duas tentativas, emfim o balão foi solto, teve problemas com a saída e abriu seus fogos praticamente no chão. Foi uma noite inesquecível, uma memória ruim e uma das cenas mais impressionantes que já vivi em toda a história do balão, fato que até hoje, o video dessa tragédia é sempre lembrado pela imprensa quando querem falar mal dos baloeiros.

Após a soltura desse balão e devido ao acontecido, demorou quase 2 anos pra vir o próximo, que também seria um grande balão: o Modelado de 45m da Turma da Mania, uma turma criada para este balão numa mescla de baloeiros de grandes turmas paulistas e cariocas, que também levaria uma grande quantidade de fogos.

ditinho2

Ao contrário de seu antecessor, deu tudo certo e subiu certinho, deu um grande show pirotécnico e foi cair lá no Rio de Janeiro. Logo após esse gigante vieram vários balões, a maioria fogueteiros de grande porte e, entre os principais, podemos relembrar: o Truffi de 27m da Cambuí de Campinas , o 13×13 da Colina (ZL) e Gato Preto fogueteiro noturno  e o Modelado de 21m  da Equipimentas que foi Boca de Ouro em 1999.

ditinho3

Também tivemos o 14×14 da TVS com uma “tripona” gigante de esteiras, mas esse vamos ficar devendo, pois não temos fotos. Já os balões com bandeira, tivemos a Bagdá de 42m da Buca e Aperto, a Careca de 30m da GBA e o Pião de 30m da Escalibur que também soltou o seu Modelado de 25m neste campo.

ditinho4

Na minha opinião, um dos mais lindos Piões de todos foi sem dúvidas, o pião de 40m da Cortiço solto em 28 de maio de 2006. Um fim de semana especial pois, além da perfeita soltura deste grande balão, logo após sua soltura, a Emenda começou a montar a armação de seu Modelado de 22m em mais uma homenagem ao Tri Campeão Ayrton Senna.

ditinho6

Além desta linda armação da Emenda, também tivemos várias armações marcantes soltas no sítio do Ditinho como Modelado de 20m do Elói e o 11×11 da Balão Mágico e Buffalo Branco com o tema do Coringa, que subiu no fim da madrugada e caiu já de dia. Esse balão também ganhou a Boca de Ouro de 1999 em São Paulo e, para mim também está entre os mais lindos de todos os tempos.

ditinho8

Entre tantos balões soltos neste campo, sem dúvida o que realmente marcou esse lugar foi a primeira revoada de resgatados da Balão Mágico e Buffalo Branco realizada no feriado de 1º de maio de 2000.

01.05.2000-Revoada-Turma-Balão-Mágico-SP-1

Dezenas de balões todos resgatados foram soltos por essas grandes turmas e seus amigos, um tipo de revoada inédito em São Paulo até então. Anos depois realizaram uma segunda edição, com mais balões já no famoso Buraco que, pra quem não sabe, também pertencia ao Ditinho e foi vendido ao Homero e ao Lessinho por míseros R$ 21mil reais.

Devido a repressão aos baloeiros, a quantidade de balões soltos nesse local foi diminuindo ao longo dos anos. Em 2012, novamente um balão de 32m, desta vez um Lapidado da Taipan fogueteiro noturno, exatos 15 anos após o Truffi de 32m do Fabio Lata, o sítio do Ditinho teria sua última soltura. Como a soltura foi adiada devido ao vento, todo mundo já sabia do balão e na tentativa de surpreender a todos encheram o balão no finalzinho da tarde, para evitar uma multidão que era certa, afinal todos sabiam onde ficava o sítio. Ao escurecer, já com o balão nas guias a policia apareceu num ato de salvar o balão cortaram as gaiolas na metade, o pavio ficou curto, os fogos também abriram em baixa altitude e, depois de muita correria o balão foi embora.

ditinho7

Coincidências ou não o Sitio do Ditinho, palco de grandes e inesquecíveis balões por 15 anos começou com um balão de 32m fogueteiro noturno e terminou com outro de também de 32m e fogueteiro noturno.

É isso aí galera, espero que tenham gostado da nossa coluna e até a próxima.

Cesar – América

Comentários:

  1. Adauto - AGUIA REAL Z/Sul disse:

    Belissima matéria César! Parabéns!

    Abraço

  2. PIMBA TURMA BALÃO MAGICO disse:

    BELA MATÉRIA, SÓ CORRIGINDO ESTÁ FOI A SEGUNDA GRANDE REVOADA BALÃO MAGICO E BUFALO BRANCO, A 3 FOI NO BURACO, MAS A PRIMEIRA FOI EM SÃO MIGUEL PTA, CAMPO DO PANTANAL,ONDE FIZEMOS ALGUNS FESTIVAIS TAMBÉM, NESSA 1 REVOADA SOLTAMOS 10X10, 11X11, 9X9, PIÃO 17M ENTRE OUTROS,E TAMBEM DIZER QUE ESSE CAMPO ONDE SUBIU O 32M TAIPAM, O PIÃO 40M CORTIÇO BAGDA 40M APERTO E BUCA, ENTRE OUTROS ERÁ UM BREJO, NÓS QUE PAGAMOS UM TRATOR PARA ATERRAR PARA QUE PUDESSEMOS SOLTAR NOSSA ARMAÇÃO DO CORINGA 1998, LITERALMENTE CRIAMOS UM CAMPO PARA SOLTURAS, ANTES OS BALÕES SUBIAM NA PARTE DE TRAS DO SITIO, ONDE FOI A REVOADA, SUBIU O 32 DO LATA, ETC.

  3. entre nois disse:

    dinho fala um pouco dos baloes que subiram no lixao do cabu sul

  4. Antares disse:

    Fui poucas vezes lá nesse campo, mas um fim de semana antes de subir a Bagdá da Buca, soltaram o 14×14 da TVS. Neste mesmo fim era pra subir a bagdá e por causa do vento não subiu. Neste mesmo fim também ia subir um modelado de 21 da Road Runner que abriu na união de cone e foi aquela correria no campo por causa dos fogos. Bom Campo..saudades !

  5. Cldoaldo Sales- Turma Sales e Gêmeos-N.iguaçu-RJ disse:

    Pra vc vê como as colunas são importantes,eu não sabia que no Ditinho tinha subido todos esses balões,fantástica a sua coluna Cesar,parabéns,mt balão lindo.

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte