Oh! Papinho cansativo.... | Gazeta do Balão
Oh! Papinho cansativo….
Publicado em 15/07/2011 | 260182 Visualizações

Gente, desculpa mas essa não podia passar em branco. Leia abaixo:

Balão é lançado próximo a rota de aviões no Rio

O balão chegou a sobrevoar próximo a um avião que decolava do aeroporto Santos Dumont

Um balão foi lançado próximo ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e chegou a sobrevoar a poucos metros de distância de um avião que acabara de decolar na manhã desta quinta-feira, após ter passeado sobre o centro da capital fluminense.

No dia 17 do mês passado, policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apreenderam 35 balões em uma operação realizada em Realengo, na zona norte do Rio, e em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Dois homens foram presos e liberados após o pagamento de fiança de R$ 1 mil. Na ocasião, a polícia prometeu intensificar as ações de combate à fabricação e à soltura de balões. A prática é considerada perigosa principalmente por ser capaz de prejudicar o tráfego aéreo.

Créditos: Portal Terra e Portal R7

Como a imprensa brasileira é ridícula né? Primeiro, eu como jornalista entendo muito bem que jornalista entende de reportar, contar fatos e não de física. Mas antes de falar de física vamos falar de bom senso, coisa que não só jornalistas mas todo ser humano tem que ter. Quantas milhares de vezes vamos ter que ler ou ver na mídia imagens de um avião a quilômetros de um balão e o inteligente editor de texto (a pessoa que escreve a matéria para o locutor ou apresentador ler), dizer que um avião passa próximo a um balão e quase causa uma tragédia? Será que é verdade mesmo? Caramba, será que um ser humano em normais condições mentais não percebe que o balão está a quilômetros do avião? Tudo bem que 1 quilômetro para um avião é coisa de segundos mas pelo que sei, todo piloto olha bem o que tem pela frente enquanto está pousando ou decolando. E digo mais, posso até estar enganado mas parece que é de propósito. Toda vez que tem um balão na reta de um helicóptero de tv eles fazem de tudo para posicionar a câmera para o avião passar no ângulo onde o balão está focado só pra dizer a mesma ladainha. Sem contar que os helicópteros da Band, Globocop e o Águia Dourada da Record adoram mostrar balões e fazem com que muitos deles caiam ou queimem devido a turbulência do helicóptero só pra mostrar um balão queimando. Tá na cara que o sonho deles é mostrar uma tragédia com um balão.

Agora o que é mais perigoso? Um avião subir de Guarulhos e passar a quilômetros de um balão que está lá em Nazaré Paulista ou os aviões que passam a centenas de metros dos prédios na Av dos Bandeirantes ao lado do aeroporto de Congonhas, aquele do avião da TAM. Eu pelo menos posso dizer pois minha família teve uma fabrica de velas por anos em frente a rampa da AV. Pedro Bueno do outro lado de Congonhas. Toda vez que um avião subia ou pousava ali, termia tudo. Parecia que o teto ia cair.

Voltando a falar de física, se eu estiver errado, eu peço desculpas e que me corrijam mas já vi diversas vezes falarem que um balão de 100 kilos ao se chocar com um avião a 700km por hora causaria um impacto de 5mil toneladas. bem, olhando pela física a conta está certa mas esses “inteligentes” se esquecem que um balão no céu não é uma pedra voando. O balão no céu é leve, não é sólido e basta um leve deslocamento do ar causado pela turbulência do avião bastava pra desintegrar ou pelo menos jogar o balão longe?

Até quando a irresponsabilidade de alguns jornalistas em dizer que balão derruba avião vai continuar? Afinal, são tão ignorantes que até por janela balão de bambú já entrou causando incêndio.

Gostou? Curta e Compartilha!
  • 10
    Shares

Mande seu Recado:

Copyright © 2006 / 2020 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte
error: Não copie, compartilhe!