Os festivais da Vila Ema | Gazeta do Balão

Olá amigos! Hoje vamos relembrar os festivais que eram realizados ao lado do Crematório da Vila Alpina na Avenida Jacinto Menezes Palhares, travessa da Anhaia Mello.

Organizados pela turma Baloema os festivais levavam a cada edição milhares de pessoas e centenas de balões ao longo da avenida. Sempre diurnos e realizados na semana do dia das mães, os festivais da Baloema duraram por volta de 10 anos.

Hoje, muitas turmas nasceram em toda a zona leste se inspirando nos festivais e revoadas do Marselha, como era conhecida a avenida, fato que na sua região ainda existem muitas turmas.

Fotos do Festival realizado em 07 de setembro de 1994:

0203 (1)0405011

Anos se passaram, a lei chegou e nunca mais poderemos ter o prazer de virar naquela esquina da Anhaia Mello e deparam com dezenas de balões e milhares de pessoas sentadas nos muros do cemitério. Mas histórias são muitas e cabe a você amigo baloeiro contar sua história sobre um dos maiores e mais importantes festivais da zona leste de São Paulo. Participe preenchendo o formulário abaixo:

Comentários:

  1. Paulo Almeida Turma Fractal disse:

    Boa noite amigos, agora vendo essas fotos, relembro os tempos em que saiamos de casa e caminhavamos até o crematório do vila alpina para ver os balões. Era muito comum a soltura de balões neste local, foi possivelmente um dos lugares na década de 90 muito utilizados para solturas de balões, e os festivais da Baloema do amigo Pascoal sempre abrilhantavam o dia das Maes, era maravilhoso. Eu por morar muito proximo ao crematório, sempre tinha a felicidade de ser acordado por um fogueteiro na vista de minha janela, ou as belas placas que ficavam bem em cima de casa. Saiamos do crematório e ja paravamos na cecilia fogos para pegar material, quem não se lembra?

    Hoje em dia infelizmente, temos que ir longe para soltarmos e vermos nossos queridos juninos pois fomos criminalizados, mas fico felz de ver uma nova geração que vem se dedicando em mostrar para a sociedade, que o verdadeiro baloeiro, esta bem vivo e lutando para mudar esta situação.

  2. Orley Turma do Maçarico Zona Sul-SP disse:

    Realmente este era um dos Festivais mais esperados por nós da Zona Leste,alem deste tinha tambem o Festival da Tuma Piratas do Ar de Itaquera que era realizado no Campo do Gema na Cohabi I,e tambem a Revoada da antiga Turma do Gasparzinho da Vila Formoza,realmente eram anos maravilhosos ,quem viveu esta época se recorda com lágrimas nos olhos, pois nos Festivais eram vistos Familias, Crianças,eram o ponto de encontro de Familiares e amigos amantes desta arte,e tinhamos a liberdade de sairmos com nossas camisetas de balões, muitas vezes escritas “Equipe de Baloeiros´´ e hoje temos que esconder até as nossas camisetas,para não ser preso por apologia ao crime,podiamos soltar balões na rua em frente de nossas casas e hoje temos que rodar kms e kms longe de nossas casas só para manter aceza a nossa arte,que saudade que dá,eu nessa época era integrante da Turma da Bruxa Tatuapé e tambem da Turma Deuses do Tatuapé,meu pai Helião era da Turma Zepelin da Vila Ré e a antiga Estrellar da Vila Maria do querido amigo Paulada,e no Tatuapé como em todos os bairos formavam Turmas só por causa do Festival do Marselha era maravilhoso,faziamos amigos e companheiros,hoje morando na Zona Sul, as vezes quando passo na Anhaia Melo mostro pro meu filho o lugar aonde tudo começou ,aonde aprendi a Amar e respeitar os balões,e sinto uma tristeza vendo aquele lugar que era rodeado por Familias e amigos e hoje é um lugar bem monótuno.Dinho obrigado por vc me relembrar o maravilhoso passado.Um abraço………

  3. rasta balões disse:

    MEU ESSA EPÓCA ERA MUITO BOA ,EU ME LEMBRO QUE SAIU AQUI DE POÁ,UMAS 3 TURMAS TUDO JUNTO PARA PEGARMOS O TREM E MAIS DOIS ONIBUS PARA CHEGARMOS ATE O CREMÁTORIO, MEU ERA LONGE ,MAS VALIA MUITO APENAS ,ERA MARAVILHOSO ESSES FESTIVAIS ,OOOOO TEMPINHO BOM QUE NAO VOLTA MAIS KKKKK ,VALEU UM ABRAÇO PARA TODOS BALOEIROS ………

  4. Daniel RZL disse:

    No festival do Rojão,Silêncio e Baloema eu e meu parceiro de balão Tiago levamos o balão,antena,botijão,tudo dentro do ônibus,uma Carrapeta de 6 metros,que eu comprei cortado no bazar Cecília,modelo T. Bruxa.Lindo demais…Agora,um toque para os saudosistas de plantão:Ao invés de ficar chorando o ´´tempo bom que não volta mais“,faça um balão que caiba em seu quintal,no da sogra ,etc.,e mande os juninos pro alto,vcs verão como nossos céus ficarão ainda mais coloridos…Abraço.

  5. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Não me lembro em qual ano que foi, mas acordei cedo para ver balões e quando me deparei com muitos balões vindos da Zona Leste para a Zona Sul. Ficamos ali na Av. bandeirantes na vila olimpia e vários balões descendo ali na região, era balão demais. Nesse dia era dia das mães e nós na correria para pegar os balões. Desceu um 4×4 (se não me engano) todo azul ali dentro da obra onde hoje é o shopping Daslu e o Ricardo e Marcelo (TIB) e nós no desespero do lado de fora sem conseguir pular para dentro da obra e passou outro bem baixo por cima da gente, porém atravessou o rio pinheiros e caiu do lado da ponte e vimos um carro parando e pegando o balão sozinho.
    O Ricardo e o Marcelo foram para o lado do Itaim bibi para ficar nos resgates de lá e o Palito e eu ficamos na Vila Olimpia e Brooklin no resgate pra cá.
    Voltamos para a Bandeirantes correndo e avistamos dois balões caindo, eram dois dados de mais ou menos 4 metros. Pegamos um inteiro na frente da minha casa e o outro abriu um pouco, pois caiu no chão da Avenida e ninguém pegou, depois fomos conferir onde tinha caído e pegamos, deu um pouco de trabalho para reformar, mas deu certo. Sei que nesse dia tinha muita gente desesperada, pois foram muitos resgates na região.

  6. Mauricio disse:

    Para lembrar dessa época :

    1- Quando a polícia aparecia era para prestigiar.
    2- Fora este, tinha no ponto final da Vila Ema ( quem lembra o painel do piu-piu?), tinha o da Arco Iris, o do Clube Gisela, no campo da Anhaia Melo antes de virar pista, no final da Solidônio eu soltava os meus, tinha na Aricanduva tanto no canteiro como no campo, o 1° festival da 10 de Ouros, Monte Magno entre tantos outros.
    3- Época mais cordial, ia na Cecilia comprar as coisas, acho que era o Pascoal quem cortava, tinha o Décio, o Tati, o Barba.
    4- Comprava foto como se fosse figurinha .
    5- Passava a tarde montando o Letreiro ou Painel no campinho e ninguém mexia, quando chegava à noite estava o bairro todo, em família, para nos prestigiar ou dar uma força quando a coisa não saía como planejado. Até pipoqueiro aparecia para salvar o dele!
    6- O balão saía no Jornal do Bairro.
    7- Os primeiros com chuva de prata.
    8- Deixou de ser só nas festas Juninas e passou a ser o ano todo.
    9- Íamos nas sedes, ou casas, dos amigos e sempre éramos bem recebidos.
    10- Trocávamos informações sobre materiais, solturas e novidades.
    11- Não existia ainda celular, rádio, internet, telefone tinha que entrar no plano de expansão, e nem por isso deixávamos de comparecer em uma soltura.
    12- Estranho perto da boca era “Dentista”. KKKKKKKKK

    Só estava retirando as teias de aranha do baú.
    Só quem viveu sabe o que era!

    ÊÊÊÊÊ SAUDADES!

    Abraços Mauricio

  7. Silencio disse:

    As lagrimas quase caem mesmo

    Legal , esse modelado preto e degrade que aparece na foto era de uns amigos meus da extinta turma Arte Livre do Pq. Sao Rafael, levava uma gaiola de asas delta e uma bandeira que tinha o desenho da morte com uma foice na mao, que rasgou um pedaco em baixo.

    Nao esqueco do carrapeta de 14 com a bandeira da santa que abriu a gaiola no chao ( depois meu tio, da estrela do sacoma, pegou o balao e perdeu no sorteio ) e do golfier com as para quedas que tinham bruxinhas de peso, e era aquela correria pra ver quem pegava.

    Lembro dos festivais e da minha ansiedade em chegar logo o domingo pra ir na revoada do Paschoal ( assim chamavos ) , aquilo era maravilhoso.

    Vendo essas fotos, repenso e vejo que fica dificil ate cobrar, nos dias de hoje, que as pessoas tenham o amor que temos pelo balao, pois os que nao viveram essa epoca nao conseguem entender o que ela foi.

    Agradeco muito a Deus por ter vivido na minha infancia e adolescencia os festivais .

    Anjos, Balao Magico, Piratas do Ar, Paschoal, Rede e Colibri, Lua no Gisela, Lua Cheia, Pingo de Ouro, etc etc etc etc etc Saudade., entre tantos outros que me fizeram a cabeca e o coracao…..

    Saudade, o nome ja diz.
    Onde quer que estivermos, jamais vamos nos esquecer desses dias tao felizes.

    Quem sabe nao conseguimos trazer os sem bucha e reviver aqueles momentos.
    E so nao exagerar no tamanho e caprichar na seguranca.
    O artista, tem que ir aonde o povo esta.
    Talvez fosse essa a magia daquele tempo.

    Um abraco a todos

    Rafa

  8. Silencio disse:

    Dinho, por favor cara, publique mais material sobre os festivais.
    Muito legal comentar os velhos tempos.

  9. celio de souza / turma q jeito disse:

    Tempos bom , que infelizmente não vemos mais gostaria muito de rever as revoadas e os antigos festivais passavamos a noite em claro anciosos pelo nascer do sol para soltamos nosso baloes e conferir o espetaculo da arte no papel

    gostaria que relembrassem os antigos festivais da turma da saudade na vila piaui pirituba seria maravilhoso pois eram anos dourados do balonismo em sp

    valeu pelo espaço abraços

  10. tim e amigos disse:

    que bom esta vendo esta coluna sobre festivais de balões do crematório da vila alpina .pessoal que emoção estou sentindo neste momento que na companhia do pascoal,saruga,feio,delei,neguinho,galego,hugo,gargamel,ronaldinho,os, ismorfs, e eu tim maia.inclusive posso afirmar entre essas fotos tem um modelado de 10metros que eu confcionei , e o penultimo das fotos, preto ,cinza, e branco tema robin rudi .era muito bom ver aquelas quantidade de pessoas admirando o festival . entre muitos amigos fazíamos muito comfraternização entre nós obrigado ao passoal do site por essa repotagem que mexe com o coração de quem partiçipou .. abraço a todosas pessoas que tem no coração o balão . valeu tim maia

  11. lucio turma do sitio disse:

    Olá quero relembrar do festival da turma dos anjos, os balões era soltos do campo do cdm coringão, tempo bom que não volta nunca mais

  12. ARTE CAPRICHO = FRANCO DA ROCHA disse:

    SE PUDEREM FAZER UMA REPORTAGEM DOS FESTIVAIS DO PAULINHO COMETINHA DE FRANCISCO MORATO AGRADEÇO ELE FOI UM GRANDE INCENTIVADOR E AMANTE DO BALÃO MODERNO AQUI NA REGIÃO …

  13. ARTE CAPRICHO = FRANCO DA ROCHA disse:

    NÃO SENDO INCONVENIENTE TAMBÉM GOSTARIA QUE TODOS QUE LEMBRAM DOS FESTIVAIS DA IGREJINHA ( CAMPO DA SABESP ) EM MAIRIPORÃ COMENTASSEM AI

    ABRAÇO A TODOS “REELEMBRAR É VIVER “””

    FABIO TADEU

  14. Dinho GB disse:

    Fala Fabio. Pelo que sei não houveram, muitos festivais na Sta Ines, o campo da Igrejinha batizado pelo Luiz de Paraíso dos Balões. Aliás, pela minha memória, só teve 1 e foi o da União em 93. Em breve vamos contar mais histórias não só do Festival da União mas de todos de SP. Aguardem.. Abraços.

  15. Victor ( Vitché ) disse:

    Saudadeeeessss 1000 desde tempo… acho que foi uns dos primeiros festivais que acompanhei. Que bom era acordar bem cedo naquelas manhãs de domingo, céu azul, sem brisa nenhuma, era para se esperar que seria mais um dia daqueles.

  16. soluar disse:

    boa noite familia baloeira!muito bom relembrar essa época ,dinho nao sei se é possivel fazer um antes e depois dos fatos tipos fotos dos campos nos dias de hj onde subiram varios baloes tipo cabuçu fazendinha rancho da pamonha etc etc seria bom relembrar e rever os campos eu mesmo qndo passo proximo á algum campo que subiu ou ate msm caiu um balao paro e puxo na memoriaas lembranças ,os leitores poderiam mandar fotos dos campos onde subiram ou ate msm onde cairam baloes q tiveram uma grande repercurçao exemplo o piao de 35 da alvarenga que caiu na casa verde seria legal saber o endereço das descidas tbm ,bom é só uma ideia valeu pelo insentivo q vc dinho continua dando aos baloeiros com o site no ar

  17. Alfa - ABC disse:

    Boa Noite, Amigos Baloeiros !!!

