Turma da Saudade | Gazeta do Balão

Vila Piauí, Zona Oeste de São Paulo. Quem passa por aquele campo de várzea próxima a Avenida Mutinga mal imagina que ali foi um dos palcos dos maiores festivais de São Paulo, os Festivais da Turma da Saudade. 01 Realizados no fim de junho de cada ano, os Festivais da Turma da Saudade foram realizados de 81 a 88 e de 90 a 97 e, em cada edição, centenas de balões e milhares de baloeiros acompanhavam as solturas e no final o resultado dos campeões. 20 Dizem que no Festival de 1990 que foi realizado no mesmo dia (24/06) do jogo Brasil e Argentina na Copa e do Festival da Turma da União há poucos kilômetros de lá, foi a manhã que mais subiu balões em São Paulo. Quando acabou o jogo, o festival ainda rolava e muita gente revoltada com a derrota da seleção, soltou tudo que havia guardado para toda a copa naquele dia. Abaixo seguem fotos do Festival de 96 enviadas pelo amigo Adauto da Turma Águia Real.

0102030405060708091011121314151617181920

10686775_10202839969702497_8184164689082031652_n

Colabore! Se tiver fotos deste ou de outros festivais, as envie para o email: gazetadobalao@gmail.com

Você se lembra destes festivais? Então conte sua versão e ajude a lembrar de uma época maravilhosa. Basta preencher o formulário abaixo:

Comentários:

  1. rodoxx disse:

    Muito boa a lembrança !!!

    No dia em que o Brasil perdeu da Argentin,a em 90, soltei um caixa de 32 folhas. Isso já faz 22 anos e ainda está na minha memória. Vocês têm razão. Foi um dos dias que mais vi blões em uma manhã. Sem dúvida maravilhoso. O vento soprava aqui pela região do Horto e os balões do festival da Saudade vinham nessa direção. Não me esqueço de dois piões conjugados, uma carrapeta toda Azul, enfim, muitos e muitos balões. Ainda sonho em um dias desses voltar !!!

    Valew pela lembrança Gazeta do Balão…vcs realmente sabem o real sentido de gostar de balões..

  2. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Pessoal vale lembrar que essas fotos foram feitas pelo meu grande irmão Claudio da TIB, nesse época nós faziamos balões juntos na Vila Olimpia e pegava o carro de meu pai escondido e saíamos na correria para esses festivais e os da Saudade nós nos preparavamos o ano todo. Pena que temos poucas fotos, mas já deu para matar a saudade da TURMA DA SAUDADE.

  3. Sem turma disse:

    Sem dúvidas isso faz lembrar os grandes momentos da minha infância, quando aguardava ansiosamente o dia desse festival, morava em Pirituba e os balões passavam aqui por cima era extrordinário ….quanta saudade!!!!!!!!!

  4. comando oeste osasco sp disse:

    zeca comando oeste tive a oportunidade de estar em 4 festivais da saudade em 94 95 96 97 uma das maiores turmas de baloeiros da decada de 80 e que reuniu multidoes com seus paineis e com os festivais que encheram os olhos de criancas e velhos de emoçao e lagrimas ao mesmo tempo que nunca sairam de nossas memorias a saudade nunca morre enquanto estiver dentro de voce obrigado Dirceu e compania

  5. Cauê_Guarulhos disse:

    Não estava neste festival, mas nesse dia subiram vários balões lá em guarulhos… o céu estava forrado…

    Meu soulto um caixa de 64 folhas… todas as partes eram a bandeira do Brasil… foi um belo dia !!

  6. rogerio disse:

    Na década de 80 tive a honra de ir a 4 festivais da turma da saudade , só quem vivencio aqueles momentos mágicos em que subiam aos céus vários balões ao mesmo tempo até começar a brisar, sabe a emoção e saudade que dá, que época de ouro.
    Fica a minha admiração e a pergunta, a turma acabou por completo ?

  7. turma unidos do parque disse:

    fui em varios festivais da turma da saudade nunca ia imaginar que um dia ia morar do lado do campo tive o prazer de conhecer o maraba gente fina a saudade vai fazer 30 anos

  8. turma unidos do parque disse:

    tenho algumas fotos dos fetivais e um video de 95 vou ver se mando para vcs valeu pirituba na area

  9. rogerio nossa art disse:

    oitavas de final brasil e argentina 1 x 0 argentina que decepiçao para nos brasileiros. mas para nos baloeiros nao, lebro como se fosse hoje o ceu lotado de bandeiras do brasil e do mascote da copa da italia ,nesse dia eu e meu primo pegamos um caixinha e varios chineizinho ,apos o jogo subio tudo e a noite soltamos um mofada de 24 folhas . nossa que saudade desse tempo.

  10. Adauto Aguia Real z/s disse:

    Ae Unidos do Parque manda ai para relembrarmos os bons tempos dos grandes festivais.

    Estou tentando encontrar outras que tinha do festival que era ali perto da Rodovia Anchieta, acho que era Lua Cheia, um festival muito bom. Mas o tempo acabou sumindo com as fotos que tinha.

  11. turma da cantareira disse:

    Esse era um dos melhores ,lá na vila Piaui era bom de + no final subia vários balões que saudade dessa época.

  12. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Galera comprei alguns DVD’s desses festivais da Saudade e que lembrança boa! Como gostaria ter mais fotos daquela época, pena que o que tinha foram poucas para mostrar o tamanho desse festival.

    Dinho as outras fotos você vai colocar no site, na busca?

  13. turma do jardim (pirituba) disse:

    Era um dos festivais mais legais q tinha ,tenho 6 trofeis dos festivais,naquela epoca estava começando a fazer balao, estava aprendendo,soltamos 4 folhas carrapeta de 10, bagda , golfier,era muito bom sem problemas com policia nos divertiamos muito,foi uma epoca muito bacana,espero q um dia poderemos ter de novo festivais como os de antigamente.

  14. Edu - Praça Aeroporto SP disse:

    Um dos últimos Festivais da Saudade, senão me engano o último em 96 nós descemos pra Marginal com o pessoal da turma e paramos em frente ao Shopping Eldorado. kkkkkkkkkkkkkkk, foi em 96 mesmo, acabei de ver na matéria, fiquei na ansia de escrever primeiro (tô bom de memória rapaziada)… os balões sairam no vento sentido Osasco e nós falamos, já era, esse vento é embaçado… mas dai quando os balões pegaram o vento alto, começaram a voltar sentido Aeroporto e pessaram por cima do Shopping Eldorado… kkkkkkkkk…. aquele dia foi show, pegamos sozinhos uma Golfier de 8m taqueada na Saúde em cima de uma casa e um Mod8 bandeira em Moema, dentro do Colégio Cesar Martinez ali na Indianópolis. Me lembro que deu balão até 09h30.

    Ai Adauto, em breve vamos marcar um churrasco com todo pessoal da Praça, inclusive alguns velhos museus que sumiram mas vire e mexi a gente entra em contato , ai eu lhe aviso blz…rs

  15. Andre Amaro Turma da Parada disse:

    Nossa que epoca maravilhosa , a turma da parada começou a fazer balões em 1989, somos em tres até hoje eu na epoca tinha 14 anos o mais velho tinha 17 rsrsrs ficamos sabendo dos festivais da Saudade no nosso primeiro feitival em 1990 da turma (ESTRELA PERUS) e quando nos iamos participar do festival da SAUDADE em 1991 acabamos indo para o festival da turma ASES DE PAPEL de CAIEIRAS , mais ate acabar fomos os outros anos siguidos prestigiar e aplaudir tantos baloes no ceu esta epoca na minha vida ficou marcada pois era balao de manha de tarde e de noite . mais o que é bom volta e tenho fé que um dia vamos vencer este preconceito que as pessoas tem de nos baloeiros aqui ta o recado TURMA DA PARADA ATE O FIM

  16. t condor disse:

    simplismente nos estavamos e eu vou falar pra voce foi um show inesquecivel e digo quem viu viu quem nao perdeu é uma pena . Um abraço a todos

  17. Rafael * TURMA DO LAZER - SP disse:

    A vila mais famosa do Brasil quando o assunto é balão! Inesquecíveis festivais,e no final a tradicional revoada juntamente com a queima de fogos…na moral…chega a emocionar oh….sem palavras! Toda noite que antecedia o evento eu ficava ali na barraca comendo espetinho e assistindo as fitas de balões….vichhhhhhhhhhhhh…se é lokooooooo….sempre que vejo os retratos da época chego até me emocionar.
    Só quem é baloeiro sabe o que é….vida longa aos verdadeiros.
    Turma do Lazer – Vila Piauí – SP

  18. turma nova arte rj disse:

    festival de baloes era o da amizade de da praça seca numca vi igual

  19. turma nova arte rj disse:

    amizade rio de janeiro akilo sim era um festival de baloes akeles baloes de boxe erao lindos cada um mas lindo q o outro saudades da quela epoca valeu zeca saudades eternas de vc e seu carlão da turma da coroa rio do cachambi vamos respeitar

  20. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Ao amigo da nova arte RJ.

    O festival da Turma da Saudade para SP estava como o festival da Amizade para o RJ. Os dois eram grandiosos e todos esperavam a data com apreensão e expectativa de espetáculo no céu.

    Não só o festival da Saudade, Amizade como todos os outros merecem respeito, pois é dificil organizar um festival sem encheção de saco das autoridades que já nos atormentavam naquele tempo. Lembro de vários festivais em SP que eram dia de festa. Crematório, Lua Cheia, Resgate, LÁ & CIA, Caixa, Pingo de Ouro, União, Pinduka entre outros. Todos eles eram de uma importância e até hoje garanto que até hoje tem sua importância, pois tem muito baloeiro que nasceu após ter ido ver um festival desse.
    Infelizmente nunca tive a oportunidade de ir ao Rio ver um festival, porém sei da beleza e importância de cada um, assim como os do PR que lutam tanto contra a repressão fortissima muito antes da gente sofrer os mesmos problemas.
    Um abraço a todos e que venha a próxima matéria de festivais…Quero ver o festival da Pingo de Ouro e da Lua Cheia

  21. Digão disse:

    De 87 em diante não perdi um festival da turma da Saudade, melhor que as noites que passavamos em cima do muro no campo e fazendo fogueiras para enganar o frio que trazia uma linda manha era a emoção de escutar o primeior massrico ser aceso, todos já estavam abrindo seus balões e em harmonia total preparando uma manha de encher os olhos para toda a Vila piaui e Região.
    Amigos da Turma da SAUDADE!!! Aqui uso este espaço para parabenizar por todo trabalho efetuado durante todos os Festivais.

    Aproveito para fazer uma sugestão.

    Com a mesma conciencia de sempre, pois pra quem conhece sabe que a turma tinha regras e sempre arcavam com qualquer problema que viria a acontecer durante um resgate ou uma falha que desse prejuizo a algum morador estudem a possibilidade de um novo festival com balões sem fogo.

    Tenho certeza que seria um sucesso.

    A emoção de relebrar esses festivais não tem preço!!

  22. Digao disse:

    De 89 em diante não perdi um festival da turma da Saudade, melhor que as noites que passavamos em cima do muro no campo e fazendo fogueiras para enganar o frio que trazia uma linda manha era a emoção de escutar o primeior massrico ser aceso, todos já estavam abrindo seus balões e em harmonia total preparando uma manha de encher os olhos para toda a Vila piaui e Região.
    Amigos da Turma da SAUDADE!!! Aqui uso este espaço para parabenizar por todo trabalho efetuado durante todos os Festivais.

    Aproveito para fazer uma sugestão.

    Com a mesma conciencia de sempre, pois pra quem conhece sabe que a turma tinha regras e sempre arcavam com qualquer problema que viria a acontecer durante um resgate ou uma falha que desse prejuizo a algum morador estudem a possibilidade de um novo festival com balões sem fogo.

    Tenho certeza que seria um sucesso.

    A emoção de relebrar esses festivais é impagavel!!

  23. Edu - Praça Aeroporto SP disse:

    Grande ADAUTO, bela lembrança do “Festival da Pingo de Ouro”, realizado num campo ali no começo da Anchieta em 96 (quase de frente com o Carrefour, mas do outro lado da Rodovia).
    Quem patrocinou os troféus foi o Miltão da Figueira que havia se candidatado naquele ano e também a Pingo de Ouro que teve a ajuda do pessoal da Balonautas senão me falhe a memória, pois sempre que íamos na loja da Balonautas o Osvaldo comentava que os troféus estavam ficando show. Nas placas dos troféus que por sinal são bem grandes, tem o nome do vereador Milton Leite.
    Nesse ano levamos dois balões diurnos e que ganharam destaque, categoria 6 e 8 m…rs… bom demais…. um 3x1x2 riscado bandeira do Mickey com antena triangular de vareta japonesa loka e um 4×4 com a bandeira da Nossa Senhora do Socorro. Obs.: muitos balões bandeira nesse festival dobraram a antena.
    Nesse festival alugamos um ônibus pra levar os balões e toda a galera do bairro, amigos e conhecidos que na época não tinham carro…rs…
    Vale lembrar também dos festivais da Balonautas que rolavam no final da Av. dos Bandeirantes, poucos metros da loja da Balonautas. Infelizmente me lembro que em um desses estava chegando e um balão fogueteiro abriu no chão e deixou algumas pessoas machucadas.
    Abraços, valeu!

