O resgate de um gigante | Gazeta do Balão
Olá amigos. Nesta minha coluna de estréia vou contar a história do maior resgate da história: O resgate da gigantesca Bagdá de 60m da BZL de São Paulo pela minha turma, a Cometa e a Emoção aqui do Rio.

Era uma manhã fria, domingo do feriado de 21 de abril de 2010. Estávamos eu (Alan), o João, Rodolfo, Elcio, Neguinho, William e Cone da Cometa e dois amigos da Turma Emoção de São Gonçalo: Ivan e Cacá.Infelizmente nesse dia, mesmo sabendo do balão não podemos ir para São Paulo, então acordamos cedo e nos esncontramos no mesmo lugar de sempre onde ficamos esperando os balões aparecerem para ir resgatá-los. Em pouco tempo lá, avistamos um balão e saímos atrás dele. Era um pião de 24m em sua segunda soltura. Ao mesmo tempo estávamos em contato pelo rádio com os Amigos de São Paulo pra saber o destino da Bagdá.
O pião estava num vento muito forte e acelerou pra direção de Macaé muito rápido. Acabamos desistindo. Depois veio um outro balão, desta vez um modelado de 18m também na mesma direção e aceleradíssimo. Paramos na entrada de Macaé, estavam os 2 caindo ao mesmo tempo. o Pião e o Modelado. Bem perto um do outro. Tinha bastante gente. Neste momento recebemos uma ligação falando que o 60m já estava no Rio. Calculamos a hora que ele subiu de São Paulo com a hora que chegou no Rio e acreditávamos que ele ia pegar esse mesmo vento forte que os outros dois pegaram.
Mesmo sem ver o balão tomamos a decisão de traçar uma rota no mapa e seguir em frente pra tentar achar ele na região Muriaé ou Itaperuna. Andamos mais ou menos 250km pra frente sem ver nada. Quando estávamos quase em Itaperuna às 14:00 que o Neguinho viu um vulto atrás de uma nuvem. Paramos o carro e esperamos a nuvem passar e para nossa alegria lá estava o bichão paradinho sem se mexer, parecia estar nos esperando.
Ele veio no mesmo vento dos outros, mas quando chegou nessa região saiu do vento e ficou desfilando baixo nas cidades largando pedaços da bandeira pra todo lado. Entramos para São Fidelís, cidade ao norte fluminense na região de Campos dos Goytacazes, onde já estava bem baixo e veio a descer nos vales em cima de umas árvores às 17:20h. Subimos correndo os morros e avistamos o balão deitado, mas como já estava escurecendo tivemos que marcar o local pra voltar depois.
No juntamos e decidimos ficar em uma pousada na cidade e esperar o dia amanhecer. Um amigo chamado Willian pegou um ônibus e teve que voltar por causa do trabalho e todo o restante resolveu ficar e terminar a aventura. Aquela ansiedade toda e ninguém conseguia dormir. Quando amanheceu começamos a caminhada que durou mais de 2 horas rumo ao bichão.
Quando chegamos foi uma alegria só. Abraços,gritos, fotos e muita filmagem com recados pra muita gente.
Ficamos 6 horas dentro do vale, recolhemos tudo que dava pra levar e deixamos a boca desmontada no mato escondida. No sábado seguinte voltamos e buscamos a boca e também o restante do cabresto que ficou no local, era uma felicidade só!
O balão estava todo rasgado, mas só pelo fato de termos conseguido fazer até agora uma façanha inédita de resgatar um balão de 60 metros de seda isso ficou marcado a história dos resgates não só da turma da Cometa mas de todos que gostam de balão. Inteligência, persistência e confiança. Isso é o resumo de nossa história. Para muitos é impossível acompanhar um balão desse porte, mas como somos teimosos, temos determinação e uma boa equipe mostramos o contrário pra muita gente. Que venha o 90!
Abraços a todos
Alan – Cometa

Comentários:

  1. tim e amigos disse:

    é loucura mas ,é uma loucura deliciosa quem ja passou pode confirma ,quem ainda não, pelo menos tente fazer isso 1 vez garanto que não vai se arrepender ,sei que tem muita gente que esta achando ,esta tudo rasgado mas a emoção de esta ali na quele momento é incriveu kkkkkkkk e so alegria e nada mais prabém a todos baloeiros do brasil

  2. Cauê_Guarulhos disse:

    Mano !!
    Só de ler já da moh emoção !!
    vc descreveumuito bem a história… parabéns…

    E ai sem chance de recuperar o balão ??

    Abraço

  3. JHONAS A FIRMA SP disse:

    caramba meu pode escreve um livro por que essa historia é muito louca tem que ter coragem faze um baguio desse e dinheiro tambem kkkk parabens pretendem usar boca?

  4. pedro disse:

    que resgate loko meu e pensar que a bagdar de 60 mts caiu no rio deve ter passado alto pra carramba esse balaoçao esse pandeirao tomara que esse balao seja recuperado e suba tao lindo quando ele subiu pela primeira vez ba sorte cometa e emoçao..

  5. Johnny (Só Amigos-SP) disse:

    Resgate dos sonhos hein, pouca gente e gente q sabe resgatar balao e não uns vandalos q a gente ve destruindo um trabalho de meses ou até anos……………….Parabéns………………….

  6. Alan Cometa disse:

    galera,realmente o resgate dos resgates..o balão infelizmente ñ teve conserto e a boca será usada em um de nosso resgatados(temos poucos rsrs)
    o restante está sendo usando em outros balões…
    Mas vlw galera,realmente foi uma história e tanto!!!

  7. JUNIOR -MILLENIUN disse:

    Caracas Alan, eu sei q vcs gostam de resgatar balões, mas ai fazer o q vcs fizeram no bagda de 60 não tem preço… Sou louco para fazer um resgate no mar, acho tbm incrível… quem sabe um dia a convite de amigos do Rio… Agora esperar pelo 90, e resgata-lo eu pago para ver…
    Será q sobe novamente. Parece q ja foi pro espaço, o dono dele queimo-o…
    abçs

  8. max mais conhesido como CACHORRAO disse:

    representarao sempre escutei falar da cometa karas como vcs q representao os baloeiros do brasillllll, vlw forte abraço atodos

  9. fabio disse:

    Valeu cometa rio, por nos dar essa linda historia da nossa linda bagda de 60 mts.
    A soltura deste maravilhoso balão, é inequesiveo para nos.
    Muitos diziam que iria esplodir, por se de seda .
    Mas um balão, bem feito com amor , carinho e dedicação, conceteza dara certo.
    Cometa, é equipes assim que nos espelhamos, com belas solturas e grandes resgates.
    Muito obrigado turma Cometa Rio familha BZL

  10. alexandre loucos por resgate jpa disse:

    po cara me emocionei com essa historia so quem gosta que pode sentir o que eu senti ouvindo essa historia chego ficar arrepiado ouvindo essa maravilha de resgate parabens galera da cometa.

  11. VELHO TAE RJ disse:

    PUTA RESGATE BELA ESTORIA VALEU COMETA NAO PARA NAO E ISSO AI.

  12. Falcão Negro disse:

    shoooooooooooooooooooooow de bola penso q emoção adrenalina a paixão por balão deve ter cido marcante mesmo parabeens !

  13. kenio - familia brasao disse:

    primeiramente , parabens a turma BZL , conheço o mazinho e estive na soltura desse bichão , foi a maior emoção que senti , desde que vivo nesse mundo do balao…….. o bichão ficou nervoso , o guia do mazinho BZL tinha acabado e o bortoloto dos naypes tentou mas ja nao dava pra segurar o bichão nos guias . a bagda saiu arrastando a antena em direção as arvores e com um dedo de DEUS ela tirou a bandera , meu coração quase saiu pela boca, … que emoção inesquecivel … quando o bichão estabilizou no alto eu comentei com meus amigos…. vai pra cidade maravilhosa RJ…. parabens a turma COMETA e EMOÇÂO , voceis são DOIDOS MEMO…..QUE RESGATE HEIN….A FAMILIA BRASÃO MANDA UM ABRAÇO …….KENIO GORDÃO NUMBER ONE NA PARADA …issomemo memo memo memo memo….tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu pro 6….

  14. ddn disse:

    o que as pessoas não entendem é que o prazer em viver esta nas coisas que vc gosta! parabens.. essa vida é muito curta pra ficar se stressando e levando tudo no pé da letra.. essas historias ninguem tira da mente de voces..

  15. claudio - sem turma disse:

    Um dia desses estavamos no resgate do 26mts da equipe ” Obra de arte”
    Andavamos, andavamos e o balão não decia, já tinha andado quase 300km a contar da minha casa, derrepente e o bichão despencou, achei que iriamos estar sozinhos, mas literalmente “caiu balão”.mas foi legal
    Esse resgate BZL 60, deve ter sido muito looooookkkko. No mesmo dia ao entardecer já tinhamos ouvido essa converssa. Não acreditei!!!! Taí as provas…..

    Abraços.
    OBS: Estaremos ai no Rio representando SP no Festival

  16. arte linda disse:

    po, muito legal esee site aki pra esrever uma historia emocionante como essa. moro em sp mas conheco sao fidelis. valeu. viva o balao e 3 festival da sab em itaborai. se alguem souber de alguma caravana me avisa. eu conhece o local e sei como ir. eu013355@hotmail.com

  17. binho/antigo integrante da turma por do sol sp disse:

    Linda historia,faz mais de 14 anos que nao mexo com balão, eu era apaixonado:
    aqui em sampa a policia esta muito no pe. e para soltar balao ja nao e a mesma coisa!
    eu ja tive o prazer de resgatar uma carrapeta de 24mts com meu primo(posso dizer que e o maior orgasmo que ja tive)
    e indiscritivel a emoção que vcs devem ter sentido,parabens pelo resgate os rasgos que o balão teve e o de menos a emoçao maior deve ter sido ter estar presente nesse dia.

  18. alemao balopira disse:

    ai cometa um grande abraç pro alan neguinho joao toninho rodolfo mo saudade de vcs .
    foi um grande resgate mesmo nao e pra qualquer um parabens cometa !!!
    ai neguinho v si nao vai casa emmm kkkk to brincando … abraç!!!!!

  19. papagaio pipas disse:

    este regate foi pica os cadeicharao um 24 para tras mai foram bem feliz com este belo resgate

  20. leco disse:

    Esses eu conheço miuto bem , são da galaxia mesmo , ja tive a satisfação de correr com eles!!!!!

  21. leco disse:

    Esses são realmente da galaxia, ja tive a satisfação de correr com eles

  22. julinho disse:

    ai galera! belo resgate estão de parabens fiquei sabendo de boca que a cometa tinha resgatado ao ler o comentario e vendo as fotos fiquei doido mas valeu galera um abraço de todos da t.ressaca

  23. gabriel sem turma disse:

    pow ai aquele cara caindo do balão que foi sinistro

  24. turma eskulacho disse:

    salve rapa fazemos resgates aqui em sao paulo tambem,forte abraco a todos,parabens pelo resgate,balao nao e crime e um art baloeiro de verdade infeita o ceu da cidade.

  25. gustavo disse:

    esse balao e muito grande

  26. jovem rio disse:

    ser balao e arte mulher e o que mano en fala ai

Mande seu Recado: