Os templos dos balões cariocas | Gazeta do Balão

Olá amigos da Gazeta ! Sou Clodoaldo Sales tenho 40 anos, sou baloeiro carioca e moro em Nova Iguaçu, município do estado do RJ. Solto balões desde os 14 anos e também amo ser balógrafo. Já contribuí muito com os amigos Dalton,Luiz Paulo,Robson da Favelão,Caruzo (Campo Grande), Marechal da Serpente, entre outros para a história do balão.

Há muito tempo fiz balões sozinho,mas nos últimos anos, me juntei aos amigos Gêmeos Rodrigo e Ricardo e ao Thiel para confeccionarmos nossos balões. Na minha primeira coluna, decidi falar sobre os mais famosos campos de soltura de balões, que ficaram marcados em nossas memórias e são considerados verdadeiros templos. Como já sabemos aqui no Rio, em São Paulo e em Curitiba, com a criação da lei em 98, foram acabando os lugares para a soltura de balões e com isso, apareceram diversos sítios privados onde subiam vários balões todos os finais de semana. No Rio, tínhamos o  Bananal, o campo do Boi, Sargento Roncali e o Parque Central, alguns das antigas que ficaram só na lembrança. Na década de 90 subiu muito balão no sitio do Flávio em Austin aqui em Nova Iguaçu. Com o seu falecimento pararam-se as solturas surgindo a necessidade de encontrar outro sítio, pois tinha muito balão pra subir. Então o amigo Jorge, também de Austin me chamou para ir ao Sítio da Paz para falar com o proprietário cujo nome também era Jorge. Pra nossa sorte, ele aceitou e lá foi um dos principais templos dos balões no Rio no início do ano 2000.

O primeiro balão que subiu lá foi em 2000 e foi nada menos que o modelado de 28m fogueteiro noturno da turma Só Amigos, do falecido Marcio, do amigo Fábio TSA, entre outros.O balão deu um show com uma bela abertura.

Graças a Deus deu tudo certo,o que fez com que outras turmas viessem soltar seus balões de lá, e por sinal belos fogueteiros noturnos e diurnos como o 36m noturno da Águia, o truffi de 28m da Arte Milenar, o modelado de 24m do Gerson Pipas e Amigos, o modelado de 30m da Arco Íris, o modelado de 30m da Porão (noturno), o truffi de 24m da Alfa, o modelado de 35m da Fagulha e Futuro e vários outros, incluindo o golfier de 34m da Brasa que subiu junto com o pião de 24m da Arco Íris e o 13m da Só Amigos.

16

Uma época pra jamais ser esquecida pelos amantes da arte.

No meio de tantos fogueteiros também subiram,nesses anos, muitos balões com bandeira e várias armações ao ponto de algumas vezes subirem duas armações na mesma noite,como o 21m da Cometa com o 18m da turma Ouro Preto;o 20m da Brasa com o 18m da Porão;23m Brasa do amigo Chico junto com 18m da Realce;entre outros.Enfim um espetáculo.

24

Bom acho que lembrei de tudo, e espero que tenham gostado,certamente ao ler essa coluna os cariocas e muitos dos amigos paulistas que já estiveram nesse sítio sentirão muita saudade de uma época que não volta mais.

Um abraço a todos que amam nossa arte.

Clodoaldo Sales – Nova Iguaçu – RJ.

Comentários:

  1. fabio tsa disse:

    valeu clodoaldo pela materia pos, sentimos saudade desse sitio por que todos finais de semana com tempo bom sempre tinha balao para ver de sexta para sabado e de sabado para domingo,nos da turma SO AMIGOS RJ soltamos alguns desse sitio,28mts,fog noturno,20mts gaiola e band,13mts band fora outros de varios amigos que ajudamos a soltar ,valeu pela materia, parabens clodoaldo obrigado pelas lembranças…….

  2. Essa foi uma das épocas mais glamurosa a qual vivi. É impussivel não lembrar dos fogueteiros e armações que sainam de lá. Fiz inumeras visitas a esse campo, levando minha mãe algumas vezes, a mãe da minha filha (minha ex mulher) Gravida na época.
    Muitos amigos daquele tempo pararm por causa da lei constituida contra nós e por falecimento também. Coluna maravilhosa. Traga mais lebranças para nós!!!! Forte abraço, saúde e paz.

  3. pow clodo que espetaculo de materia.obrigado amigo.90% destas pinturas eu fui ver devido sua boa vontade de muita das vezes fik esperando eu e a galerinha de santa cruz no meio do caminho.e tive o prazer de ver varios espetaculos e creio que infelismente nao veremos mas.mas fik aqui nosso obrigado a essa galera que deicharam seus recados atraves de sua arte.um grande abraço e pode contar com essa galera .estaremos sempre juntos .

  4. COMPLIMENTANDO O COMENTARIO A BAIXO.lembrando que fizemos muitas amizades no sitio atraves de vc e ate hoje exitem.
    um forte abraço lelei………….

  5. pow clodo.90%destas pinturas ai eu tive o privilegio de ver devido sua boa vontade em esperar eu e a galerinha de santa cruz . no meio do caminho e acredido que infelizmente nao veremos mas nada parecido com isso.fik aqui nosso obrigado as vcs do sitio e as tumas que contribuiram para que isso entrasem para a historia.show de materia forte abraço………….

  6. LUIZ disse:

    1 0 0 COMENTÁRIOS…

  7. thiel disse:

    Muito bom lembrar desse tempo, que eu peguei ja no fim mais ainda sim curti várias solturas e balões lindos, e agradeço está do seu lado e junto com gemeos nas confecções dos juninos.
    E ficou muito boa essa matéria que lembra como foi boa a época que poucos curtiram.

  8. maycon disse:

    pó materia manerona showw

  9. Ae Clodoaldo bela matéria, eu nunca fui, mas fiquei imaginando que maravilha era esse campo.

    Abração!

  10. Ao amigo clodoaldo parabens por lembrar destes lindos baloes e concerteza este local ai foi para mim o melhor que ja teve no rio sinto saudades da paz, quase todos estes baloes estive presente na soltura muitos baloes subiram neste sitio. infelizmente hj em dia nao temos o privilegio de ficar repetindo solturas num msm local, mas do jeito que der e da vamos fazendo nossa arte sobreviver no meio de tanta safadeza. abçs a todos.

  11. Parabéns Clodoaldo por nos lembrar deste tempo maravilhoso vi muito destes balões por foto…..e fico contente em saber um pouco da história deles….muito obrigado e fique com Deus.

  12. Muito boa essa matéria lembro de quando fomos soltar o nosso 36m, ficamos uma semana no sítio montando as gaiolas o Jorge nos tratou muito bem, engraçado que agente tava na maior tensão todo carro que entrava no sitio agente ficava preocupado tentando guardar segredo pra não vazar mais não teve jeito. Aquele lugar ali sem duvida foi o templo dos balões no Rio de Janeiro infelizmente hoje nós temos que nos esconder pra soltar os nossos juninos.Grande abraço da familia ÁGUIA RIO ao amigo Clodoaldo sales e a todos os baloeiros do Brasil.

  13. betinho disse:

    Fala clodo, Show de matéria. Grandes balões ainda mas eu proibarticipando de um deles, Época boa “Arte Proibida”
    valeuuuu!
    abçs

  14. Marcos Real disse:

    Realmente, sem comentários.

    O sítio do Flávio foi um achado na época, verdadeiro paraíso. Muitos comentavam que não existia nada igual no Rio, mas ficou manjado e a repressão acabou com tudo.

    Bons tempos… quem sabe faremos um festival de balão sem fogo por lá.

  15. luciano lut disse:

    nossa querida new iguaçu city rsrrss é o paraiso dos baloes bonitos, sem falar outros menores qu subiram desses sitios, se for por foto de todos baloes q subiram aqui da nossa areae vai da pane no site do dinho rsrsrrs, boa materia clodoaldo,representou legal morreba city rsrsrrs abçsss

  16. Parabéns Clodoaldo,belíssima matéria!!!
    Sem dúvidas o sítio paz ficará marcados em todos nós baloeiros e amantes da arte,tanto pra quem soltou suas linas obras de arte de lá e também para todos que poderam apreciar os mesmo.
    Quanta saudade,lembro quando fomos soltar nosso modelado de 18 fog noturno (LMP?) 4* balão nas fotos…se não me engano em 2002,não me engano 2002,o sítio lotado,uma noite linda e vários amigos ajudando para tudo dar certo,lembro muito bem do Marcio da Só Amigos,acabaou no pavio ela pediu aum integrante de sua turma ir em casa buscar que ele tinha (e era longe heim,rsrs)…graças a ajuda de todos soltura perfeita.
    Anos mais tarde soltamos o modelado de 20 também fog.noturno LMP? (9* balão nas fotos),lembro que acabamos tudo cedo e o dono pediu pra esperar pra soltar mais tarde,pro sitio encher de gente e ele ganhar sua merreca,tivemos que esperar,entrou um vento chato e tivemos que deixar para o domingo,achamos que quase ninguem ia de novo,pelo contrário,encheu o sitio mais ainda com outra soltura perfeita….realmente quantas saudades desse templo.
    Abraços a todos.

  17. ubiratan disse:

    alguem do site poderia me enviar fotos da armaçao do super homem pois foi 1 balao q fui ver no rj e nao tenho mais as fotos pois me lembro de um fds perfeito ninguem pra ajudar armaçao saiu do cavalete depois de manha ainda vi fo da favelao no msm campo

  18. bira disse:

    alguem do site poderia me enviar fotos da armaçao do super homem pois foi 1 balao q fui ver no rj e nao tenho mais as fotos pois me lembro de um fds perfeito ninguem pra ajudar armaçao saiu do cavalete depois de manha ainda vi fog da favelao no msm campo

  19. Markus disse:

    Que saudade do Sitio da Paz! Ali vi muitos balões bonitos, lugar espaçoso e de fácil acesso. Um dos fogueteiros diurnos que mais deu show ali, na minha opinião, foi o truff de 28m da Arte Milenar; quando abriu a fogueteira foi um verdadeiro show e o bichão saiu “derramando” fogos até pegar uma ótima altura e sumiu de vista. Inesquecível! Parabéns Clodoaldo pela excelente matéria.

  20. ejl disse:

    que bela materia e memoria parabens eu tenho 27anos eu lembro o meu tempo quando era criança aquelas revoada que subia cada balao belo que hoje ta dificel fazer igual aquele tempo .
    gostaria de mandar um abraço pra equipe coraçaode
    poa marcao dorival e todos que fazem parte da equipe hoje .Abraço a todas equipes do brasil ……..

  21. meu amigo clodoaldo meus parabes pela materia austin foi realmente o templo do balão no rio de janeiro golfier da brasa o 30 fogueteiro da arco ires entre outros mais nao era so isso ali tinha um clima de amizade vc fazia muitas amizades era muito legal vc chegava de madrugada trocava uma ideia com agalera escutava historia da antiga…era um clima familhiar ….saudades muitas saudades……………..

  22. PARABENS PELA MATERIA! POIS NAO SAIRA DA MEMORIA DE CADA PESSOA OS FOGUETEIROS, AS BANDEIRAS E ARMAÇOES QUE NO PASSADO ALEGRARAM ADULTOS E CRIANÇAS NO SITIO DA PAZ; O FOGUETEIRO DA AGUIA, ARMAÇAO DA CASARAO, COMETA COM OURO PRETO,BRASA COM PORAO, BRASA E REALCE, NAO ESQUECENDO DO PIAO 26MT DA PREGUIÇA QUE NO DIA ANTERIOR SUBIU O PIAO DA ARTE PROIBIDA, A NOITE CALENDARIO DA TURMA DA BRASA JUNTO COM A ARMAÇAO DO PORAO, BONS TEMPOS BOAS RECORDAÇOES, VALEU SR: CLODOALDO.