    Velhos tempos aqueles… balões soltos em campos ao lado da Av. Inhanha Melo… cansei de passar a noite ajudando a lanternar painéis… e quando clareava o dia era só fogueteiros e bandeiras cortando os céus… essas fotos me fizeram lembrar do Truff de 20 mts Azul da Baloema – Fogueteiro – solto bem no local onde esta esse Golfier… tempos que não devem ser esquecidos nem desmerecidos, pois, contribuiram para o crescimento de nossa arte.

    Abços
    Salin
    Alfa-ABC

  18. leo ilusao disse:

    nossa meu pai era de uma equipe la de maua mais ele tava nesse dia eu tenho ate foto muita arte e criatividade

  19. ex sitio disse:

    e ai lucio aqui é o juninho mairiporã,tivemos la nesse festival em 97 e fi adiado por causa do vento !!muito legal essas fotos abraço a todos

  20. rodrigo (turma do fantastico abc) disse:

    E pessoal uma das melhores épocas do nosso balão . um festival para mim inesquesível foi do neguinho no las vegas os festivais do nevada etc. muitas recordaçeos .

  21. rayssa arte no ar disse:

    baloes bonitos la ne vila ema show bonito de se ve mais o festival la de embu açu deveser melhor nao sei mais de ve ser maneiro la !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!……………………………

  22. Granada disse:

    Boa tarde pessoal atualmente moro no parque savoy city, mas na decada de 80 morava no parque são lucas participei de varios festivais na vila ema , campo do corinthinhas, são mateus, mas até hoje o lugar que mais caia balão era no campão na santa terezinha, as equipes passavam a noite inteira no outro dia as vezes tinha turma que tinha que fazer duas viajens com os balões, mas só os gigantes durante a noite iamos soltando os de pequenos portes (vários), gente não vamos desistir de acabar com essa lei,

    abraços a todos

    tempos que não voltam mais.

    Gamba / Cristiano

  23. fogueteiros do cometa s.b.c disse:

    QUE SAUDADE DAQUELES TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS; QUANDO OS FESTIVAIS ERAM MOTIVO DE ME FAZER SONHAR ACORDADO;LEMBRO-ME QUE MORAVA PERTO DO SR. CLÉSIO DA TURMA 4 ESTRELAS DO ADEMIR E SUA ESPOSA VERA; E PORQUE NÃO FALAR DA VELHA LENDA NADA MAIS NADA MENOS QUE TAL DE BARA; NÃO DÁ PARA FALAR DESTE TEMPO SE CITAR ESTE TÃO IMPORTANTE ICONE. AS VEZES VOLTO AO PASSADO COMO SE FOSSE AGORA E JAMAIS ESQUECEREI AQUELA QUE FOI UM MARCO NÃO SÒ PARA MIM; MAS TAMBÈM POR MUITOS. ABRAÇOS A TODOS.

  24. TURMA DO CASÃO disse:

    OLÁ É COM MUITA ALEGRIA COM LÁGRIMAS NOS OLHOS QUE ME RECORDO TAMBÉM DESSA ÉPOCA,MORO AQUI NA PENHA SÃO PAULO E NA ÉPOCA EM QUE TINHA OS FESTIVAIS DA TURMA PIRATAS DO AR DE ITAQUERA ESPERAVAMOS OS LETREIROS NOTURNOS DENTRO DA PARQUE ECOLOGICO DO TIETE POIS ELES SAIAM DE DENTRO DAQUELE NEVOEIRO ERA MUITA ADRENALINA….BONS TEMPOS QUE VIVI SEM CONTAR OS GIGANTES DA EPOCA 16X16 DA EMENDA,E 14X14 DA TZN QUE DESCEU NO PIMENTAS EM GUARULHOS ,HOJE TRABALHO COMO TECNICO DE ENFERMAGEM E CONTINUO LIGADO AQUI NA GAZETA DO BALÃO E FICO FELIZ POR ESSA NOVA OPCÃO DOS BALÕES ECOLÓGICOS…UM FORTE ABRAÇO A TODODS…

  25. regis.diadema ;antga turma do fogo disse:

    alguem pelo amor de deus me mande fotos do festival da lua cheia de diadema ….1998 valeu a…golfier de 6 metros robin hood

  26. André,ex Nazaré, turma curuça balões disse:

    Boa Tarde amigos!
    Quem lembra dos festivais de 2×2 do Cidão, ou dos festivais da Turma do Lajão que aconteciam no campo do motel Casarão em guaianazes, ou até, dos festivais que aconteciam no lixão da Jacuí.

  27. Sombra turma da coruja (pompéia) disse:

    Epoca maravilhosa muitos amigos ,muitas saudades, lotavamos a perua escolar do tostão q era lerdo pra k….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk atravessavamos o mundo pra chegar kkk passavamos muuuuito nervoso nos resgates mas era gostoso pra caramba saudades… vamos nos divertir com os balões ecologicos como foi citado acima torcer pra virar a febre q foi no passado !! abcs a todos

  28. Zura disse:

    Bom , nem sou dessa época , mas moro do lado da jacinto menezes palhares , moro um pouco mais pra cima e posso te dizer que ainda soltam balão por la em , não é todo dia mas ano passado que foi demais , todo dia tinha um 12m ou até um 7×7 de madrugada dando mó show aqui na vila

  29. equipesquema baloeiros disse:

    oi abraços para todos os meus amigos ,eu Alcides vulgo camarão uns dos integrantes da equipesquema ali da rua gomes bar da eliana,tinhamos uma equipe com muitos integrantes , fundador Dunga (falecido) apadrinhado por Fio do grupo UFO ,soltavamos muitos baloes ali da adultora rio claro nossa equipe esta um pouco esquecida mas vou tentar reunir amigos para transmitir nossos videos fotos e integrantes nossa equipe nao morreu qualquer momento voltamos com uma grande surpresa espere e vera .Quero mandar abraços par a equipe da Ufo,Baloema,LOucos e malucos Balofik na epoca do Osmar,Falcoes do Ceu, Equipe (resgate) Do Morro crematorio da vila Alpina, BALOART E e muitas outras equipes da epoca de 80 ,Tambem queroo agradeçer muito ao Ruião,FIO, Santana o rei da bomba por ter ensinado e ecentivado a montagem da equipe e tambem muitos abraços aos nossos integrantes ODAIR,GANÇO,GINHO,ABELHA(FALECIDO),ELIAS,BETÃO, MOLINHA,FORMIGÃO,DU E DINHO,RENATO , FLAVINHO,MIGÃO,LUIZINHO,SUVACO,IOGUE,AOS GEMEOS,ELIANA,RUBÃO(FALECIDO)IRMAO DO DUNGA,DANIEL E ZOREIA,MARLI, ABEL,KATT,VIVIANE,E OUTROS MAIS QUE NAO PARTICIPAVAM MUITO MAS SEMPRE NOS AJUDAVAM E AO GRANDE FUNDADOR DUNGA QUE HOJE ESTA VENDO ESTAS MARAVILHAS LA DO CEU.

  30. ¨¨alumiart ¨¨ disse:

    Boa noite familia e muito bom mesmo poder ver e ter na memoria tempos em q tudo era parte de uma infancia e de uma vida ,me lembro e muito bem quando bem muleque eu fugia cedo de casa para poder ver os balões subirem ,quando tive a oportunidade de ir a noite fui presenteado com o bojo do DJ de lampada pra mim foi uma das coisas inesqueciveis em minha vida e de manhã vi o truff de 20 taqueado com esteiras q causo aquele dia quase q não conseguiram acender o pavio …rsrsrs mais em fim e bom poder lembrar e poder nos dias de hoje q ainda temos motivos para nunca desistir e nem parar a arte e individual mas o amor por ela e de todos nóis …parabens pela lembrança dinho …abç well alumiart ………..

  31. Maré Pinduka disse:

    OLÁ DINHO, A SUA INFORMAÇÃO ACIMA ESTA EQUIVOCADA, NO CAMPO DA IGREJINHA DE MAIRIPORÃ SO TEVE UM FESTIVAL E FOI O MEU EM 1993 EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DE BALÕES, NESTE DIA TAVA MARCADO A SOLTURA DO PIAO DE 45 M DO ALVARENGA A MARROQUINA, ERA 15 DE NOVEMBRO DE 1993, UM PIAO DE 12M DA LUAR DO PIQUERI, PRETO E BRANCO SUBIU LA NO FESTIVAL E DESCEU EM ITAPEVI PROXIMO AO SITIO DO CLAUDIO, O MANEL DA COMETA VINHA VOLTANDO DO PIAO DE 45M E RESGATOU ESTE PIAO DE 12M, SE NÃO ME ENGANO O BALAO RASGOU TODO E A BOCA TA NA CAS DO MANEL ATÉ HJ, ERO O PRIMEIRO RESGATE DA COMETA EM SP.
    ENTÃO CORRIGE AI, FESTIVAL NA SANTA INÊS SÓ DO PINDUKA 1993, OBRIGADO.

  32. turma da cantareira disse:

    Nossa como era bom nessa época chovia balão na AV anhaia melo que da hora ver vários balões cheios do lado da avenida, nunca mais…graças a deus que vivi tudo isso,.muito bom.

  33. julio astro rei disse:

    muito bom rever algumas lembranças como essa!Com certeza a maioria dos baloeiros da regiao se inspiraram nos baloes soltos nos festivais do crematorio,para fundar suas turmas,lembro do festival do silencio e baloema q encontrei um amigo meu la do fundao da zl ,ele e sua turma estavam terminando de fechar um 3×3 na calçada mesmo (do festival),quanta recordaçao e o daniel lembrou muito do bem da cecilia ,eu deveria ter uns 14 anos qnd sai da california e fui a pé ate la so pra comprar um truf de 6 mts ,detalhe vinha andando com ele embaixo do braço,querendo mostrar pra todo mundo.
    Tomara DEUS q essa magia de tempos atras possa voltar ,com os festivais de balao sem fogo!

  34. Rodrigão - V.U. disse:

    Só quem viveu essa época, pode saber o que era ver balões nos fins de semana. Pude prestigiar os festivais da Vila Piaui, Vila Ema, Francisco Morato, dos Anjos, em 95 fui no festival do Zeca da Amizade, nada se compara com os dias de hoje.
    Voltava dos balões nos domingos de manhã, ia direto para loja do Tati, era encontro marcado, quem lembra lá tinha um quadro que o pessoal deixava colado os dias de solturas, local, dias de festivais, detalhes dos balões que estavam pra subir. Tempo bom que não voltam mais.

  35. Alexandre Gordo TPC disse:

    Boa época dos festivais na Vila Alpina, estive em quase todos pois morava bem pertinho e tenho várias histórias daquela avenida que pela pouca circulação de veículos era o local ideal para a soltura de balões.
    Pena que o tempo passa e aquilo que acontecia lá só ficou em fotos ou em nossas lembranças( e que lembranças) todo fim de semana que o tempo estava bom sempre subia algum entre grandes e pequenos de equipes renomadas e de desconhecidos que apenas faziamarte sem ser chamado de bandido, lembro de familias inteiras soltando balões ou apenas apreciando.
    Tentarei enviar algumas fotos e um video que eu fiz dos balões que subiram do famoso Crematório.
    Aproveito para mandar um abraço a todos que estiveram por lá e que curtiram tudo aquilo.

  36. turma universo e arte [diadema s.p] disse:

    OLA AMIGOS DO ABCD NAO PODEMOS ESQUECER DO FESTIVAL DA LUA CHEIA FOI QUANDO DESCOBRIRUMA ENORME QUANTIDADE DE TURMAS,NA REGIAO A ,SO NA MINHA RUA TINHA 8T. AGORA SO EU QUE ESTOU NA ATIVA. UM ABRAÇO A TODOS.A REGIS, TDO FOGO NAO CHORA….

  37. FABIO SP disse:

    NO MEIO DA RUA … PARECE BRINCADEIRA TEMPO BOM …….NOSSO QUERIDA VILA EMA ……… A NOITE TAMBEM TINHA VARIOS O SAUDADE….

  38. Kleber - T.Vultos da Noite Vl Alpina - SP disse:

    Que legal nem se onve mais falar sobre o Crematorio Vl Alpina na época era conhecido no meio dos baloeiros. Iamos a pé ou de bike quando acordava com os fogueteiros em cima de casa. Soltamos varios lá, mod 10 fog bco com degrade de cores, um 4×4 Borjo desenhado paisagens, truf 8 mts fest.Silencio Riscado Tema walt disney 4 Quadros Dama e Vagabundo, Mickey Borjo Rede enorme luz no bico e tal…… Adorava pegar azas delta tinha muitas naquela epoca caia tudo pra cá Prox av do Estado… Poxa que tempo legal era muito feliz naquela época !!! Saudade de pedalar até a Cecilia (filhas gostosas) no Pascoal, Pirata, Tati e no Barba. Fomos tbm fest. Lua cheia e varios em Sto Andre da Vamo que Vamo soltamos varios Vazados borjados lá Campo do Guaraciaba. .. abço galera ( agora faço umas Telas com o tema Baloes . Valeu !!

  39. turma logo cedo sapopemba disse:

    nossa que tempo bom além de chegar o dia das mães que é maravilhoso tinha o festival da baloema
    o que eu me lembro muito foi quando os balão soltava asadeltas eu corria muito nos morrinhos do cemiterio pra pega as asadeltas triste foi quando queimou um balao logo no guia era fogueteiro a bucha do balão caiu em cima do capu do monza

  40. Marcelinho Poá - SP disse:

    Baloeiros não acabem com os 2×2 , 3×3 , bocudos , caixas , almofadas , 100 cortes , estrelas , chineisinhos . Esse é o ponto , os balões pequenos que lotam o céu . Os grandes são lindos claro , só q com os pequenos que tudo começou , Turma do Coringa desde 1991

  41. robinson turma do boquinha disse:

    NAÇAO BALOEIRA EU FICO REVOLTADO COM ESTA CITUAÇAO QUE ESTAMOS samos tachados como quadrilhas e revoltante ver estes politicos .policiais,agora ate pastores roubar desviar dinheiro e a midia so passa a materia deles um dia e cai no esquecimento.nos baloeiros tambem deveriamos dar trabalho para eles cobrar tudo que esta errado em sao paulo alias brasil .tem aquele quadro na globo que aqueles pessoal representao os seu bairros e cobrao das autoridades .entao deveriamos tambem cobrar e sempre falarmos que somos baloeiros encher o saco deles ate eles nos deixar em paz e toda ves que os helicopteros deles ficar enchendo o saco encima de nossas casas filmar chanmar a policia e processalos pois se o balao e perigoso um helicoptero em cima das nossas casas tambem e bom vamos falar de balao este papo de festivais antigos e legal reelembra varios momentos de felicidades de nossas vidas quem tiver fotos de festivais e revuadas mandem para a gazeta do balao

  42. Adauto - Aguia Real z/s disse:

    Marcelino POÁ tem razão não podemos deixar de fazer muitos, mais muitos juninos mesmo!!! Quando os baloeiros soltavam seus juninos os sábados e domingos a tarde eram maravilhosos!!!! Era muito bom sair e olhar para o céu e ver forrado de pequenos balões. Nós sabemos que os grande não tem como soltar dentro da cidade, então porque não soltar os famosos caixinhas, almofadas e até mesmo 1×1, 2×2 de dentro do quintal, da rua escondida KKKKKK Vamos manter viva essa arte…. E se um dia fosse combinado de todos os baloeiros ou turmas soltarem pelo menos um junino a tarde de domingo, imagina que coisa linda seria!

    Ainda me lembro do céu na copa de 86 era muita coisa, mas não se compara a copa de 82.

  43. alemão turma da magia v. monumento disse:

    É MUITO BOM RELEMBRAR ESSE TEMPO, AI DINHO BEM QUE VOCE PODIA RELEMBRAR TAMBEM O FESTIVAL DO SILENCIO , TAMBEM REALIZADO PELA BALOEMA SE EU NÃO ME ENGANO FOI O ULTIMO FESTIVAL NESSE LOCAL. NO QUAL A MINHA TURMA PARTICIPOU TAMBEM QUE FOI UM MODERADO DE 6MTS COM O DESENHO DO MICKEI COM UM BOJO DE REDE. ABRAÇOS A TODOS OS BALOEIROS DO IPIRANGA.

  44. ex turma do viche. disse:

    um sauve a todos os baloeiros essa epoca das revoadas e festivais da baloema foram muito bom para mim eu sempre ia na bancada da baloema eu gostava de ver a turma confequisionar os balões as bandeiras eu nunca me esqueso dos piões de 14 metros tema os namorados fogueteiro o pião com o paineu da borbolete de bixiga o pasqual sempre inventava augo novo para os balões eles eram muito criativos eu sempre ia nas souturas dos balões deles des da epoca do terreno do joanim la foi onde tudo comesou para mim ver os paineis da baloema o 8 folhas com paineu de cristo o 7 folhas garota de ipanema o 4 folhas vasado paineu pegasus o pião de 16 metros do saruga fogueteiro enfim foi muintos balões que eu vi subir e soutei tambem nessa epoca tempos boms que não vouta mais eu tenho saudades daquele tempo eu gostaria de rever o pasqual o tim o gargameu enfim todos os meus colegas daquela epoca se voces virem esse comentario entre em contato comigo meu telefone é 018-38611857 eu vou ficar muito contente em falar com voces um grande abraço a todos. VICHE. foi o pasqual que me deu esse apelido eu acho que ele se lembra do meu 3 folhas que por fauta de sintamento o cone de sima saiu voando com uma rajada de vento que pegou meu balão ja aceso ai eu gritei viche o que aconteseu ai o motivo do apelido.

  45. T. Rabugentos.. v.ema disse:

    Rs…Lendo os poste notei que ninguem lembrou do “luiz boca”…Que era proximo a sapopemba na santa clara…proximo ao koga koga….Era tantos baloes la da rua do marselha que caminhoes bau, abriam as porta e iriam tirando varios baloes…soltei um 5 x 5 preto com o banha que naum tenho mais noticia dele…com uma bandeirona gigantesca de bexigas…se não me engano era era 20x 35…deu show…Era muito bom esses festivais e revoadas de la…Começava a noite…e virava o dia soltando baloes…um fato inesquecivel la coi quando não sei que equipe soltou um balão em formato de pinto…E o todos os baloeiros que estavam vaiaram eles…era uma gritaria só….todo mundo zoando os cara soltando a “pika”…….kkkkkkkkkkk….O pascoal mudou o endereço da baloema galera…é na rua anhumas 292…agora…Mais a mulher dele tem um bar onde era o antigo endereço da baloema…Se precisarem de informações e só passar la…Q é perto a nova loja…Abraços!

  46. T. Rabugentos.. v.ema disse:

    Pow Lembrei dos festivais de fogueteiros diurnos…de la tb…Era tanto balao subindo e estourando tudo no baixo…que corramos pra baixo das esteiras…e um balão atirando no outro..lembro de um truf de 20mts verde ..que fez estrago la…ia furando diversos baloes subindo junto dele…Só quem viveu la pra saber da maravilha que era soltar balao ali!

  47. Alexandre TPC disse:

    Consegui um video da época da ultima revoada feita no Crematório, as imagens não estão 100% mas vale a pena relembrar.
    Eu postei no Youtube como Revoada Vila Alpina em duas partes, recordar é viver!

  48. carlos disse:

    cara essa epoca era muito boa eu acordava 5 horas da manha para soltar balao la na avenida abel ferreira …e nao podia faltar de ir na revoada do marcelha e claro tudo era novidade nunca tinha visto tantos baloes juntos subindo q epoca boa …ouvia um barulho de fogos ja pulava da cama e ficava em cima do telhado olhando aqueles baloes enormes com bandeira e fogueteiros e fiz um grande amigo nessa epoca q gostava muito de balao como eu… e o pao o gargamel e eu o considero como meu irmao foi a melhor amizade q fiz ate hoje por causa dos baloes ta vendo… um forte abraço a todos daquela epoca……….

  49. remilton disse:

    eu me lembro que fui neste festival um serto dia nos fomos soltar um truf tinha cangalhas pra caranba quando um amigo asendeu essa cangalha enroscou a mao no pavio e comessou a soltar bombas para todo lado so via gente corendo para todo lado me lembro que eu e mais 4 pessoas entramos para se esconder dentro de um fusca era so bomba que estourava mais se divertimos e aprendemos muito pois esse tempo era muito bom acordar com os baloes estourando bombas logo de manha esse tempo nao volta mais

  50. rogerio , mauricio , e finado gilsinho disse:

    e meus amigos velhos tempos que nao volta mais estivemos la tambem sinto saudade ate hoge . parece que nao mas toda vez que eu esculto barulho de fogos eu saio q nem loco para ver se e algum balao que esta no alto ai pascual sempre gostamos de ver seus baloes no alto um abraço a todos

  51. Alexandre Tpc disse:

    KKKKKKKKKK este fusca era meu, estavamos com um 4×4 bandeira ainda no maçarico quando começou a estourar. Me lembro que fui me esconder lá também mas quando cheguei tinha um monte de gente que não conhecia dentro do meu fusca!Logo depois alguns integrantes da equipe quiseram baixar o balão pois a bandeira tinha sido atingida por algumas bombas, por fim decidimos soltar daquela forma mesmo.
    Aquela época foi de ouro para quem gostava de balão e morava na região pois além de subir muito balão também caía muitos por ali.

  52. felipe tvm disse:

    comentem dos baloes que subiao no metro penha tbm eu era criança mas meus pais me levavam para ver!!!

  53. marcos (magos da noite, vultos da noite vila alpina) disse:

    tempos muito bom, cara quem passou por este tempo não esquece, eu tinha 14 anos ficava na avenida com a galera esperando os balões deser, acordava ja na espectativa…quando ouvia fogos ficava procurando.. otempo bom… um sauve par todos baloeiros…

  54. Eduardo disse:

    Lembro com alegria de um 5×5 da t. da bruxa num domingo a tarde desfilando a bruxa segurando um balãozinho na bandeira… coisa linda.. parabéns inclusive por continuar com a arte dos balões até hoje.

Mande seu Recado: