O lixão mais famoso do mundo do balão | Gazeta do Balão
Página Inicial > Artigos e Colunas > Campos do Passado

O lixão mais famoso do mundo do balão

Olá amigos baloeiros nessa minha segunda coluna, vou relembrar um local que por vários anos foi palco de grandes balões, na sua grande parte fogueteiros, além dos festivais que aconteciam nesse local, que é conhecido como Cabuçu.
Não sei dizer com certeza qual foi o primeiro grande balão a ser solto no Cabuçú mas os primeiros balões de porte começaram a serem soltos no inicio dos anos 90. Em 1993 aconteceu o primeiro grande festival da turma da Harmonia, do Sr. Luiz. Neste dia subiram dezenas de balões com destaques para o modelado de 12m da extinta  Estrellar da Vila Maria e o belissimo pião de 24m da Turma Independente que desfilou por Guarulhos e desceu ao lado da rodovia Ayrton Senna. Nesse mesmo ano subiu a primeira armação que foi um 9×9 da Turma dos Anjos.
No ano seguinte aconteceram 2 grandes festivais sendo um da turma da Harmonia que teve como destaque a Careca de 20m da Turma Independente e o outro Festival realizado pela Turma dos Anjos. Neste festival subiram muitos balões e contou com a presença de várias turmas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Após estes festivais o lixão do Cabuçu ou Pleiades se tornou palco de grandes balões e em 1994, a Xumbo Grosso soltou um 10×10 com bandeira da Gaviões da Fiel e a TZN soltou um belo 11×11 que levou uma armação que retratava um Mago. Outra armação memorável foi o da Albatroz, na minha opinião um dos mais lindos balões já soltos do Cabuçu. Era um 10×9 com armação do Luiz Gonzaga.
Em 1995 não foi diferente e novamente subiram belos balões do Cabuçu onde podemos relembrar o 7x3x7 do Banha com armação do Chicago Bulls, o 10×9 com armação da Turma dos Anjos, o 10×10 fogueteiro noturno da Zepelim e o lindo pião de 24m das turmas Albatroz e Harmonia. Mas foi em 1996 que o lixão ou Pleiades deslanchou e se tornou um dos locais preferidos pelas turmas para soltarem seus grandes fogueteiros. me lembro do Truffi de 22m e o Truffi de 28m da Emenda, o Modelado de 30m da Balão Mágico, o Truffi de 30m da Buffalo Branco e o 15×15  da Zepelim da Vila Ré, todos fogueteiros e deram show.
Chegamos a 1997 e novamente mais um ano com muitos balões no Cabuçu, entre eles, o modelado de 18m com bandeira da Turma Black Sabbah, o modelado de 12m do Grupo Ufo com bandeira, o Truffi de 24m azul do Banha e o 11×11 da Balão Mágico fogueteiro.
Chegamos a 1998 e entre os muitos balões que subiram de lá nesse ano, vamos citar o 11×11 fogueteiro da Juca Bala, o 13×13 fogueteiro da Sandú, que até então não havia se unido com a Mosaico,  o inesquecível pião de 24m da TZN solto a tarde com bandeira e a bela barrica de 25m da turma GBA com bandeira e fogos que após subir e descer no próprio Cabuçu foi liberada e desfilou baixinho por toda Guarulhos e Zona Leste de São Paulo.
Em 1999 na minha opinião foi o ano que mais subiu balão do Cabuçu. Mesmo com o início da repressão aos baloeiros, muitas turmas deixaram de soltar balões na cidade e levavam para lugares mais escondidos. Nesta época o Cabuçu era um destes lugares e era comum ouvir dos baloeiros: ” Se amanhã quiser ver uma balão. acorda cedo e vai pro Cabuçu. Pode ter certeza que vai ter alguma coisa lá!”. E não dava outra! Todo final de semana de tempo bom subiam vários. Entre eles, o modelado de 18m da Albatroz fogueteiro diurno solto numa tarde de domingo, o 11×11 do Grupo Progresso também fogueteiro diurno, o pião de 20m da Oceano e o pião de 18m da Criação soltos no mesmo dia e o Lapidado de 20m da Billik’s fogueteiro noturno.
No início dos anos 2000, o Cabuçu continuava sendo uns dos locais que mais subiam balões em São Paulo, muito mais que nos também famosos campos de Itapevi e Mairiporã. Nesta época, novos campos foram descobertos como o campo do Makenzie onde subiram varios balões com bandeiras e entre eles, o pião de 16m da Turma da Paixão, o pião de 18m da Sonho de Voar em homenagem ao Raul Seixas e o pião de 28m do Vitier foram alguns que podemos relembrar. Também nessa época surgiu o campo que ficou conhecido como campo da Corrente. Ele era conhecido assim porque na estrada que dava acesso ao campo tinha uma corrente que quase sempre estava fechando a estrada então tínhamos que deixar o carro e ir o resto do caminho a pé. Desse campo subiram grandes balões entre eles o modelado de 20m da Amigos da Onça, a careca de 24m da Taypan, o inesquecível Truffi de 32m da Muvuca e o maior balão já solto do Cabuçu: o pião de 41m do Gil da turma do Lago.
Mesmo com novos campos, o mais famoso lixão do mundo do balão ainda continuava a fazer história com as solturas de vários balões. Me lembro do o 10×10 da Buraco da Onça fogueteiro diurno, a Golfier de 30m da BZL, o truff de 25m da Taypan fogueteiro diurno, o pião de 24m da Tirando Onda também fogueteiro e o último grande balão solto de lá que foi a gigantesca almofada de 40m da Turma do Eskina de Guarulhos em 2006 que desfilou o dia todo por São Paulo e sumiu.
Após anos de muitos balões e muita história pra contar, com a repressão aos baloeiros o Cabuçu ficou manjado e infelizmente, nunca mais subiram balões por lá. Um dos últimos senão o
último na minha memória foi o pião de 22m da Halloween solto no último dia do ano de 2010. Muito diferente de anos atrás onde nós que morávamos em Guarulhos, sempre acordávamos com os fogueteiros que subiam de lá e sempre que olhávamos para o céu, víamos vários balões.
Bem, essa foi mais uma coluna espero que tenham gostado de relembrar um pouco dessa inesquecível época que fez do lixão do Cabuçu um dos maiores campos de soltura de balões em São Paulo na década de 90. Deixem seus comentários, nos ajude a relembrar destes e de outros balões que subiram do lixão mais famoso do mundo do balão.
Abraços a todos e até a próxima.
César – América