  23. pow fikou muito boa mesmo a matéria , só que não peguei essa época por ser mto novo . mais fico honrrado de fazer balão com vc clodoaldo .

    como agente diz : TOMA NA CAAAARA VAGABUNDO KKKKKKKKKK

  24. Bira se vc enviar o seu email eu te mando as fotos da coluna.abs

  25. Leandro disse:

    T. da Garra da Penha era show

  26. É isso aí meus amigos,eu fiquei mt feliz com a oportunidade dada pelo gazeta,e escolhi falar dos lugares onde os baloeiros mas gostam,que são os sítios onde a nossa arte sobe,quero agradecer a todos que viram a coluna e os comentários,um abraço e em breve tem mais.
    Luciano Lut é isso aí parceiro representando nossa terra morreba cty.um abç a todos.

  27. Washington disse:

    Grande amigo Clodoaldo.
    É um prazer ter você em minha grade de amigos.
    Gostei muito da sua coluna e obrigado por ter lembrada da Águia Rio. Em 2005 eu estava entrando para o grupo e tenho muito orgulho disso.
    Gosto muito dessa arte que começou a me encantar aos 8 anos de idade com meu saudoso pai, daí não parei mais, apenas dava um tempo básico. Depois conheci o também saudoso Guará e nos tornamos grandes amigos que na época me convidou para participar da Turma da Bola onde passei bons momentos e aprendi muito com aquela turma de fogueteiros com fogos planejados pelo M. Hoje na Águia Rio mantemos um grupo pequeno mas muito unido.
    Um grande abraço e espero lhe vê em breve.
    Parabéns

  28. Ligero_rj disse:

    Eu tava lá nas solturas do 21 da cometa e do 18 da porão e tb subiu um letreiro lindo da Emenda.

    no mesmo dia subiu de outro campo nas proximidades o fog. do machadinho e amigos se eu estiver errado me corrijam por favor.

    Foi maravihoso esse dia era um dia das mães tenho a Fita VHS e o DVD tb.

    Tudo correu muito bem e na paz como se diz o sítio.

    Parabéns as Turmas que fizeram seus lançamentos lá.

    Abraços!!

  29. Alehc disse:

    Eia sim emmmmmmmmm, só elite era noias nos velhos tempos….

  30. Turma do NOVA disse:

    Só bandeirados firmesa claro que sim colega….

  31. Paulinho Camélias. disse:

    Fui em quase todos das fotos, quase todo final de semana o meu point era o sítio da paz, era madrugada e manhã, muitas das vezes chegava por volta de 23:00 e só saía de lá as 8:00 do dia seguinte. Os painéis, os fogueteiros, as bandeiras… Só de lembrar e vê que tudo isso acabou, meus olhos enchem de lágrimas!!! Fiz muitas amizades no mundo do balão lá no sítio da paz… Bela matéria!!!

  32. tumado ed ! disse:

    passo em frente a esse sítio toda quarta feira em austin, N.I RJ. bons tempos as armações brasa e porão, neste dia estava tão frio que brotavam fumaça do laguinho dentro do sítio foi show !!!

  33. some disse:

    Clodoaldo vc e o cara mano se poder manda essas fotos pro meu email por favor em marica tem bastante sitio para essas brincadeiras e so falar comigo

  34. turma do sales disse:

    Some,to sem net,mas em breve pego seu email e te mando as fotos,que época e olha que o Dinho Gb nao colocou todas,faltou o 30 fog diurno da Arco Iris,o 24 fog do gerson pipas,fica a saudade e valeu por curtir o site e a coluna.um abc

  35. ANDERSON disse:

    BOA NOITE
    INFELIZMENTE TUDO QUE E BOM DURA POUCO,É GRANDE VERDADE EU ESTAVA PRESENTE EM TODOS, SAUDADE.
    UM ABRAÇO A TODOS

  36. praça disse:

    e aquele pião que desceu na serra da Cantareira em mairipora em 87

  37. andre santa mariana rj disse:

    amigo falar de templo de soltura de balão e esquecer da pedreira de inhauma, da chácara na penha e da praça manet del Castilho é pecado inadimissivel…tinha também o campo dos periquitos em realengo carrapateiro em jacarepagua..fora os campos de niteroi, são Gonçalo… o campo da paz foi bacana mas apenas por um pequeno período..parabéns pela coluna

  38. 100 estresse disse:

    Com certeza para mim este local foi um dos melhores se não o melhor para solturas de balões no rio de janeiro, pelos balões que subiram la vcs podem ter noção do que estamos falando. Tive o privilegio de estar em quase todas as solturas neste campo, infelizmente não tivemos o prazer de soltarmos balão la.
    Abçs dede 100 estresse.

  39. Clodoaldo Sales-Turma Sales e Gêmeos-N.Iguaçu-RJ disse:

    André Santa Mariana-RJ,o problema não foi esquecer dos campos antigos,e sim de conseguir material para a coluna,o Dinho da GB,pediu o campo do boi,bananal e etc.Só que o Sítio da paz eu fui em todos os balões,então ficou mas fácil.Se puder me ajudar com material dos antigos. meu email é sales.fernandes@live.com, um abç e valeu por ler a coluna

  40. s/n disse:

    Faltou mencionar o campo do Pequi na Piedade/RJ, foi lá onde tudo começou com a Turma da Amizade nos meados dos anos 70.
    tenho algumas fotos dos balões soltos de lá.

  41. Ricardo disse:

    em 97 fui morar em Ribeirão Preto e depois em BH, dois lugares que ninguem nem comenta sobre balões. quando morava no Rio acompanhava os balões no Cachambi, Cavalcanti, Sulacap, Sobral, dentre outros. adoraria ter presenciado essas obras primas. Rezo todos os dias para que a política nesse país seja seria e as leis valorizem a nossa cultura. Balão é um movimento cultural, é arte, é belo, é genial. algum dia ainda iremos reviver tempos de céu pintadinho. os sábados a tarde, quando o vento parava, baixávamos as pipas e começavam a subir balões. uma pausa para um banho e um rango e rua. pescoço virado para cima até altas horas. passava no tio melo na saída do colégio, pegava os endereços de soltura de sexta e sabado a noite das armações e domingo cedo das bandeiras. era mágico. que Deus abençoe todos os artistas do papel. abraços.

  42. Cldoaldo Sales- Turma Sales e Gêmeos-N.iguaçu-RJ disse:

    o o problema s/n é que eu não sou dessa época e não tenho material pra fazer a coluna,sei de mts campos antigos,mas preciso de fotos e histórias,já a coluna que eu mandei,fui em todos os balões.

  43. Hudson Duarte disse:

    Faaaaaalllllaaaaaaa ai Clodoaldo!!!!! Muito boa a sua contribuição sobre um pouco da história da nossa arte e é sempre um prazer falar com vc cara. Gostaria de lembrar um espaço que guardo com muito carinho em minha memória, o Campo do Universal em Realengo. Onde aconteciam os lançamentos de uma das mais memoráveis turmas aqui do RJ, chamada TURMA DA BALANÇA, comandada pelo (Gordo) ou Jarrão como o meu pai o chamava. Inclusive há no youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=ECylfvtyeQs ),uma sultura da bagda 48 Mtr’s neste local. Um dos muitos que eu vi serem soltos ali junto com meu pai. Um abraço mano, muito bom falar com vc e espero ter enriquecido um pouco mais esse já maravilhosa e espetacular espaço. Um abraço a todos.

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte