O início das turmas em Guarulhos | Gazeta do Balão
O início das turmas em Guarulhos
Publicado em 29/08/2011 | 636530 Visualizações

Bem amigos é um grande privilégio pra mim poder ser um colunista da Gazeta do Balão e, em primeiro lugar, vou fazer a minha apresentação: Eu me chamo Cesar e faço parte da turma do América de Guarulhos.

Sempre fui muito fascinado por balões como sempre falo acho que já nasci gostando de balão. Bom, nessa minha primeira coluna, vou fazer uma homenagem as primeiras turmas de Guarulhos a ganhar destaque entre os baloeiros.

Assim como em São Paulo as primeiras turmas de Guarulhos começaram a surgir no inicio dos anos 80 e acredito que a primeira turma da cidade foi a Turma da Lembrança do mestre Salvador. Ele foi o grande responsável pela evolução dos balões em Guarulhos.

Com sua turma, Salvador soltou várias armações no inicio dos anos 80. Lembro–me que em 1984, soltaram um 8×7 que revolucionou os balões na cidade que levou uma armação do Cristo Redentor. Anos depois, em 1990 criou o Jornal Gazeta do Balão, na minha opinião o melhor e mais completo jornal de balão que já existiu.

Outra turma que também surgiu nessa época foi a Turma do Lago, bem conhecida pelos seus fogueteiros.
A primeira turma de Guarulhos a ganhar destaque no mundo do balão foi a Turma da Pantera, liderada pelo Toninho. A Pantera ganhou destaque por belos e inesquecíveis balões como o 7 folhas da Criação do Mundo e do Pião de 20m dos Namorados. A Pantera continua ativa até hoje.
Também nessa época surgiu a Turma do Eskina, que sempre se destacou pelos grandes balões entre eles: 2 Zeppelins de 30m, o 15 folhas fogueteiro noturno solto em conjunto com a Turma da Estrela, o 12x8x12 fogueteiro diurno e a gigantesca Almofada de 40m que desfilou por SP inteiro. Hoje a turma do Eskina se dedica a balões solares.

A  primeira turma da cidade a soltar um gigante acima dos 30m foi a Sonho de Papel. Um dos integrantes dessa turma era o Zezinho que na minha opinião, foi o maior fotógrafo de balões de São Paulo. A Sonho de Papel soltou em 1988 um Pião de 33m ao lado da Rodovia dos Trabalhadores, hoje Ayrton Senna e foi por anos o maior balão de Guarulhos.

Na segunda parte da década de 80 surgiram várias turmas que foram importantes para o desenvolvimento dos balões em Guarulhos. Algumas delas foram: Fundão, Gigantes do Ar, Macedo, Lagrimar, Pasil, Clima Bom, Escorpião, 14 Bis, Nero, Dragões de Ouro, esta que se destacou não só pelos balões como pelos festivais que realizou na cidade, temos também a Turma do Frajola do Edu que era fera nos resgates e pegava grande parte dos baloes que caiam na cidade.

Chegamos aos anos 90 e as turmas de Cumbica, Bomsucesso e Pimentas e região começam a ganhar destaque na cidade e uma delas foi a Turma da Listagem que foi a primeira turma a confeccionar balões de grande porte totalmente riscados e com armações. A Listagem foi a primeira turma da cidade a ganhar uma Boca de Ouro o 10 folhas armação do Moinho que era acoplada com lâmpadas que davam um efeito como se o moinho estivesse girando.

Em 92 tentaram o bi campeonato com outro maravilhoso balão desta vez era um 12×12 com armação Star Trek mais infelizmente a armação caiu minutos após a soltura.

Em 1994, surpreendeu a todos novamente com o gigante 22×20 todo riscado com bandeira o balão queimou após a bandeira enroscar em árvores ao lado do campo. Isso fez com que a turma desse uma parada voltando anos depois com uma nova geração.

Outra turma que ganhou destaque pelos balões gigantes e fogueteiros foi a turma do Jurema. Gigantismo é com eles mesmos! Soltaram ao longo de sua história dezenas de balões de grande porte, na maioria fogueteiros e entre os principais um 15 folhas fogueteiro diurno, 13×13 fogueteiro noturno, o 20×20 fogueteiro diurno que subiu falhado, o inesquecível modelado de 60m e o 22x6x18 fogueteiro noturno.

Na década de 90 muitas outras turmas surgiram nessa região entre elas podemos citar: a Equipimentas que sempre apresentava belos baloes e em 99 ganhou não uma mas 2 Bocas de Ouro no mesmo ano com o Pião de 28m e o Modelado de 21m fogueteiro diurno.
Também merecem destaque a turma Elo e Guerreiros que realizaram várias revoadas que, se não estiver enganado durou até 99. Outras turmas memoráveis foram a Arte Real que soltou vários piões no inicio dos anos 90, a Turma da Bike, Jaguar, Gambá, Elite, Chugabum e tantas outras que me fugiram da memória.

Essa foi a minha primeira coluna e caso me esqueci de alguma turma, nos lembre nos comentários. Espero que tenham gostado e desde já agradeço.
Abraços.
Cesar – América

Gostou? Curta e Compartilha!
  • 23
    Shares

Mande seu Recado:

Copyright © 2006 / 2020 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte
error: Não copie, compartilhe!