Página Inicial > Galeria de Moldes
Esta página se destina a consultas de modelos de balões e cálculos de tamanho, peso e empuxo de balões. Lembramos que no Brasil, a prática de fabricar e soltar balões com fogo é crime ambiental previsto na lei 9605/98. A GB não se responsabiliza por erros de pontos ou falhas nas escalas abaixo.

Modelado

Derivado dos tradicionais balões Mixiricas ou Tangerinas como são conhecidos no Rio de Janeiro, o Modelado surgiu no começo da década de 90 com a idéia de dar uma forma mais "agradável" ao mixirica que possuia corte reto e uma silhueta simples. Logo se transformou numa febre entre os baloeiros. Hoje, juntamente com o Pião Carrapeta e o Truffi é um dos modelos mais confecionados no mundo do balão em todo o mundo.

Lapidado

Os primeiros Mixiricas Lapidados apareceram no final dos anos 90 em São Paulo. Com curvas leves e agradáveis, o Lapidado é muito utilizado nos dias de hoje e foi escolhido pelos baloeiros para substituir os Mixiricas, balões de formas clássicas e retas que predominavam nas décadas de 70, 80 e 90.

Hally Bagdá

Conhecido como Hally, Halley ou Semi Bagdá, o Hally Bagdá nasceu da mescla do Modelado com o Bagdá no começo da década de 90.

Pião Carrapeta

Um dos mais tradicionais modelos de balões de toda a história, o Pião Carrapeta foi criado na década de 70 pelo carioca Ivo Patrocínio inspirado nos piões de madeira, um brinquedo muito popular entre a criançada. É sem dúvida o modelo mais utilizado e admirado por todos, até mesmo por quem não é baloeiro. Foi o primeiro modelo de balão com molde. Em meados da década de 80, começaram a aparecer diversas opções de moldes onde os mais tradicionais são o molde do próprio Ivo Patrocínio e os moldes Tropicália e Pirâmide.

Montgolfier

Criado por Ivo Patrocínio na década de 70, o Montgolfier ou Golfier como é mais conhecido, foi Inspirado no modelo dos irmãos Etiene e Joseph Montgolfier, inventores do primeiro balão tripulado da história em 1783. Com um formato diferenciado, o Golfier normalmente é solto com uma estrutura de isopor presa a sua boca conhecido por Biscoito. Balão tradicionalmete diurno, costuma-se soltá-lo com redes, pingentes e cestos ou adereços.

Pião Bagdá

Inspirados na arquitetura da cidade de Bagdá, capital do Iraque, o Pião Bagdá ou apenas Bagdá como é conhecido, nasceu do Pião Carrapeta no fim da década de 80 com os baloeiros cariocas e rapidamente se espalhou pelo mundo.

Careca de Padre

Nascido na década de 60, o Careca de Padre era juntamente com o mixirica os modelos de balões mais tradicionais juntamente com os Maria Pretas. Com o surgimento do Pião Carrapeta, ele foi praticamente esquecido só retornado no fim da década de 90 com um formato mais modelado, onde o canudo, parte da boca até o bojo deixou de ser reta e ganhou curvas, deixando sua silhueta praticamente igual ao Pião Carrapeta, só que sem o bico (Birote ou Carrapeta). Desenvolvido pela Turma Tempestade do Paraná, os moldes de Careca vêm se popularizando nos últimos 6 anos em todo o Brasil.

Truffi

Os primeiros Truffis apareceram na década de 80 inspirados nos balões de balonismo esportivo. Bem parecido com os Carecas de Padre antigos, o Truffi acabou se tornando um dos mais populares modelos de balões. Devido a sua grande área interna, ficou conhecido como um balão cargueiro. O balão foi batizado em homenagem ao Balonista Victorio Truffi – O o primeiro homem a realizar um vôo de balão de ar quente na América do Sul em 1970 que também era conhecido por ser o proprietário e piloto do famoso balão azul do seriado Turma do Balão Mágico exibido na década de 80 pela TV Globo. Em alguns lugares também é chamado de Poty.

Diversos e Recortes