Mande seu recado:

  1. pirulao disse:

    voce é foda mesmo heim Cezar , sempre tocando na nossa ferida e esse negocio de falar que se quer ver um balao acorda cedo e vai pro cabuçu é de arrepiar ,eu mesmo ja peguei o burrao e fui pro cabuçu sem saber se ia subir algum balao e chegando lá , já que o campo era na beira da rua , logo de dentro do onibus ja via um bico de pé e pensava que nao tinha acordado à toa ….

  2. Ademir disse:

    Cezar parabéns pela coluna , felizmente tive o prazer de presenciar a grande maioria dos balões citados abaixo . Esta foi uma época maravilhosa onde em todo final de semana com tempo bom sempre tinha uma armação ou fogueteiro para subir do lixão .Em 1994 eu soltei um modelado de 10 com asas delta e para-quedas no festival da harmonia e só para complementar a lista de balões memoráveis que subiram desse campo , 9x3x9 letreiro da turma da harmonia que logo após o balão subir caiu o maior temporal , pião de 24 vagalume ( 2º soltura ) , 7x3x7 letreiro da Pipoco que caiu a boca antes de tirar a ultima letra , 8X7 painel da Zepellin entre tantos outros .
    Mais uma vez parabéns e obrigado por nos trazer ótimas lembranças , abraço .

    Ademir -Turma Eskema

  3. Rafael Eq bin laden disse:

    Show de coluna eu tmb ja tive oportunidade de ver alguns balões que subiram d lá. realmente era shoe só fika lembranças e quem sabe não rola umas solturas d la´é dificil mas……abraço cesar parabéns…

  4. Fabio - Explosão & Arte disse:

    Nossa, que saudades, eu conhecia como campo do Players acho que era isso.. o clube vizinho!!!
    Me lembro como se fosse hoje de um fato muito engraçado que presenciamos la, se não me engano foi no dia da Golfier de 30 BZL, tinha outros balões no campo e soltaram uma bagdazinha que arrasto a bandeira e caiu do outro lado de um corrego que tinha la, ai um moleque foi tentar pegar e olho o corrego.. pego distancia e correu para pular só que erro o passo e caiu dentro kakakaka ai atravesso e pego o balão a gente chorando de rir da video cassetada kakak ai blz amigos deles amaram uma pedra em uma linha e jogaram para ele amarrar o balão que estava no alto.. ai blz la vem ele pular o corrego de novo!!! pega distancia.. corre eeeeeeeeee… bummmmmmmmm…erra o passo e cai novamente no corrego… nossa esse dia foi de chorar de rir… não esqueço nunca kakakakkakakaa sera que ele ou algum amigo dele vai ler isso kaakaka se alguem presencio conte ai kaaakaka
    abraços
    Fabio
    Explosão & Arte

  5. Cauê_Guarulhos disse:

    É isso ai César… Bela matéria !!

    Moro aqui no pq. Continental II

    Cansei de ver balões passando muito…mas muito perto do meu telhado..kkk
    Quem conhece o bairro sabe que é muito alto !!

    Teve balão que arrastavam as guias aqui no bairro !!

    Era demais… eu era bem mlk e acordava cedo para ver os blalões….

    Parabéns pela matéria !!

  6. Buga U.V.T disse:

    Nossa que tempo bom mesmo ……era de lei mesmo domingão de casa era so abrir a janela pra ver varias artes subirem do cabuçu muito bom mesmo e um tempo q nao volta atras mas ai a U.V.T ja deixo sua marca no cabuçu ‘a lenda’ abraços….

  7. cabelo dom e arte disse:

    mano parabéns, vc é foda hein bela matéria eu que vi poucos desse baloes passando por cima de casa quase chorei de saudade de uma baguio que eu nem vi de perto mais tem sempre alguem pra nos contar como era parabéns mano ..

  8. Cauê_Guarulhos disse:

    Fala, Fabio – Explosão & Arte…

    É bem perto do clube mesmo e o nome do Clube é Playades, existe até hoje !!! rsrsrs

    Abs…

  9. pinduka disse:

    Fala Cezar…………….cabuçu paraizo dos balões…….pena que no algeo do cabuçu ainda morava na zona norte, o bicho pegava, mesmo assim estando aqui em Guarulhos a 10 anos, logo na minha chegada aqui soltamos muitos balões la (Campo dos policias) foram varios ali, noturnos diurnos entre 2003 e 2007…..o ultimo que vi de lá foi o piao de 23m da Hallowenn e foi gratificante.
    são tantas historias que um dia só não seria possivel contar todas, mas ta valendo e parabens Cezar pela coluna e pela lembrança!!!!!
    abraço

  10. osvaldo cruz - turma dinamite disse:

    MORAVA PERTO DO CAMPO E DAVA PARA IR ANDANDO – NOSSA VI MUITOS BALÕES NAQUELE CAMPO E O QUE MAIS ME MARCOU FOI FESTIVAL DA TURMA DOS ANJOS QUE POR VÁRIOS FINAIS DE SEMANA SEGUIDOS SUBIRAM DEZENAS DE BALÕES – NOSSA TEMOS GUARDADAS MUITAS FOTOS.
    O BALÃO DO GONZAÇÃO MARCOU – PENA QUE CAIU A BOCA APÓS O BALÃO TER LEVANTADO O PAINEL
    O DO CHICAGO BULLS TAMBÉM MARCOU
    OUTRO BALÃO QUE MARCOU FOI A SEGUNDA SOLTURA DA CARRAPETA DA TURMA INDEPENDENTE NOS FESTIVAL DA TURMA DOS ANJOS E PORCAUSA DO VENTO O BALÃO NÃO LEVANTOU A BANDEIRA (QUE ENROSCOU NA ÁRVORE) E O BALÃO FOI LIBERADO SEM A CHURRASQUEIRA E TODOS CORRERAM PARA RESGATAR O BALÃO E O MESMO PASSOU O DIA TODO PASSEANDO POR CIMA E MAIRIPORÃ, ATIBAIA E BRAGANÇA E SUMIU – NEM SEI SE DEU RESGATE.
    NOSSA FOI MUITO BALÃO QUE VI A BARRICA TAMBÉM MARCOU, POIS ACHO QUE FOI A MAIOR BANDEIRA QUE VI- REALMENTE SÃO MUTIAS HISTÓRIAS E SUGIRO QUE FALEM TAMBÉM DO CAMPO DO RANCHO DA PAMONHA – LOCAL BEM PRÓXIMO AO CABUÇÚ E COM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR COMO O 18X18 NOTURNO DA EMENDA – VOU PARAR SE NÃO VOU PERDER O DIA TODO DIGITANDO.
    UM ABRAÇO A TODOS.

  11. leo ...os naypes disse:

    meu nome é leonardo há 4 anos nos naypes…..fiz balao na gavioes noturno e também soltamos um balão no cabuçu…era um pião de 17 desenhado tema fundo do mar . nesse dia tambem subiu um pião da sonho de voar bandeira do raul seixas…(campo do pleiads)..nosso pião desceu dentro brejo no parque ecológico tiete e ficou com a turma do bidu (acho que de são caetano)esse balão subiu de novo á muito tempo de guaianazes(falcoes do ceu)….vi o festival dos anjos ,o painel dos anjos, que depois no dia seguinte subiria o truf da emenda paraquedas fogueteiro….(passamos a noite dormindo no carro quando acordamos o truf já estava subindo…..quase não vimos)

  12. sem turma disse:

    so de lembra da um aperto no coraçao .lembro q eu ficava aki da onde eu moro em itaqua so esperando os bicao vim um deles foi o truf de 32 da muvuca… o tempo bom …..

  13. bruno turma SÓ SEDA GUARULHOS disse:

    Moro aqui no cabuçu a 21 anos, e presenciei todos estes baloes, aquele truff de 28 fogueteiro da emenda com paraquedas fogueteiros marcou, DEU SHOW, o modelado da emenda de 20 que subiu aqui do pesqueiro Cabo Sol, era a terceira soltura,um truff de 20 fog diurno verdesolto do campo do mackenzie numa seunda feira, varios durante a semana, todo dia era dia de nortunos resgatados, o pião de 41 do gil, o mesmo lugar de onde subiu o pião do nero de 16 em plena segunda feira,
    Por aqui foram varios resgates, o truff de 20 da excalibur, o pião de 24 da hamister 1° descida, o painel da gnb do mickey de 12 metros perfeito, o modelado de 16 painel do zeca amizade da estrela do ar, bagda de 12 metros da balao de ouro, modelado de 12 da só lazer era um azul que ficou horas no ceu em janeiro deste ano, fora gigantes que caem por aqui na mata proximo da represa.
    Com certeza antigo paraiso de soluras e hoje de resgates.

    TURMA SÓ SEDA GUARULHOS

  14. bolacha walloin disse:

    que e poca boa lembra desse amofada de 40 mt do esquina muito bom valeu atodos

  15. soluar disse:

    PUTS CESAR SHOW DE LEMBRANÇAS EU ERA MULEK QNDO FUI VER O PAINEL DOS ANJOS Q NAUM PUXOU A ARMAÇAO POR 2 TENTATIVAS UMA PENA …. NESSAS COLUNAS NAUM DA PRA POR O LINK DO GOOGLE MAPS PROS MAIS NOVOS VEM OND ERAM EU MSM QNDO PASSO POR UM LOCAL Q JA FOI DE SOLTURA PARO E FICO LEMBRANDO DO DIA EM Q VI SUBIR UM SONHO ,Q VI SE REALIZADO E AGORA TORNOU SER SONHO NOVAMENTE POIS SÓ RENA LEMBRANÇAS … FMZTTL FICA COM DEUS

  16. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Eu nunca fui no Cabuçu, mas ouvi várias histórias de balão que subiram de lá. Inclusive lembro da filmagem de um pião preto não me lembro o tamanho, mas era fogueteiro e era da PIPOCO. Esse pião era muito louco. O PITUCA que era da Vila Olimpia me dizia que lá subiam muitos balões bons e que tinhamos que conhecer esse local, porém nunca deu. Uma pena mesmo não ter podido acompanhar as solturas dos belos balões que subiam de lá.

  17. turma da cantareira disse:

    Esse subia vários fora os festivais , dos anjos e harmonia.
    A maioria dos balões das fotos estava o tempo bom que não volta mais.

  18. EQUIPIÃO PENHA Z/L disse:

    FUI POUCO NO CAMPO MAIS VALEU CADA MINUTO SEGUE MENÇÃO À ALGUNS ZEPPELIN DO RJ VERDE E LARANJA QUADRICULADO C/ BANDEIRA NIRTERÓI ABRAÇA SAMPA , 4 OU 5 PIÕES CONJUGADOS BANDEIRA, PIÃO C/ BANDEIRA DA ONÇA E OUTROS E MUITA NEBLINA
    TETO BAIXO NEBLINA TOTAL E O FESTIVAL ROLANDO EIS QUE O TONTO C/ QEM FOMOS NO SEU CARRO VEIO EMBORA C/ MEDINHO DA PATROA …….PORQUE FOI ? ARMAÇÃO DO BUDA , MODELADO 30 m BALÃO MÁGICO ATÉ HOJE NÃO SEI COMO FICAMOS SABENDO MAS EU GORDINHO C/ PASSATÃO VERDE VEIO NA PISTA NA CARA DURA DA AVENTURA SEM CARTA E É CABUÇU……..

  19. top gun disse:

    Caramba!!!! cezar você me fez viajar em um dos melhores tempos da minha vida, tempo em que podiamos ver nossos balões subirem com orgulho e sem repressão, ooo tempo maravilhoso!!! ivan top gun/zl a corrente jamais será quebrada!!!

  20. RODRIGO FELIZATTI s/turma disse:

    FANTÁSTICO, EU MORAVA NO VILA ZILDA QUE FICA BEM PROXIMO DALI…..E VI VARIOS MAIS VARIOS BICHÕES PASSANDO BEM PERTINHO…….E TEMPO BOM…..QUEM SABE VOLTA DE NOVO UM DIA…RESAMOS !!!!!

  21. 'ROBSON ' BALOEIROS DO 30 ZN disse:

    EM PRIMEIRO LUGAR BOM DIA A TODOS OS BALOEIROS E AMANTES DESSA ARTE QUE P/ MIM NUNCA VAI CABAR SE DEPENDER DE MIM , EM FALANDO DO LIXAO DO CABUÇÚ EU MORO BEM PERTO DALI E PRESENCIEI VARIOS E VARIOAS BALOES DESSE PALCO QUE FOI COM CERTESA O MAIOR LUGAR QUE JÁ SUBIRAM BALOES E UM QUE EU ESTAVA PRESENTE LÁ QUE FOI UM GIGANTE TAMBEM FOI A BARRICA DE 27M DA TURMA DO PARAO QUE ERA BANDEIRA E FOGUETEIRA QUE LOGO DEPOIS QUE COMEÇOU A LIBERAR A BANDEIRA A GAIOLA ABRIL E ABRIU O BICO E DESCEU PROXIMO DALI MESMO ELA DESCEU DENTRO DE UM BREJO E TINHAM VARIAS TURMAS E DAI CHEGOU UM AMIGO QUE FAZ UM TEMPAO QUE NAO HÁ VEJO O ZÉ DA TZN CHEGOU NA BOCA E FALOU QUE É BALOEIRO DE VERDADE VAI ATRAZ E LIBEROU A BARRICA COM A BOCA , ELA DESCEU EM BERTIOGA E OS PESCADORES TACARAM FOGO NELA .
    E ADVINHEM QUE FICOU COM A BOCA DESSA BARRICA O PROPRIO “ZÉ DA TZN ” QUEM A LIBEROU NO BREJO ESSE CARA ERA DOIDO MESMO POR BALOES ESPERO QUE ELE ESTEJA SOLTANDO AINDA POIS NOIS FICAVAMOS EM CIMA DA PONTE NO RETORNO DA FERNAO DIAS SÓ VENDO OS BALOES E NOS QUE CAIAM PROXIMOS DALI OU QUE CAIAM DENTRO DO PARTE FLORESTAL PRATICAMENTE RESGATAMOS TODOS POIS CONHECEMOS A MATA COMO A PALMA DA MAO E SABIAMOS POR ONDE SAIR QUE NAO TINHA COMO NIMGUÉM PEGAR NOIS DA TURMA ERA MTO BOM ESSA ÉPOCA E ESTOU PASSANDO A VOCEIS COM MTO ORGULHO ESSA HISTORIA DA TURMA BALOEIROS DO 30 . AGRADEÇO PELO ESPAÇO E PODER ME EXPRESSAR . ESPERO QUE A GAZETA DO BALAO CONTINUE SEMPRE ASSIM VOCEIS ESTAO DE PARABENS POIS ISSO É UM VERDADEIRO AMULETO DE RECORDAÇÕES P/ QUEM CONHECEU O FAMOSO “””LIXAO DO CABUÇÚ”””””.

  22. t.snb disse:

    vi muito balao do cabuçu bons tempos.

  23. milton turma pressão total guarulhos disse:

    Nóssa varias lembranças,que tempo bom……..Esse mofadão tive o prazer de ir ver…..Que manha belissima,algo inexplicavel ver aquele gigante subindo…..Fomos eu tpt,pirulão pantera e outros amigos,vim embora e quando olho pro céu.o bitélo tava ganhando altura e sumiu……………….

  24. Clodoaldo Sales.turma do sales.N.Iguaçu.RJ disse:

    REALMENTE ESSAS LEMBRANÇAS SÃO SHOW,AQUI NO RIO A MINHA MAIOR LEMBRANÇA É PEDREIRA DE INHAÚMA E AS ÁREAS AQUI DA BAIXADA COMO:SITIO DA PAZ E DO FLAVIO EM AUSTIM,N.IGUAÇU,QUE SADADE,AGORA PRA VER UM BALÃO AQUI SÓ COM BOLA DE CRISTAL KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  25. luis disse:

    Puta tempo bom, moro atrás do morro sentido começo da Serra, via todos de camarote, hj em dia é dificil acordar com um fogueteiro de domingo de manhã, várias manhãs perfeitas.

  26. Beto disse:

    Nossa que tempo bom…
    Fiz muitos balões nesses festivais…vou mais longe ainda…Sou do tempo que os festivais aconteciam no campo da lazer, hoje próximo ao Hospital
    São Luiz Gonzaga no Jaçanã. Morei 25 anos no mesmo prédio do Sr. Luiz da Harmonia, me lembro de um balão que fizemos juntos, 2 metros de seda com mais de 14 mil coladuras de 1 milimetro cada. aprendi muito com esse senhor que andava pelos festivais independente do frio com sua bermudinha e sua camiseta olhando os balões de um em um para conferir a arte de perto.
    Sinto muito saudades dessa época…

  27. loko disse:

    ATÉ HJ ADMIRO BALÕES SIMPLES, SÓ O FATO DE SUBIR JA TA VALENDO, LIXO É QNDO INFELIZMENTE FICA NO CHÃO, QUEIMA, ENFIM DA ERRADO, ATÉ UM CHINEISINHO Q SOBE É LEGAL.

  28. Cabelo SCORPIONS cisper disse:

    Esse campo era show de bola !!! Lembro de varios que subiram de lá ,dos piões de 20 mts com band que subiram no mesmo dia,um da criação e o outro da oceano que deceram em Guarulhos um na Base Aérea e o outro em uma empresa na Santos Dumont.Nesse dia estavamos no lixão de São Miguel paulista na Jacui na soltura do pião de 22 mts da extinta luar zona leste,o 15×15 fog da extinta zé pellim da vila ré, o careca de 24 mts da taypan que passou tirando um pelo na leste, o modelado de 18 mts fog da albatróz solto á tarde no domingo inesquecivel ,passou bem baixo pela leste pipocando ,era um barato ver o pessoal olhando adimirado para aquele balão dando aquele show aquela hora da tarde !!!

  29. TURMA DO NOVA disse:

    NAQUELE TEMPO ERA FOda . BANDEIROES E FOGUETEIROS DE 5 GAIOLA o ULTIMO NOSSO 350 CURTINHOS E 1200 De Laizer.

    Arregaço o Nova Petropolis 6x 6

    • TURMA DO NOVA disse:

      Ai foi showww mmesmo causamos e parou o nova…………

      • TURMA DO NOVA disse:

        O Zé do descordenado amigo nosso acendeu o paviu antes de ter a força para subir a ora que vi foi tarde palando e bambas e laizer junto na mesma gaiola. Mas sem palavras não fomos no resgate e não tivemos mais noticias………

  30. comando oeste osasco disse:

    ZECA,NESSA CARECA DA TAIPAM EU ESTAVA,CHEGAMOS BEM CEDO UMAS 5 DA MANHA,E NA ENTRADA TINHA UMA CORRENTE QUE DEU TRBALHO PARA O CAMINHAO PASSAR COM O BALAO ,NESSE DIA SUBIU O PIAO 18X MEM,E VARIOS OUTROS ATE UMAS 9DA MANHA QUE TEMPO BOM VALEUUUUU….

  31. Beto turma da Maloka zn disse:

    Eu tbm soutei balao de la um pião de 12 mts bandeira do cristo,um modelado de 12 fog. noturno, na epoca eu tinha uns 15 anos hoje eu tenho 30 e sinto muita saudade daquele tempo ….e tempo bom……

  32. PUFF - GENIOS CISPER disse:

    Fui ver muitos balões do cabuçu inclusive o pião de 24 da independente na década de 90,fui no resgate dele,desceu bem no meio do rio tiete em uma ilhazinha kk na época não sabia nadar mas mesmo assim entrei no rio mas logo desisti,tempos bons que não voltam mais abraço a todos.

  33. Leandro disse:

    Só de pensar que seu primeiro balão fui eu que te ensinei fechar…e olha hoje, escrevendo matérias dessa arte maravilhosa… Parabéns meu amigo, ahh mais uma coisa,ve se consegue postar algum balão do TITI ( t. do Pixote ).

    Valeu abraços… Leandro.

  34. america disse:

    verdade mesmo leandro kkk, comecei a fazer balão com meus 7 anos de idade mais nunca tinha noção como se fazia um balão de verdade quando te conheçi eu tinha meus 16 anos de idade, lembro até hj que vc me encinou a fechar no rami cintar unir colar a boca e fazer as bucha,até bater os respiros que não sabia, cada um tém seu mestre e vc foi o meu até hj lembro isso quando a gente aqui na sede lebra do passado eu sempre falo eu aprendi a fazer balão com o leandro
    abraço e até mais

  35. RENATO -TNC disse:

    Caros amigos, tive a grata oportunidade de acompanhar varias solturas em Itapevi.

    Tempo maravilhoso e inesquecível!! Saudades dessa época.

    Um grande abraço a todos os amantes da arte!


*