  24. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Edu
    lembro que em um festival da Pingo de Ouro queimaram um bagdá na guia, senão estou enganado era de 18mts e acabou queimando a bandeira também. Fiquei sem ação vendo o desespero da turma depois.
    O Sr. Oswaldo e o filho com o mesmo nome eram muito gente boa, lembro deles soltando um letreiro no meio da bandeirantes na ilha mais larga que tinha descendo como quem está indo para Santos. A Avenida parou, aliás, vocês também faziam a avenida parar lá em cima e a gente parava ela aqui embaixo KKKKKKK Abraço

  25. anos 90 disse:

    lembro de um festival que eu fui em 1999 em francisco morato do inesquecivel paulinho cometinha que fetival espetacular um dos melhores que eu ja fui ajudei soltar 1 piao de 12 da bandeira do turtancamon que saudade

  26. anos 90 disse:

    outro festival loco que eu fui nao lembro o ano se foi em 92,93 ou 94 da 1001 noites em sao bernado show tempo bom

  27. anos 90 disse:

    e o festival da balonaltas se me lembro foi em 89 ou 90 no campo do uniao no parque bristol em sp nunca vi tanto balao naquele tempo eu era feliz e nao sabia

  28. Rudney - Turma MDC - Maravilhas do Céu - Vila Romana-SP disse:

    Os festivais da Turma da Saudade era um verdadeiro espetáculo e o que sempre marcou a festividade era a organização e a preocupação com a segurança.
    Lembro de um festival em que um grande pião modelado subiu e após horas, caiu lá mesmo, sendo resgatado pelas turmas envolvidas – sem NENHUM desentendimento, diga-se de passagem…
    Para mim, são lembranças que guardarei sempre com muito carinho, foi algo que marcou uma época e gerações.

  29. Henrique turma do lazer disse:

    Essa vai pra quem se lembra Soutamos um 9×8 la no festival da saudade . O balao deu xou Depois foi cair no antigo deposito das lojas Arapua Na marginal da Castelo Branco Como nao se bastasse a imprenssa apareceu era a reportagem do AQUI AGORA sai na tv. Foi o maior sucesso Depois de muita briga para quem ficava com o balao .Nao entrando em acordo o Julhao carreteiro pegou a contra boca ainda em braseiro colocou fogo no balao Foi a coisa mais louca que ja vi na minha vida desta arte muito linda. Valeu galera

  30. digao anjos da noite freguesia do o disse:

    me lembro tambem do festival do paulinho cometinha eu chorei de tanta emoçao f vai ficar gravado na memoria

  31. COMANDO DA 3 VILA JAGUARA disse:

    SHOW ,SHOW , SHOW SEM PALAVRAS !!!!!
    ERA MARAVILHOSO AQUELE TEMPO , ERA CERVEJA A NOITE INTEIRA NA BEIRA DA FOGUEIRA , LUGAR SHOW DE BOLA FICAVAMOS TODOS A VONTADE DE DIA MUITA ALEGRIA MUITAS PELOTAS PRO ALTO , SOLTAMOS UMA SEMI BAGDA TODA BRANCA COM UMA BANDEIRA TAQUEADA A PRIMEIRA ATÉ HOJE NÃO DESCOBRI O DESENHO DA BANDEIRA KKKKKKKKKKKKKKKK
    , MAS FOI UMA PUTA EMOÇÃO O PRIMEIRO BALÃO DA TURMA SOLTO NUM FESTIVAL AINDA MAS NO FESTIVAL DA “SAUDADE ” SÓ ALEGRIA , FIQUE TODOS COM DEUS E NÃO PERCAM A ESPERANÇA UM DIA VENCEREMOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  32. NENE disse:

    tivemos oportunidade de soltar nossos balões no festival da saudade 95 e 96 que foi um pião de 08 mts preto e branco que esta nas fotos que tempo bom que era aquele varios balões no ceú quem viu sabe do que estou falando que infelismente hoje em dia não veremos mais de 100 balões no ceú que esta guardado na memoria muito obrigado saudade pelos momentos de felicidade que passamos naquela epoca valeu mesmo.

  33. turma pequenas artes s.b.c/sp. disse:

    O NOME JÁ FALA TUDO SAUDADES,ABRAÇOS DE JOSÉ LUIZ DE BARRETOS/SP(ZEZÃO)

  34. LEMBRO ME DAS BELAS MANHAS DE SABADO, ONDE EM UM PONTO ALTO DE OSASCO NO BAIIRO ONDE MORO FICAVA ANCIOSO E EUFORICO, EM PLENA 7 DA MANHA Á ESPERA DA ABERTURA DO FESTIVAL DA SAUDADE, NO QUAN O BAIRROONDE MORA NA MAIORIA DAS VEZES ERA ROTA DOS MAIS ENCANTADORES BALÕES, NAO POR SUAS INUVAÇOES OU PERFEIÇOES QUE HÁ HOJE,MAIS SIM POR SUA MAGIA E QUANTIDADE QUE ERA SURPRIENDENTEMENTE MARAVILHOSA! LEMBRO ME COMO SE FOSSE HOJE, FICAR COM DOR NO PESCOÇO DE TANTO OLHAR PARA CIMA E COM UM SUSPIRO DE CRIANÇA ME ENCANTAR COM AS DIVERSAR CORES E FORMATOS QUE NAQUELA EPOCA NAO TÃO DISTANTE ALEGRAVA DESDE AS CRIANÇAS ATÉ OS ADULTOS!!!! O NOME JÁ DIZ TUDO: ” SAUDADE”…..

  35. Eric disse:

    Moro aki pertinho da vila piaui a 19 anos eu era muito pequeno nessa epoca …mais eu lembro de um balao que passou baixinho aki em cima de casa nao lembro em que festival que foi mais o balao era um “bule de café” bem loko eu tenho ele em um album de baloes…espero um dia que volte a ter esses festivais aki pois a melhor turma daquela epoca era a TURMA DA SAUDADE…

  36. andre disse:

    ola! amigos me lembro muito bem dessa epoca ; q por sinal foi muito maravilhosa .essa foto ai em cima a nona foto q esta ao lado do piao com bandeira dos mamonas é nosso , é um piao de 12mts com bandeira da natureza e tbm vc vao se lembra de um recorte de um mestre cuca ou se preferirem um cozinheiro. souto pelo nosso amigo alexandre (t.arco-iris ferraz) fica ai um abraço aos amigos da arte .ñ devemos deixarem q destruam . (28-09-2012)

  37. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    André eu me lembro desse mestre cuca e para melhorar consegui um DVD desse festival, que SAUDADE!!!

  38. Alan / Turma Barulho disse:

    Eu me lembro, dessa época. Pois tivemos o privilégio de soltar esse “Pião de 16 Mts preto com a bandeira dos Mamonas Assassinas”, tenho o diploma até hoje, foram tempos bons que não voltam mais, era um dos melhores festivais de balões em São Paulo.

  39. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Alan esse seu balão caiu na Vila Olimpia pertinho de onde tinhamos nossa bancada na época e foi uma loucura quando chegamos em casa, o bairro inteiro comentando sobre ele. Não me lembro bem quem resgatou, mas se não me engano foi a Turma da Vila Nova ou a Turma da Praça. O Edu da praça podia tirar essa dúvida.

  40. cassio (só assistir) disse:

    meu primo soltou um bagda com bandeira do tio patinhas gostaria de ver mais fotos

  41. nova geração osasco disse:

    Sempre fui fã de balao, e por isso confecciono eles nos dia de hoje, ja que nao vivi aquela epoca. Um dia dando aula em uma escola na vila menk, era no mes de julho a uns 2 anos atraz, fiz um balao e o coloquei pendurado, no teto, quando me entra um sr. e me diz: quem fez esse balao, isso da cadeia… nao passava de uma brincadeira de uma pessoa que eu nao conhecia mais passei a admira-lo, pela sua humildade, e desejo de ajudar as pessoas, sem dizer seu trajeto na art do balao, obrigado zé maria ( turma da saudade)

  42. comando oeste osasco disse:

    ZECA,NESSE de 96 soltamos um truff de 6 preto branco e prata ,bandeira do conan .

  43. Lobos da Noite campo limpo zs disse:

    Tempos maravilhosos esses que a gente podia sair com o balao no carro ou mesmo nas maos, quando a soltura era perto da casa da turma. Participei de dois festivais da uniao, como plateia. Eu e minha turma sempre tivemos vontade de soltar baloes nos festivais dessa maravilhosa turma da uniao, mais como nao tinhamos muita pratica, pois nessa epoca tinhamos pouco tempo de manha com balao, mais com o passar dos tempos fomos aprendendo e participamos de dois festivais da turma do valle, do famoso Gilson,que por sinal foi ele quem ensinou-me a fazer baloes moldados e sou muito grato a ele, isso foi na decada de 90, ou melhor em 1992. Infelzmente como tudo de bom um dia acaba, meu irmao mais velho veio a falecer em 2000, ele que amava tanto balao que as vezes deixava de sair com a familia nos fins de semana para soltarmos balao ou ir em resgates. Nossa turma acabou, mais tenho certeza que fizemos muitos baloeiros felizes com nossa arte no céu de sampa nos fins de semanas, nao eram tao grandes, mais nossa felicidade ao ve-los subir era muiiiiiiito grande. Deixo um abraço a todos os baloeiros, e que juntos nao vamos deixar essa nossa maravilhosa arte acabar.

  44. boca livre vila piaui disse:

    na epoca eramos moleques ficavamos a noite inteira olhando os balões de binoculos mobiletes da epoca caloi q saudades desse tempo e no aniversario de 10 anos da turma saudade soltamos o primeiro balão nosso em festival me lembro como se fosse hoje um 4 folhas subiu lindo eu mando um abraço a todos q foram membros dessa turma q se encontrava-se na rua jaques pilon na casa do adriano um abraço tambem pra essa turma incrivel turma da daudade

  45. balonautas disse:

    Foi em Fevereiro de 1990. Valeu.

  46. Balonautas disse:

    e Aí Edu.
    Esse festival que você se refere deu zebra, porque um cara bêbado, acendeu a fogueteira no rápido, em vez de acender no lento. Abraço.

  47. comando oeste osasco disse:

    ZECA,O FESTIVAL DE 95 SAI NO AQUI-AGORA MINHA MAE NAO ACREDITO E COMEÇOU A ME CHAMAR FIQUEI DANDO RISADA ATE UMAS HORAS,OBRIGADO SAUDADE POR ESTES FESTIVAIS INESQUECIVEIS ….

  48. reforço disse:

    nossa essa epoca foi a melhor era bonito de mais eu e meu pai ficava a noite inteira vendo os baloes ate de manha que saudades !!

  49. alexandre turma da miragem irmao do valtinho disse:

    os festivais de balao sao coisas inesqueciveis principalmente na vila piaui

  50. comando oeste osasco disse:

    NAO DEVEMOS ESQUECER OS FESTIVAIS DAS T.BOMBALAO E VICTOR AQUI DA Z/O CARAPICUIBA EM 93, CONSIDERADO O MELHOR FESTIVAL DO ANO GANHOU O TROFEU GASETA DO BALAO,QUE FICOU EXPOSTO LA NA LOJA DO SR.VICTOR,SAUDADES DA QUELA EPOCA.

  51. equipe ART LUZ jaguaré disse:

    no festival de 1995 resgatamos no jaguaré um 4×4 da turma ILUSÃO DE PAPEL com deltas todas falhadas, inclusive todo pavio usado falhou…neste dia foi show, vários balões caindo no rio pequeno, usp, pinheiros e zona sul…saudade :(

  52. equipe ART LUZ jaguaré disse:

    lembro desta reportagem, coitadinha da boca era nego puxando de um lado pro outro e o reporter narrando a cena kkkkkk e o que mais se destacou foi um cabeludo que estava mais exaltado que era da sua turma kkk

  53. Ricardo disse:

    Eu visitei um desse festival em 1994.Realizado no meio da vila Piauí na zona oeste de são Paulo e traz muita saudade. Só quem estava lá sabe oque estou falando…

  54. negão TORRE osasco disse:

    saudade era umas das turmas da zona oeste que feis muito pela arte dos balão em são paulo o festival dos caras era louco em anos 90 no festival de 90 ou 91 foi o da saudade e da turma união este foi louco de mais tinha tanto balao no ceu da zona oeste que os balaes trombavam no ceu outro que ficou na mente de quem estava la fai o de 94 na copa o pessoal a taf turma agua fria soltou perto do pico do jaragua um 15*15 vermelho fogueteiro a bichao veio estora em sim do festival foi muito louco outro foi de 95 foi louco varios cruz de 20mts 9*8 do laser foi varios o de 96 este tinha muitos barrica de 10mts da saudade piao de 16mts turmao do barulho 6*6 do piratas de ceu o finado sr vitor do bom balao.com.um recorte dos mamonas era uma tempo muito bom

  55. Helio Bicudo Turma do Porão SP disse:

    Gostaria de ver documentário do festival do porão e da turma da lua ABC

    Desde já obrigado

Mande seu Recado: