O computador e o Photoshop | Gazeta do Balão

Olá amigos. Assim como em tudo no mundo, a invenção do computador chegou  e mudou completamente ao mundo do balão na forma de projetarmos e desenvolvermos os nossos queridos balões. Pra quem tem mais de 20 anos de balão sabe bem como que eram projetados os balões e bandeiras. Livros, revistas, enciclopédias e revistas de ponto cruz eram as principais fontes de inspiração para os primeiros projetistas de balões e bandeiras.

Por muitos anos, tudo nascia de papéis milimetrados ou quadriculados onde, com muita canetinha, giz de cera e lápis de cor, os desenhos eram produzidos. Quem nunca fez um balão ou bandeira dessa forma, fato que , se pegarmos as décadas de 70 a meados de 90, os temas mais comuns nos balões eram sobre futebol, bandeiras de países, Turma da Mônica, Jesus Cristo, Walt Disney, Bob Marley, temas infantis retirados de revistas e temas históricos tirados de enciclopédias:

1

As primeiras décadas do balão moderno também ficaram marcadas pelo estilo geométrico onde desenhos abstratos de 1 gomo dominavam os balões com decorações aplicadas e vazadas com as poucas cores disponíveis:

1

Com a criação dos balões taqueados, também eram muito comum encontrarmos lindos balões onde o degradê de cores apresentava lindos projetos:

1

Naquela época, as revistas de bordados (ponto cruz) também eram muito utilizadas para desenvolver decorações de balões. Com muita criatividade, canetinha e papéis quadriculados, a geração de micro-tacos começou a engatinhar:

1

Ao mesmo tempo em que muitas turmas não tinham projetistas para criar “na mão” e utilizavam estas técnicas para bolar seus projetos, poucas turmas tinham desenhistas e tatuadores que criavam os projetos através de sua imaginação. Era raro mas já existiam alguns baloeiros bons de traço e com isso, os balões se destacavam entre todos pela qualidade de seus desenhos:

1

Moldes

Por todas as décadas de 70 a 90, a predominância dos balões Mixiricas ou Tangerinas como eram chamados no Rio era imensa pela simplicidade em cortá-los, afinal não precisava de moldes complexos. No fim dos anos 70, os primeiros moldes de Pião Carrapeta, Golfier e Bagdá começaram a aparecer e se tornaram uma febre. Aqui em São Paulo, muita gente tentava copiar os piões cariocas na “tesoura” pois não havia acesso a eles e muita coisa estranha apareceu.

Já na metade da década de 80, os primeiros moldes de Ivo Patrocínio e Tião da Bruxa começaram a aparecer na terra da garoa e os primeiros piões, principalmente de 14 metros começaram a serem feitos. Já na década de 90, os principais jornais de balões como a Gazeta do Balão começou a publicar diversos moldes de Tião da Bruxa, facilitando e muito a vida da galera que não tinha acesso aos moldes.

IMG_0052

Com a chegada do computador no fim dos anos 90, os primeiros programas em MS Dos livraram muita gente de perder horas fazendo cálculos para ampliar ou reduzir as escalas. O primeiro programa a ser lançado foi o Ícaro de nosso querido Paulinho. Nesse programa, você colocava o disquete, abria o programa e nele havia algumas escalas que eram batizadas pelos nome dos balões originários ou de destaque que utilizavam este molde como por exemplo, o Pião Alvarenga, criado pelo Paulinho a pedido do saudoso Claudinho. No programa, havia a escala original e através de fórmulas você montava a escala de acordo com o tamanho que desejava. Imprimia e fazia seu molde. Depois vieram os primeiros moldes em AutoCad, o mais popular software de desenvolvimento para engenharia, geometria e arquitetura.

O computador e os projetos

Com a chegada do computador muita coisa mudou no mundo do balão. Se antes a pesquisa por temas e criação dos leques eram totalmente voltados a livros e revistas, além claro de desenhistas e tatuadores, na nova geração tudo é feito pela internet. Os anos 2000 foram marcados por balões cada vez mais perfeitos e temas nunca vistos antes começaram a aparecer devido a facilidade em encontrar imagens pela internet. Se antes buscávamos imagens em revistas, hoje o maior amigos do projetistas é o Google, portal de buscas criado em 1996 nos Estados Unidos para facilitar o encontro de páginas e informações na Internet.

old-google

Com a utilização do Google nas buscas de imagens e informações, outro programa, o Photoshop, software de edição de imagens criados também na Califórnia pelos irmãos John e Thomas Knoll no começo dos anos 90. Com imagens encontradas na Internet e tratadas em softwares como Photoshop, Paint e CorelDraw, os balões e bandeiras começaram a ganhar novos estilos com traços e formas mais perfeitas. Ligada a estas mudanças, rapidamente as fabricas de papel de seda começaram a dispor de centenas de cores em seus materiais facilitando e muito, com que pudéssemos reproduzir quaisquer imagens com qualidade em nossos balões.

As Redes Sociais

Já em meados da década passada, a grande popularidade da internet trouxe com elas as Redes Sociais, principalmente o Orkut. Rede Social criada em 2004 por Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. Com o nascimento do Orkut, os baloeiros de todo o mundo puderam se conhecer, trocar ideias e experiências. Foi o grande Boom do mundo do balão. Na época, os sites de balões começavam a aparecer mas foram nas redes sociais que o mundo do balão se expandiu e nasceu o termo “Balonet” – O baloeiro de internet. Com o tempo, muita gente que apenas gostava de balões mas por algum motivo não tinha como fazê-los foi se espalhando de uma forma assustadora. Estima-se que hoje, temos mais de 30mil amantes da arte no Brasil e muitos deles se comunicam e trocam informações 24 horas por dia apenas pelas Redes Sociais, principalmente pelo Facebook.

O mundo dos Balonets pode até ser interessante pela imensa troca de informações na internet, porém acabou se tornando um risco imenso devido a falta de conhecimento aliada a falta de sensatez de muita gente. Afinal balão é crime federal e muita gente acaba falando mais do que devia e entregando campos de soltura, bancadas e baloeiros pelas redes sociais.

1

Acima encontramos exemplos de balões que tiveram grande repercussão e foram prejudicados pelo excesso de informações publicadas na internet devido aos Balonets. É fato que a internet auxiliou muita coisa no mundo do balão mas, como muita gente diz, depois do celular, Nextel e Redes Sociais, o risco se tornou muito grande, principalmente para as turmas que  soltam balões grandes e se destacam na boca do povo.

Neste fim de semana fizemos um teste em nosso grupo no Facebook. Com uma montagem “tosca” testamos os internautas para ver como eles reagem em relação a uma informação passada. Nela, pegamos um balão na bancada, aumentamos a quantidade de gomos para parecer um gigante e muita gente, mas muita gente mesmo sequer prestou atenção na foto e já saiu chutando o tamanho do balão:

1

Mesmo feita as pressas, a montagem chamou a atenção da galera e poucos perceberam que era uma montagem de Photoshop bem mal feita. A conclusão que tivemos é que os Balonets, realmente não se preocupam em manter a imagem do balão segura e preferem curtir e compartilhar informações sem ao menos saber se a informação é verdadeira. Também criamos um perfil há 2 meses com uma mulher bonita e conseguimos facilmente a aceitação dela por muitos baloeiros e diversos, mas diversos informaram campos, balões em confecção e datas de solturas sem ao menos conhecer realmente a pessoa, mostrando a fragilidade que o mundo do balão nas Redes Socias. è bem provavel que temos policiais, investigadores e curiosos em grande quantidade no Facebook e Orkut em busca de informações e cabe a todos ter cuidado com quem fala.

photoshop

Balão é crime e não adianta a SAB e outros órgãos e lideranças tentarem lutar para mudar isso se os próprios baloeiros, amantes da arte e curiosos não cuidarem mais da imagem do balão na internet.

Que me desculpem os Balonets, mas tenham mais cuidados com informações e perfis na internet. Depois que o computador entrou na vida de todos, ele pode se tornar um grande aliado e facilitar a vida de muita gente, mas também pode destruir muita coisa. Pense nisso e tenha mais cuidado!

Comentários:

  1. Artesperança disse:

    Show de matéria….
    Uma tapa na cara de muita gente que se acha esperto.

  2. Wallace Rocha Turma da gota disse:

    Excelente!

  3. Estilhaço disse:

    FALOU TUDO !!!

    HOJE EM DIA TÁ DIFÍCIL MESMO MUITA GENTE SÓ QUER SABER DE INFORMAÇÃO, PRA IR EM SOLTURA, TIRA FOTO E CHEGA NAS REDES SOCIAIS E SAIR DIZENDO ” EU TAVA LA “.
    APOSTO QUE TAVA LA SO PRA TIRAR FOTO POIS NEM SEQUER TEVE A INICIATIVA DE AJUDAR A TURMA COM OS PREPARATIVOS !
    A GALERA NÃO PENSA NA TURMA QUE VAI SOLTAR O BALÃO ! NÃO PENSA NOS GASTOS, DEDICAÇÃO, TRABALHO NÃO PENSA EM NADA SÓ PENSA EM SI MESMO ! DE CHEGAR NO CAMPO E SAIR TIRANDO FOTO !

    É FODA HOJE EM DIA TÁ DIFÍCIL MESMO ! NINGUÉM PENSA MAIS NA LEGALIZAÇÃO DO BALÃO ! TIRAMOS A CONCLUSÃO PELO SITE (VOTENAWEB) JÁ ERA PRA TER MUITOS VOTOS “NÃO” ! MAIS SE CONTINUAR ASSIM O BALÃO NUNCA MAIS VAI DEIXAR DE SER CRIME !

  4. komandos - parana disse:

    muito boa materia ! falou tudo ! parabens ,espero que a molecada veja e fiquem espertos ,tem muito carinha por ai que alem de dar bobeira ,acaba prejudicando os outros .abração .

  5. Nossa art Adrius disse:

    Concordo plenamente nos comentarios, o que mata o mudo do balão é o próprio baloeiro, sem noção, vandalismo nos resgates,falta de educação com próximo, lembro eu na década de 80 que saia da zona leste – sp para campinas rodava cerca de 100km pra ver um 4×4 folhas, hoje em dia vc diz: vou soltar um balão, vem ai dar uma força, apreciar a arte, ai vem as perguntas: E´riscado, é forrado, quantos metros tem.
    Ou seja dependendo da sua resposta la vai o amigo dar uma desculpa no convite rsrsrs, é assim mesmo paciência, devagarzinho as coisas vai chegando ao seu lugar, ou seja se adaptando ao novo mundo do balão.
    Mais da saudade dos velhos tempos o se dá….

  6. andre turma mpb angra disse:

    otima materia… Hj em dia ta foda… Só quem é mesmo gosta do balao…

  7. Ligero Corart disse:

    Concordo plenamente com o estilhaço!!! As Turmas hoje em dia tem que se preocupar em manter em sigilo suas solturas. CALÇA ARRIADA JÀ!!!!!!

  8. tec zs disse:

    nos somos milhões mas somos como as formigas somos milhões mas ao mesmo tempo somos pequeninos e ainda somos pior que as formigas porque elas trabalham em conjunto ,e nos não ,temos que lutar em conjunto por mudanças prá no minimo os ecologícos serem liberados e não cruzar os braços e deixar a lei ficar mais foda pra nois ,temos que nos unir e mostrar que somos milhões e somos gente ou ate mesmo soldados e porque não, vamos lutar galera poque que não luta pelos seus ideais já ta morto. quem não votou ainda com um não bem redondo pra essa lei descabida não ser aprovada ta esperando o que,ela ser aprovada,para voçe ser preso junto com verdadeiros criminosos porque so isso que vai restar pra nois .e pra finalizar vale lembrar la na cadeia num tem pc muito menos internet,vamos parar pra pensar ne não.

  9. carlos guarulhos disse:

    Muito boa a matéria parabéns aos envolvidos nossa quanto tempo
    hein Adrius Nossa art fico feliz de saber q esta ainda envolvido na arte dos baloes … aqui eo carlos guarulhos nem deve lembrar d mim mais …kkkk

  10. ALÊ LOCO disse:

    Realidade é uma só !! a técnologia está acabando com a arte de quem realmente gosta de junino !!!!

  11. Mindu - Balão Branco disse:

    Parabens pela materia. Espero que sirva de alerta para muita gente. E como era bom terminar um projeto em casa e abri-lo na bancada e ver a reação dos membros da turma, vendo que aquilo foi feito a mão, Na nossa bancada os projetos eram expostos como obra de arte. Valeu!!!!

  12. LUCIO disse:

    ERA BALONETS. MUITOS EMBALOS. SE ACHAM.ADMIRO AS POUCAS TURMAS DA ANTIGA QUE RESTARAM.

  13. MODELART CAXIAS disse:

    MATRIA PIK
    ISSO MOSTRA COMO SO PROPRIOS BALOEIROS SE QUEIMAM
    DIVULGANDO TUDO QUE SABE
    E ACC QUALQUER UM QUE PODE MUITO BEM SER UM FEKE!!

  14. Alan disse:

    Dinho,parabéns…..sensacional matéria.
    Tomara que essas “balonets” tenha consciência e aprendam a ficar de boca fechada.
    Abs Grande Amigo!

  15. Dinho GB disse:

    é nois manooo

  16. gabriel sem turma disse:

    po ai meus parabens pela materia ficou xou de bola que pena que existem essas pessoas ai ne…

    um grande abraço

  17. E.B.D.C. jundiai disse:

    TEM MUITAS COISAS QUE NAO PODEMOS LEVAR EM CONTA . POIS COM OS SITES DE BALOES COMO O GAZETA O PLANETA , TEM MUITOS QUE DISEM SER BALOEIROS MAS NA VERDADE É MARIA VAI COM AS OUTRAS , COPIAO FOTOS DO SITE E PUBLICAO DIZENDO TER SOLTO O BALAO , MAS NAO É VERDADE . ENTAO NAO PODEMOS ACREDITAR EM TUDO QUE VEMOS NA NET . POIS QUE REALMENTE AMA A ARTE E NAO QUER QUE ELA ACABE NAO DIVULGA NADA DE LUGAR BANCADA E ETC . POIS CADA UM FASEMOS NOSSA PARTE , E TEMOS QUE ACABAR COM ESSES FALSOS BALOEIROS . ABRAÇOS RENATO

  18. IMPARCIAL disse:

    A verdade é que 92% dos meninos que começam a fazer balão de uns anos pra cá nunca se quer colou folhas pra fazer, um 3, 4, 5 mts que seja SOZINHO sem ajuda da turminha em qual faz parte, a verdade é que ser baloeiro hoje em dia é fácil, basta ter a grana da mensalidade, a partir dai aguenta esses coitados que não sabem nem cintar sem ajuda, ficam comparando, falando de solturas, de baloes como se eles soubessem fazer balão, hoje em dia esses grupos de facebook orkut,a maioria é esses baloeiros que não sai de casa e atráves do face tentam entrar no status do momento, pode ver os que comentam ,dão palpite e comparam são sempre os mesmos, que ninguém conhece pessoalmente, porem na internet age como se fossem os baloeirão, sei que todos esses estão lendo o que eu to escrevendo, então aqui vai meu recado pra vocês ,vcs nunca serão, jamais sentirão a emoção de fazer um 5,10,15,20 ,30 mts jamais saberão como é bom isso, serão eternos parasitas que vivem da fama e gloria dos outros,ou seja gozam com o pau dos outros, e o mais triste é quem alem de tudo isso arrastam soltura , campos , festas etc, vcs NÃO são bem vindos no nosso meio e por isso que eu digo quem é de verdade sabe quem é de mentira, então não adianta vocês ficarem em sites, redes sociais, nextel , celulares pq o baloeiro que sempre tá nas parada sabe quem é os verdadeiros e quem é os balonets, então um GRANDE VÁ TOMAR NESCAL pra vcs e fiquem vendo na net afinal só isso que vcs prestam mesmo ver na net e ver o balão da equipe de vocês e posta como se fosse de vocês VERMES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! no mais ótima matéria dinho como sempre o melhor site de balão de todos os tempos

  19. E.q 3 Irmãos disse:

    Muito boa Matéria Parabéns .

  20. Renan Sigilo & Arte / Rio de Janeiro !! disse:

    Enquanto Tiver Internet Nossa Arte Ira se Caminhando para o Fim cuidado com que posta na rede Social !!
    So mais a Epoca que tinha o jornal do baloeiro eramos todos felizes e não sabiamos !!!

    Se continuarmos Assim estaremos caminhando para o fim !!

    Vamos Amigos Lutem !!

  21. NiK disse:

    Balão mão é crime!, Soltar balão que possa causar incêndio é que é crime (Art 42 de crimes ambientais).
    Posso soltar uma balão com fogo e ele cair apagado e não provocar incêndio, bastando colocar um peso leve.
    Se ele cair apagado não se enquadra no artigo 42, por isso todo balão resgatado na rua apagado tem sido recuperado pela SAB (somente associados, pois advogado tem custo, e 160 reais por ano não é nada comparado a uma multa de 1.000 reais em apenas 1 dia).
    Posso soltar um balão com radar e ele não causar transtorno na aviação em relação ao art. 261 (colocar em risco avião, embarcação etc, é desconsiderado por se tratar de crime de perigo real, traduzindo, o fato precisa ocorrer para ser enquadrado, não bastando a presunção).
    Mas concordo que a falta de União dificulta a liberação, pois preferem invadir casas, provocar intrigas, sair que nem uns doidos pela rua cometendo infração de transito etc.
    Estive até conversando com um grupo de 10 PMs e eles até gostaram do que falei, mas o Tenente citou os problemas acima e disse para mim: vocês têm que se organizar, pois para nós o que importa é a ordem, fora isso não vejo problemas.
    Se você não gosta de A ou B, se afaste , mas não precisa ser um inimigo, não esqueça que ninguém consegue agrada a todo mundo.
    Concluindo, esqueça o passado, pois temos que nos unir em uma só causa.
    Obrigado.

  22. Eduardo disse:

    Parabéns Dinho,matéria show……é isso ai pessoal tem que ter o maior cuidado….vamos ficar espertos……….

  23. kadu disse:

    eu amo balões eu sou doido por eles, mais os balões antigos eram mais simples mais eram lindo eu me canto com as fotos dos antigos vi muito outros não tive a oportunidade de ver a soltura mais acho que o balões antigos eram mais charmoso

  24. Eu disse:

    Bem o ser humano é hipócrita, todos aqui gostam de saber onde tem balão pra ir e tirar foto e depois todos falam que estavam lá, não é verdade? Todo mundo diz: No pais tal é liberado, só aqui que não. No pais tal não tem balão todo dia,tem os dias certos de soltura, não tem gente invadindo casa, nem fazendo zona. Outra coisa, balão de 20, 30, 40 , 90 metros, tá de brincadeira não é? pensem, eu também acho maneiro, mas se fosse só 5 metrinhos até 10 metros não seria show? não, mas nós temos que fazer grande por causa do EGO que todos tem, então não culpem os outros, não culpem a Globo nem a Record a culpa é dos baloeiros. todos amam os balões e tem um monte de amigos, mas basta um resgate que a amizade acaba e o amor ao balão também, pois a maioria dos balões são triturados….então sem hipocrisia, todos são culpados, eu , vc e todos aqui. se o cara põe uma foto na net como aconteceu e a pm prendeu, quem chamou o cara? e se era da turma porque postou…é o tal do EGO o cara ou a turma tem que ser os fodas no meio, digo novamente, a culpa e minha, de vc e de todos os baloeiros…

  25. Eu disse:

    Hipocrisia pura, a culpa de tudo isso é de todos eu, vc e todos aqui. Estou lendo ai que a culpa é de quem vai tirar foto e não ajuda e coisa e tal, besteira. Quem nunca foi ver um balão, tirou foto e disse depois que estava lá quando alguém comentou sobre o mesmo. Vejo também: o balão não é proibido no pais tal, só aqui, será que no pais tal se solta balão quase todo dia, será que lá sobe balão de 20,30,50 e 90 metros?Será que nesse pais um bando invade sua casa para pegar um balão fazendo zona? Aqui todo mundo é amigo e ama o balão, mas deixa aparecer um resgate, a amizade acaba e o amor ao balão acaba, pois a maioria é triturado… A culpa é minha é sua e de todos, pois o EGO fala mais alto, todos querem ser fodas perante aos outros não é verdade? Vem às festas juninas ai , cadê os de 3, 4 metros, mas não se der pra soltar um 10m de um lugar muito apertado nego vai tentar. Também vejo muita postagem de mensagem que a culpa é da Globo e da Record, vcs tão de brincadeira, o balão é proibido por lei, chega em um final de semana mil balões no céu e a culpa é da emissora de tv? tudo bem eles forçam, mas isso vem das meradas que nós fazemos hoje, é tanta reclamação que eles acharam um meio de conseguir uns pontinhos a mais na audiência. Antigamente tinha festival de balão que a polícia acompanhava de perto e porque não tem hoje….muitas besteiras feitas por nós baloeiros. Só digo o seguinte, parem de acusar, procurem se unir( principalmente nos resgates ) quem sabe um dia melhora, pois hoje não vejo jeito de melhorar…

  26. Joao disse:

    vixiii então amigo, vai acabar, pois internet veio pra ficar!

  27. eduardo disse:

    Ótima matéria, principalmente ao mostrar a foto do balão do peixe… Meus maiores amores, balão e o alvinegro mais famoso do mundo, Santos FC!!!…rs. Mas, falando do assunto, acho que o photoshop e outras tecnologias como na internet se tira o molde, o tamanho, a quantidade de gomos, de qualquer balão que queira fazer… Isso é bom pra quem conhece, por outro lado, quem está começando, acaba por começar já com balões de 8, 10, 12m… Sem ter feito os juninos, almofadas, caixas… Não sabem nem como se corte um chineisão por exemplo! E com isso, acabam não gostando de balões juninos, pequenos, e sem passar pelos juninos, acaba-se por inverter a história e por perder o prazer pelos balões… sem ter a essência.. são baloeiros por enquanto, daqui a pouco se casam, tem filhos e param com os balões… porque não tem o amor na veia, e esse amor vem com os juninos e depois sim, elevando os tamanhos… se não for assim, será o começo do fim… pensem nisso… junho e julho deveria ser meses de soltar apenas balões juninos…pra manter a tradição… v[arios no céu…

  28. eduardo disse:

    Perfeito seu comentário. Prefiro muito mais ver vários juninos no alto que apenas um balão grande. Tinha coisa mais legal que festival antigamente? E os balões que ganhavam eram em sua maioria 8 metros ou 4×4, tô certo? Um 4×4 leva uma bela bandeira, um letreiro, um painel simples, asadeltas, etc, etc, etc, é fácil de soltar, não requer “logística” de transporte e nem de campo, mas, enfim, como vc diz, o EGO supera tudo. Tem gente que deixa de fazer seus próprios projetos, pra fazer balão em turma de nome, mesmo que o projeto das grandes turmas sejam comprados, feitos por gente de fora… O importante é dizer que faz na turma “x”… que fez um 40 metros!!! São ridículos! Uns mais que os outros!

  29. Grande Famila disse:

    bem lokoo

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte