O Campo do Rádio | Gazeta do Balão

Olá amigos! A coluna de hoje vai tentar retratar um pouco de um dos locais mais importantes para o mundo dos balões da Zona Leste de São Paulo. Trata-se do “Campo do Rádio” ou “Campo do Guilherme Giorgi”, um local composto por dois campos de futebol situado entre os bairros da Vila Carrão e Vila Formosa, mais precisamente numa travessa da Av. Guilherme Giorgi.

11

O campo, que surgiu numa área pertencente ao Cotonifício Guilherme Giorgi, não possui o mesmo glamour de outros templos do balonismo, como Mairiporã, Vila Piauí (Turma da Saudade) ou Itapevi (Claudinho Alvarenga), mas durante a década de 80 e início da década de 90, abrigou a soltura de balões das principais equipes da cidade.

22

Lá, turmas tradicionais, como Emenda, Zeppelin e Alegria  (Tatuapé), Monte Magno, Amizade (Cortêz) e Corujões do Carrão entre outros, realizaram a soltura de seus balões, difundindo a arte e fazendo alegria de centenas de pessoas.

62

Lembro-me com muita saudade dos finais de semana que eu e os meus amigos, ainda adolescentes, acordávamos às cinco da manhã para ir até o campo, na esperança de presenciar alguma soltura. Até quando havia um pouco de brisa nós arriscávamos uma caminhada de quinze a vinte minutos, só para não correr o risco e perder um balão.

5

Foi lá que, em 1989, eu presencie, pela primeira vez, a soltura de um balão considerado grande. Foi o pião fogueteiro de 24 metros da Zeppelin do Tatuapé. Lembro até hoje do balão nas guias e do esforço dos membros da turma para empiná-lo.

4

E por falar em balões que lá subiram, podemos destacar, dentre outros, as duas armações  (8×8 e 10×10) soltas pelo Mosquito, outro baloeiro conhecido da Vila Carrão; o Truffi de 18 (bola) da Emenda; o pião de 25 da Zeppelin; o 7×7 da Turma da Esquina (bandeira do Cristo); os fogueteiros (11×11; 12×12; pião de 21) soltos pela Amizade – Cortês-; o 10×10 da Monte Magno, e por fim,  o Pião de 16 da Corujões do Carrão, que inclusive, foi o Pião de Ouro daquele ano.

3

É importante observar que estes balões foram soltos na década de 80, ou seja, na época, eram verdadeiros gigantes.

6

O Campo do Rádio, que viveu o seu auge na década de 80, continuou a receber solturas de balões nos anos 90.  Porém, o aumento do número de casas ao redor do campo, bem como endurecimento da legislação ambiental, fez com que as solturas fossem diminuindo com o passar dos anos, sendo que atualmente, não se tem mais notícias de balões que subiram naquele lugar mágico para muitos.

22

A única notícia boa, desde então, é que o campo existe até hoje, apesar da forte especulação imobiliária que existe não região, sendo utilizado somente para a realização de partidas de futebol varzeano. Porém, para quem realmente vivenciou a época em que soltar balões ali, era tão comum como uma partida de futebol, ele foi e sempre será um local sagrado para os baloeiros.

 

Agradeço desde já a GB pelo trabalho de preservação da memória do balão. Depois que o Tati fechou, as “fotos antigas” estavam fadadas ao esquecimento.

No entanto, com o seu trabalho, elas ainda continuam na ativa.

Carlos – Corujões do Carrão

Comentários:

  1. eduardo disse:

    que bandeira maravilhosa do 7×7 da esquina.

  2. Kidão-Luar do Piqueri disse:

    Recordar é viver, parabéns GB!!!

  3. FLAVIO (FRAJOLA) ANTIGA LEÕES DO VALE SB.CAMPO, HOJE UNIÃO DE BALOEIROS DO MORRO disse:

    APESAR DE SER DO ABC FREQUENTEI MUITO A ZONA LESTE E VARIOS OUTROS POINTS DO BALÃO…QUE SAUDADES!!!!

  4. Mestres da arte disse:

    Eu nasci e fui criado no campo do radio moro la ate hj tenho 14 anos vejo meu pai o Angelinho falar dos baloes q subiam do campo q ele ajudava q ele soltava vendo isso daqui vejo q meu pai é um heroi por ter vivenciado td isso bem q eu queria mais ate hoje eu e ele soltamos 4 ,5 mts etc nunca vou deixar de soltar e sempre soltamos das amediaçoes do campo fico mt feliz q tenham postado isso deu pra ver tds as memorias dele

  5. clodoaldo sales.turma sales n.iguaçu.RJ disse:

    vejo essas matérias e lembro dos points do Rio ,realmente dá mt saudade,principalmente quando o lugar continua o mesmo sem as construções de hoje.mt balão bonito ,um 24 naquela época era um monstro.um abç

  6. EKBRAZINHA disse:

    Ainda hoje se fechar meus olhos me lembro do balao da Esquina desfilando em uma manha de céu de brigadeiro, aqui do Itaim Paulista se via um belo balão vermelho com um enorme cabresco e um bandeirao destacando uma cor branca no céu azul. Um abraçao aos baloeiros de alma verdadeiros amigos Nivaldo.

  7. mestres da arte 2 disse:

    quando vi isso mi arrepiei tenho 16 anos e des de piqueno ja so apaixonado pelo nosso junino que infeita o çeu ne uma manha de domingo moro menos de um qiuilometro do campo do radio praticamente eu moro la fico as minhas ferias intera la inpinando pipa ou ate mesmo soltano os belos juninos ja mi falaram q teve muito balao por la mesmo mais quando vi isso num acreditei…vlw por vcs terrem postado isso ai..

  8. Donos do Céu Tatuapé disse:

    Esse campo na época foi muito importante para a nossa Turma,soltamos muitos balões desse campo…Como e bom relembrar os velhos tempos,Saudades Eternas..

  9. Tatuapé disse:

    è infelizmente hoje nem pipas podemos mais soltar…..o tempo bom, era crianças mas me recordo

  10. turma do viche parque são lucas sp disse:

    bom pessoal bons tempos aquele eu soutava balão quase todo os fins de semana 4 folhas pião de 8 metros e outros tamanhos la na minha rua e no campo do joanim onde a balema soutava seus balões a turma da bom balão o saruga a turma das 1001 noites eu vi muintos balões subirem la foi um marco na minha vida essa epoca pena que não vouta mais aqueles tempos teho saudades desse tempo . um abraço a todos os baloeiros e que não deixe apagar ess arte linda dos balões.

  11. Donos do ceu disse:

    Me arrepio inteiro com essas fotos… Saudades e pouco, obrigado senhor por ter vivido isso!!! Bito

  12. joaquim - Turma da Pedreira. disse:

    Caros amigos parabens pela reportagem, falar do campo do radio onde desciamos a rua Pedreira com Balão, Antena, Bandeira e soltavamos a qualquer hora do dia com tranquilidade e segurança. Inesquecíveis painéis e letreiros que montávamos no campo durante a tarde para soltar assim que escurecer. Oh saudades deste tempo. Adorávamos fazer balão, adorávamos soltar balão. Época que nunca irei esquecer. Vou enviar fotos de mais balões deste RECANTO DE BALÕES DA ZONA LESTE.

  13. João - Leões da Madrugada disse:

    Hoje o que ainda marca o campo sao as fogueteiras noturnas de final de ano! assisti uma há 3 anos, foi espetacular! Belos juninos, boas recordações, parabéns pela matéria! Espero que alguém faça uma da Tiquatira(Penha-SP) onde eu moro, sei que já subiram muitos de lá tbm ..

  14. Adauto - Aguia Real Z/S disse:

    Nossa esse campo era famoso…linda matéria e esse pião da Corujões do Carrão que lindo… Voltei um pouco no tempo…lembro que esse dia estava indo visitar minha tia em Itaquera e de repente meu pai falou para a gente olhar o balão pião subindo de frente com o carro. nossa que show deu esse pião. Meu pai parou o carro para acompanhar a beleza dele.

  15. MEGA ARTE disse:

    eita tempo bom q nao volta nunca mais……………

  16. Leo T. Ideal disse:

    Putzzz, que falar deste campo, moro praticamente na rua e ficava sabendo de todos os juninos que iria subir daqui !! quando atrasava acordava com os fogueteiros que avisava que era hora de ir atras dos juninos rerere tempo bom !! era balao dia e noite !! abs.

  17. RICARDO GUEDES PAULO - Turma Cometa Tatuapé disse:

    Realmente muita SAUDADE e vamos soltar balões e pipas nem que for escondidos, somos eternas CRIANÇAS.

    Não vamos viver pra sempre

    ABÇ à Todos Tatuapé e bairros vizinhos, hoje moro em COTIA e de vez em quando vou com meus filhos no Campo do Rádio para soltar pipas e balões ECOLOGICOS.

  18. jefferson turma da foca disse:

    q historia em
    so os melhores fooda

  19. Claudio Turma dos Anjos disse:

    Bela materia… saudades dos tempos bons , tempos que so quem viveu que sabe o que foi bom…

    Obs. alguem tem o contato do JOÃO DA TURMA DA ESQUINA… se alguem souber o fone ou contato com ele , se puder manda e mail pra mim.. claudio-tanjos@uol.com.br .

  20. Carlos - Corujões do Carrão disse:

    Joaquim.

    Eu sou o autor do texto. Você pode mandar fotos do campo para mima?

    Abs.

    Carlos.

  21. clodoaldo sales.turma sales n.iguaçu.RJ disse:

    É impossível não viajar no tempo vendo esses balões antigos de corte reto,as fotos são marcantes.

  22. dinho turma tk de nilopoiis disse:

    raridades fotos lindas que eu tive o privilejio de ver e meus filhos hoje estão vendo . un abç.

  23. Turma Esquadrão do Morro ..Kadu.. disse:

    Muito bom esse tempo pena que nessa época eu era muito novo mas poder ver essas fotos desses baloes agora posso imaginar como era, meus irmãos falavam muito desse campo muito legal valew…..

  24. GOGO BOY-R.Z.L & T.P.A disse:

    Nossa como é bom relebrar essa epóca tão maravilhosa,não tive esse prévilegio de muitos pois era pequeno na apóca,mas tive a sorte de ver algumas solturas e soltar alguns baloes desse campo ainda,pq des que nasci vivi até os 21 anos na vila carrão e nessa apóca ainda soltamos baloes de la..na copa de 94 subiram vários de la e eu estava la presenciando uma bela soltura,na época dos anos 90 eu e meu amigo Marcão(crek)que agora e da PEQUENA ARTE visemos parte da turma da NASA e desse campo mandamos um 12 mts letreiro em homenagem ao nosso Eterno amigo TICO EM 1997 que era da turma da NASA tbm com nome dele em uma quinta feira foi uma emoção só..nosso amigo não estava mais entre nos mas estava presente ali na soltura em espirito com a gente com certeza…velhos tempos que não voltão mais mas que estão eternizados em nossos corações e em nossa memoria,Daria tudo para ter nascido antes de tudo na época dos anos 70 pra ter vivido tudo isso…..é isso amigos viva a nossa arte.. abraços a todos e parabéns DINHO… GOGO BOY R.Z.L e T.P.A …..!!!!!!!!!

  25. turcão disse:

    soltei muitos balões nesse campo,nasci ali, cheguei a ver quase todos esses balões,faltou não me lembro se era 13×13 da UFO fogueteiro noturno,nesse noite soltamos um 4×4 que deu show também.

  26. Edu - Praça Aeroporto disse:

    Passa tanto tempo e mesmo assim a gente olha essas fotos e dá uma saudade absurda de ver um desses nos dias de hoje… demais, sensacional… eu troco facilmente qq um desses ai das fotos por qq riscado de hoje…rs
    Parabéns, bela lembrança!

  27. turma neblina vila formosa betao disse:

    todeuos estes baloes eu estava la eu era feliz e nao sabia boa materia

  28. Ricardo Rizi disse:

    Eita, na rua de cima da minha casa haha, ja vi muitas solturas, mas nunca vi subindo um desses aqui ;(

  29. ricardo donizete menossi-viche disse:

    entrem em contato comigo alguem que se lembrar de mim saruga tim pascoal da baloema gargameu a turma da 1001 noites calé banha belhinho turma falcões do céu bico de lata ai galera eu não esqueci de voces não abraços a todos.

  30. antares disse:

    soltamos vários balões aqui do lado do horto florestal como por exemplo :8×7,pião de 15 mts ,8x8fgtro 10×10 bandeira e outros vários época muito boa que só deixou saudades para quem viveu essa época

  31. lucas mergulhao disse:

    Ola amigo o banha eh meu pai se quiser te passo o contato dele..logo mais estarei voltando com a 1001 noites abraços

  32. neguinho turma unidos do parque pirituba 24 anos de amor arte disse:

    vc e o saruga dos baloes gigantes abracos

  33. Nenhuma disse:

    Showwwwwwwww !!!!!…meu pai era da Turma da Alegria – Tatuapé….Zé do Cebo, açougueiro levava cebo para fazer as buchas….eu pequeno de tudo acompanhei muitosss balões da turma no campo do rádio e na conselheiro carrão tb tinha um campo…show de bola….ainda hj moro praticamente na rua do Rádio, jogo bola no campo e não tem como não lembrar dos balões q la subiram…..hj não tem mais balão de lá muita pena…Lembro de um solto na conselheiro carrão painel do pica-pau…pesado…o balão não levava….tiveram q cortar o painel ao meio pro bichão sair….ksks…show!!

  34. Johnny Só Amigos Suzano SP. disse:

    Por mais ki os baloes hoje, estejam mais belos, jamais vão superar a magia ki era soltar baloes nas decadas de 70, 80 e 90, hj em dia infelizmente é cada um por si, salvo algumas raras excessões……………..valeu……………..

  35. monte magnono disse:

    graças a deus eu tive o prazer de viver essa epoca aurea dos baloes no campo do radio;a monte magno soltou varios(roberto)

  36. Fernando. Turma da Pedreira disse:

    Olá amigos, meu nome é Fernando e eu também sou da Turma da Pedreira e tenho muitas fotos do Campo de Radio e de nossos Balões.

    Se quiserem me de um alo, será um prazer compartilhar.

  37. Fernando. Turma da Pedreira disse:

    Olá Joaquim, aqui é o Fernando o Gordo, faz muito tempo, vc tem contato de alguem da nossa turma, me de um alo. hana.fernando@gmail.com

  38. Dinho GB disse:

    Será um prazer receber suas fotos Fernando

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte