Eu já soltei balão de jornal! | Gazeta do Balão
Eu já soltei balão de jornal!
Publicado em 16/02/2012 | 521420 Visualizações


Olá amigos. Como todo baloeiro de raiz, muitos de nós passamos nossa infância e adolescência fazendo balões de jornal. Pelo menos na minha época, não era tão fácil encontrar folhas de seda. Por isso fazia balão com o que tinha na mão. Seja restos de bandeira resgatada, floor post e até de hulk eu fazia quando tinha. Aliás, naquela época tudo era “reciclado”. Como ninguém tinha dinheiro, nossos balões, resgatados ou novos eram soltos com lanterninhas, fogueteiras, cortadinhos, redes, flechas, bocas tudo resgatado. Quando não tinha papel, era de jornal mesmo. Me lembro que na minha casa tinha uma mesa de sinuca e nela, fiz muitos balões. Eu tinha uns 15 anos e junto com alguns amigos como o Tek e o Bolinha, que estão comigo até hoje, pegávamos um monte de jornais e fazíamos uns bocudões gigantes. O maior tinha uns 12 metros de altura e 4 de diâmetro. Fizemos ele nessa mesa de sinuca em 4 cones, unimos, cintamos com barbante e o soltamos com uma cruzadinha de bambu de boca e a bucha era de bandejas de ovos parafinadas presas numa churrasqueira de um 3×3 que queimou na nossa mão. Não tinha maçarico. Pegava uma lata cheia de restos de bucha e com ela, enchíamos o balão. Demorava pra caramba pra encher e a gente saiu fedendo fumaça de dentro dele. Depois de cheio, parecia um prédio de tão grande que era, rsrsrs Ele subiu, levou umas tripas de lanternas presas a boca e caiu há uns 2 quilômetros da minha casa. Oh, Época boa!
Também chegamos a fazer um 3×3 todo de páginas amarelas, uma lista telefônica na década de 90. Até as lanterninhas eram com esse papel. Soltamos ele na entrega dos troféus do 2º Festival da Escuderia Sampa e Coração de Ouro de 90 numa praça próxima a Avenida João Dias, aqui na zona sul.
E vocês? já fizeram um balão de jornal? Conte pra gente e participe!
Agradecimentos ao amigo Renê – Brasa pela ajuda com as fotos

Colabore! Assim como o Rene enviou as fotos do Pião da Realce feito em jornal, envie as fotos de seus balões feitos com jornal para gazetadobalao@gmail.com

Fotos enviadas pela galera da Anjos da Arte, um Golfier de 5m solto em 95:

Gostou? Curta e Compartilha!
  • 19
    Shares

Mande seu Recado:

Copyright © 2006 / 2020 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte
error: Não copie, compartilhe!