Por que os balões explodem? | Gazeta do Balão

Olá amigos. Nesta coluna vamos  relembrar alguns balões que tiveram um final triste e explodiram ou nas guias ou pouco tempo depois de subir. É triste falar sobre isso pois muitos deles e tantos outros que em nossa pesquisa não lembramos, mas debater sobre falhas ou até fatalidades ajuda a muitos a entender como um balão, feito com dedicação, carinho e, em muitas vezes feito por pessoas experientes, pode explodir mesmo com tanta tecnologia e conhecimento nos dias de hoje.

Até o fim da década de 80, não existia computador, internet e celular. Naquela época as turmas trocavam experiências no boca a boca, visitando bancadas, telefonando, perguntando. Nos primeiros anos do balão moderno, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, era comum vermos balões explodirem pois os baloeiros não conheciam os limites do balão e de seus materiais. Por muitas vezes acidentes aconteciam por desconhecimento de materiais. Devido a isto, os baloeiros descobriam na base de acidentes até onde o balão poderia ir.

Um exemplo foi a batalha pelo maior balão do mundo que começou em 1976 com o 19×19 de Edson de Guadalupe no Rio, o famoso Balão da Bananeira feito de papel usado em sacos de cimento que iria levar um paraquedista. Ele desistiu e penduraram uma bananeira na boca pro balão não sair capotando. Pode até ser que não era a intenção de Edson e seus amigos mas naquela época, soltar um balão de 38 metros era uma coisa inacreditável e só não lotou de gente porque não havia muita comunicação e o balão foi solto a tarde pois na manhã do dia da soltura o tempo não estava bom.

Anos depois começou a interminável busca pelo maior pião do mundo com a soltura do Pião de 24m de Ivo Patrocínio e sua turma do Cachambi em 1978. Após este que foi o primeiro pião de 24 metros da história a subir, o balão foi crescendo, ano após ano. Durante a década de 80 os balões foram crescendo e os limites foram aparecendo.

Durante toda a década subiram diversos piões de 42 metros. No meio da história tivemos o Pião de 54m, conhecido por Rei dos Reis que teve diversas tentativas de soltura e, em todas, rasgou ou explodiu no maçarico. Nem chegou a encher completamente. Com exceção do Rei dos Reis e do 33×33 da Piratas do Céu de São Paulo que subiu só com a boca, diversos piões de 42 subiram durante a década de 80 e muitos deles tiveram problemas, mas subiram.

A primeira tragédia de um gigante foi em 86 com o Pião de 42m da Cometa que explodiu após subir.

Nos anos seguintes, os balões foram crescendo, foram subindo e, em 1989, o maior pião do mundo, um pião de 60 metros de Ivo Patrocínio, explodiu ainda no maçarico. Muitos que estavam presentes ou que assistiram o vídeo acompanharam o desabafo de Ivo após o acidente que dizia que ali era o limite do balão, do papel.

No ano seguinte, o conhecido cortador de balões Paulinho Ribeiro, mais conhecido como Carrapato apresentou seu ambicioso projeto, um Pião de 70 metros. No dia da soltura no clube Atlântico, o balão pegou uma forte brisa na hora de encher, começou a arrastar a todos na boca e decidiram soltá-lo só com a boca. Foi uma decepção total e devido a isto, Paulinho decidiu fazer outro, também de 70 metros.

3 anos depois lá estava mais um gigante subindo e … explodindo. Mesmo utilizando os melhores materiais e técnicas, levando uma bandeira minúscula (40×60) ou balão explodiu segundos após sair da mão. Inexplicável!

Após esse balão, muitos outros ficaram marcados na história pelas suas fracassadas tentativas de soltura. De médio a grande porte, simples ou bonitos, durante toda a história, balões memoráveis ficaram marcados não pela sua grandeza ou beleza e sim por acidentes.

Chega a ser triste lembrar de tantos balões que não deram certo. Mas a pergunta que fica é: Onde os baloeiros erraram? No começo de toda a história sabemos que aprendemos apanhando. Afinal nunca tivemos uma USP, uma UFRJ pra nos auxiliar com estudos. O baloeiro aprende a colar uma bainha, a fazer um balão na raça. Se tudo que sabemos hoje, sabemos por intermédio de nossas experiências. Todos os acidentes na história são marcados por hipóteses pois não há como fazer uma perícia pra saber o real motivo do acidente. Alguns dos acidentes citados são com balões de turmas experientes, de nome e que já provaram em outras oportunidades que sabem o que fazem. Vai entender?

Dos últimos a pergunta fica mais curiosa. Vejamos os 3 piões acima lembrados. Amor a Arte (2008), Progresso (2009) e Origami (2011). Poxa nem precisa falar da qualidade de cada uma das turmas. Ninguém em nenhuma é novato no balão. Todos tem experiência de sobra e no caso da Progresso, sei que buscaram os melhores materiais, corrigiram o molde, calcularam tudo, escolheram o melhor dia e… deu merda! Vai entender. No outros dois eu não posso falar muito pois, além de não estar nas solturas, não falei com ninguém das turmas em questão mas sei da qualidade de todos. No mesmo dia do balão da Origami neste fim de semana (06/11), tivemos o 24 da Curvinha. Pelo que ouvi também explodiu. Se estiver errado me corrijam.

Uma coisa é fato. Acidentes são raros nos dias de hoje. Todos sabemos que sobem milhares de balões a cada temporada e acidentes são mínimos. Muitos deles são facilmente descobertos e servem de experiência a todos nós para não repetir o erro. Sabemos também que em alguns casos são por negligência, irresponsabilidade e porquê não fatalidade? Dê a sua opinião:

Comentários:

  1. Fabio - Sonho Real - Rj disse:

    Primeiramente, quero parabenizar a todas as turmas pelos belos balões, pois, essas coisas só acontecem com quem tem a capacidade de fazer os mesmos.
    Se referindo aos balões antigos, podemos citar vários motivos para o fato.

    1- O fio de rami usado antigamente é uma fibra natural que quando ele se misturava a cola e o papel se tornava rígido ao ponto de quebrar decorrente do tempo de confecção do balão podendo ser uma das hipóteses para o fato.
    2 – a qualidade das buchas não eram tão boas como a de agora, assim, também podemos dizer das bocas que eram feitas de vergalhões isso tudo influenciavam na resistência do papel.
    3 – o própio papel era o craft e não o hulk verdadeiro e muitas das vezes eram pintados para dar melhor nitidez nas folhas ocasionando o enfraquecimento do mesmo, fazendo com que rachassem os gomos no momento do cintamento e assim se viam muitos balões com remendos na parte do bico ou teto onde o número de cintas eram bem estreitas fazendo com que o rami se quebrasse mais fácil e ocasionando o estouro do gomo.
    e outros.
    Agora em relação aos piões da Progresso e Origame no meu modo de ver, os moldes são parecidos, com a entrada da carrapeta muito fechada, proporcionando assim maior pressão interna naquela região que por sinal é a zona de força do pião onde é concentrado o calor da bucha igualmente ao truf.
    Um abraço a todos!!!!

  2. Cristiano Baloucos Campinas disse:

    Infelizmente ou talvez Felizmente alguns baloeiros aderiram ao gigantismo sem antes saber qual a real carga que o balão suportaria carregar, vejo equipes que uma equipe faz um balão de 20 metros outra equipe quer mostrar que é melhor pode mais e faz um de 30 para mostrar que é superior a outra, talvez hoje exista muita rivalidade, solto balões a 12 anos e antigamente era outra coisa, você soltava um balão tinha outras equipes ajudando na fabricação dando conselhos ou sugestões na soltura também muitas pessoas AJUDANDO hoje raramente se tem isso, algumas pessoas vão no local da soltura não apreciar seu balão e sim desejar que a soltura NÃO seja boa “gorar, olho gordo” rsrs.
    Isso porquê ?? os Resgates geram muita briga entre equipes é onde começa toda a rivalidade, os famosos Indios que vão nos resgates.
    abraços até mais………..

  3. Alê - Sandu Mosaico disse:

    Salve Nação Baloeira, acho que essa coluna é uma oportunidade de sermos humildes e assumirmos nossos erros que acreditamos que sejam os causadores do não sucesso em nossos balões.
    Acredito que um dos motivos que causaram problemas para nossas solturas, foi a escolha do dia errado, irei dar dois exemplos, o modelado de 26 citado pelo Dinho e o pião de 30 dos Astros do Passado, os dias não foram os certos, as vezes levamos tudo para o campo e se sentimos forçados tanto por quem está no campo esperando pela soltura tanto por nós mesmos, e depois em pensar em ter que desmontar tudo, as vezes ter que transportar tudo de volta, vários motivos fazem a gente soltar os balões em dias errados e em situações erradas.
    No caso do 26 mts, foram vários motivos, acredito que por excesso de confiança depois de ter solto um 72 mts com sucesso, acabamos desmerecendo um balão de 26 mts, o balão dos Naypes que foi solto antes por incrivel que pareça não sofreu em nada com brisa, mas o nosso e o modelado de 20 da BZL foram castigados, então acendemos a bucha, por sinal uma bela bucha…, mais do que o normal para o balão não chorar e sofrer tanto com o vento, depois tivemos problemas com as fogueteiras que estavam com as cordas invertidas e enroscadas, tivemos que travar o balão demais para consertar, com isso nós que estavamos na fogueteira, tinhamos que praticamente se pendurar para conseguir acertar os erros e as guias esticadonas, lembro do Renatão sentando no chão com uma guia esticadissima, quase não aguentando mais de tanto segurar, e olha que o cara é forte rrrsss, com mais da metade da carga no alto, era inevitável…., fora uma união no teto que quisemos seguir um estilo novo sem nós, apenas com um rami laçado em outro e colado, vimos este sistema em outros balões e quisemos testar, mas pelo menos para nós este sistema em fogueteiros nunca mais será usado…
    Se pudessemos voltar atrás, não soltariamos o balão no dia, dariamos mais atenção nos engates das fogueteiras, dariamos nós nas uniões, e não inflamavamos a bucha do jeito que foi, o fechamento era com rami 12 fios duplo, sempre confeccionamos os balões com altos níveis de segurança, já para contar com algum imprevisto.
    No caso do pião de 30, o balão estava super bem feito, com muita cinta e fechado no fio dental triplo, mas pecamos no dia, que no alto estava ventando muito, e que a bucha desta vez fizemos fraca, o balão parou na antena e não levantava, fizemos de tudo, esperamos, com a antena nas mãos, tentando ver se o balão pegava mais força, mas o fogo já estava no limite e nada, até que a maioria da turma decidiu liberar tudo para sentir, foi dai que ele pegou um tapa de vento e foi para as arvores, fim de um sonho…, era um projeto muito querido e antigo, que todos se lamentam, se pudessemos voltar atrás, não soltariamos naquele dia, melhorariamos a bucha e tantariamos abaixar o balão.
    Estou sendo humilde de apontar os nossos erros e espero ajudar muito a todos refletirem, pois para nossa turma foi um grande e cruel aprendizado, esses fatos com certeza mancham nossa imagem, mas tivemos vários sucessos, os principais são, dois modelados de 24, modelado de 32, pião 22, modelado 34, pião 72 junto ao Lelo, 26 copa, e diversos outros menores, de 10, 12, 16, 17, 18 muitos sucessos.
    Todo balão é feito com muito amor e dedicação, então devemos confecciona-los e solta-los da melhor forma e no melhor dia, a preciptação e o excesso de confianção são os principais vilões de nossa arte, espero ter colaborado, pois para nossa turma esses acontecimentos apesar do lamento, ajudou muito, abraço à todos amantes desta arte.Alê SM.

  4. souza disse:

    eu venho acompanhando pelo site, esses lindos baloes, principalmente os piões que nao estao dando certo e acho que as turma estao colocando bucha demais nos piões e peso demais tambem. eu sei que essas turmas são feras, mais se diminuir o peso e a bucha a chance de dar certo vai ser muito maior, antigamente aqui no rio subia baloes gigantes com buchas pequenas e o balão sumia. hoje as turmas tem mais tecnologia de apoio, mas eu tenho certeza se diminuir o peso e as buchas essas obras de arte nao serao perdidas, trabalhos de anos de turmas espetaculares de hoje em dia…………… tomara que tenham mais conciencia disso
    um abração a todos
    turma souza

  5. Marcio USM disse:

    Ola amigos muito baloes bons que foran lembradoas ai mas eu acho que faltou um balao piao de 52 metros que era da equipe elo guerreiros de capinas que esplodiau na primeira tentativa depois se nao estou errado o senhor pacoal pegou o mesmo para arrumar tirou o nome guerreiro do balao e solto ele apenas com a anthena pois nao puchou a bandeira e até hj dizem as mas linguas que esse balao entrou em orbita rsrsrs um abraço a todo s …..

  6. turma da cantareira disse:

    No meu modo de ver nesses balões não é preciso colocar a quantidade de buchas que são colocadas , porque os mesmos, com o tamanho e qualidade com que são feitos ,não é necessário tantas buchas , é só colocar menos peso nas buchas e fazelas bem caprichadas e colocar os respctivos respiros adequado ao tamanho e modelo de cada balão.

  7. Arte Carioca disse:

    valeu rapaziada do GAZETA DO BALÃO belo site este! vim fazer apenas uma correção pois o BALÃO da bananeira não era do EDSON DE GUADALUPE pois o mesmo e meu amigo pessoal e já me contou a história deste balão diversas vezes! na verdade o balão foi feito pelo DAVI DE GUADALUPE ok e continue trazendo esses clássicos da nossa arte valeu galera forte abraço!

  8. Dinho GB disse:

    Fala Marcio. Eu até pensei nesse balão mas como estamos preparando um especial sobre ele, prefiro falar depois. Só resumindo, o balão era da Guerreiros da Paz de Campinas e não da Elo e Guerreiros de Guarulhos. Sobre o que aconteceu na soltura com a Baloema e depois na soltura com a antena em Mairiporã, dê uma lida na entrevista da Emenda que lá explica direitinho o que aconteceu com esse balão. Abs

  9. Manoel/turma do bola disse:

    Sobre o Balão da Bananeira, só queria fazer justiça em um detalhe, pois quem fez o balão foi o DAVID MALUCO, moro perto de onde subiu, o David não só fez este como vários Zepelins de várias bocas o Sr Edson também é um grande Baloeiro, dizem que ná época ele e outros ajudaram dando o papel, um abraços a todos “DAVID MALUCO”, não se esqueçam. Nas fotos deste balão o david é o Sr que aparece molhando a bucha de algodão com um garrafão de 5 litros de Vinho, só que neste caso era querozene abraços a todos.

  10. Edu - Praça Aeroporto SP disse:

    É difícil aceitar, mas ao mesmo tempo inevitável e natural errarmos, isso acontece com qualquer um, pode ser com turmas experientes como novatos e isso é válido para melhoria e o desenvolvimento.

    Tem muita gente que fala besteira dizendo isso e aquilo sem saber a real situação do que ocorreu e quem sabe mesmo dos detalhes que ocasionaram o erro é a turma.

    A Gazeta colocou o tema para discussão, achei bacana e por sinal o site está cada vez melhor com diversos temas e logo de bate pronto um depoimento importante do Alê da Sandu de que a turma deve falar ao invés de ficarmos escutando bobagens dos outros.

    Naquele dia eu estava no Buraco e por sinal tirando algumas fotos embaixo do balão da Sandu – M26 e quando me virei pra sair de perto escutei um “PUFFFF”, nem perdi tempo em olhar pra trás, corri e graças a Deus não fui atingido. Ainda bem que o balão dos Naypes saiu primeiro e foi um arregaço, porque se tivesse saído depois, o negócio seria feio com todas aquelas gaiolas intactas pegando o pessoal. Poderia ter sido o contrário, mas quem vai saber?

    Quando a Sandu estava maçaricando eu notei algumas partes coladas no bico (eu estava do lado) e tinha um cara da turma descolando, depois quando o balão começou pegar as gaiolas alguns estalos, ai teve o fato das cordas da gaiola invertidas que tiveram que mudar e o balão na pressão total, eu vi o sufoco que foi. E agora após um bom tempo sem ter conversado com ninguém sobre isso, olha ai a confirmação dos erros cometidos, um depoimento claro e importante que explica o que ocorreu. Prova que de alguma maneira a turma acaba tem uns 90% de certeza!

    A T. da Saúde soltou um M24 em 2009, confecção impecável, cheguei a ver o balão na bancada e no campo, mas a turma perdeu o balão por um simples detalhe, o cone de boca não cabia na bancada, então acabaram cortando uma parte com 1,5m pra terminá-lo. Foi ai que desceu tudo com o balão nas guias sem pegar a antena. Esse erro os caras não cometem nunca mais, assim como outras turmas. Pode ter certeza, é lição aprendida!

  11. *** Marcelo T. Fascinação 1993 *** disse:

    Bom dia amigos, muitas coisas podem ocasionarem na abertura de um balao, o tempo de bancada e manuseio incorreto, sua confecção, falta de cintamentos adequado ao tamanho do balao, e tambem pela quantidade de bucha, isso nao é critica digo isso pois ja perdi uma balao de 20 mts que caiu o cone, acredito que o peso da bucha tenha ajudado. ( Balao piao de 20 ex. Balocaia ).

  12. turma unidos do parque disse:

    que eu sei e que a baloema sedeu o balao para a emenda so tirao o nome guerreiros porque tinha danificado o balao ai tiram o nome

  13. turma unidos do parque disse:

    bem aonde estava escrito guerreiros danificou ai tiveram que tirar por isso antes de criticar e melhor saber valeu

  14. João - Pega Leve disse:

    Gente, uma coisa chamou minha atenção, dos balões citados nesse post, a maior parte deles são piões. Não sou nenhum grande entendedor de física, muito menos de balões gigantes! Não passei do P24. Mas sei que dentro do balão exista um fluxo vertical de ar quente e a pressão varia de acordo com a superfície de contato (da física P=F/S), quando reduzimos bruscamente a área de contato (garganta da carrapeta) criamos uma região de altíssima pressão, onde, dependendo de diversas variáveis (confecção, qualidade do papel, vento etc..) pode levar ao colapso.
    Imaginem uma mangueira d’água, quando apertamos no meio não sentimos a pressão da água aumentar?
    Penso que se a carrapeta não tiver tampão, poderíamos diminuir um pouco essa pressão, nunca testei…

    Parabéns pelo site, trocando idéias nós vamos evoluindo!
    E parabéns a Origami pelo belo trabalho!

  15. Maza (TDM) disse:

    Parabens a gazeta pelo belo tema, tambem fazemos parte dessa estatistica perdemos um truffi de 16 mts em 1999, o balão subiu tranquilo abriu a fogueteira e segundos depois veio a explodir.
    O balão era forrado acintado no papel, mas acredito que o excesso de bucha foi o nosso erro, mas a verdade nunca saberemos.Ja em 2009 soltamos um pião 30 mts de seda, acintado só no durex não tinha nenhum fio no acintamento, e foi embora.
    No resgate o pessoal pindurava nos guias forçaram pra caramba eo bichão aguento, e foi liberado em seguida, na minha humilde opinião o excesso de peso e bucha, aliado a materiais de baixa qualidade são as principais causa de os balões explodirem.abç (TDM) região de Campinas.

  16. Mazinho OTRA ART disse:

    Muito boa essa Matéria!!! bem sobre este assunto dos balões estarem explodindo, muitos dizem que pode ser a umidade na soltura, no caso neblina, outros dizem que é confecção, muita bucha e tal!!! Alguns Piões antigos nós sabemos que era Molde, no caso um dos Moldes mais utilizados é o Piramide, agora tem o Tiazinha ( Pirâmide com Acerto) , hoje na atualidade creio eu que estes balões riscados que explodiram não foi erro de Molde, nem erro de confecção, nem papel errado, mas o fato de se riscar um balão dependendo do lápis que se usa e a forma que se forra pode implicar nisto. No meu ver o Balão riscado fica frágil por causa dos riscos de lápis e apagar acabam rompendo as fibras do papel, olha o Nivel das Turmas que fizeram estes balões, altissimo, e sabemos que todos não economizam neste assunto segurança, escolhem o de melhor, no meu ver umas das hipóteses pode ser isso, porque hoje muitos fazem balões de seda, sem forração, com pouca cinta, muita bucha , enormes bandeiras, mesmo molde, e sobem do mesmo jeito, na minha tese os riscos de lápis dependendo do tamanho da Fibra do Papel, acaba rompendo.
    Se analisarmos o retrospecto iremos perceber que são balões muitos detalhados com muitos desenhos e a maioria riscados e piões.

  17. kadu não tenho disse:

    é o seguinte sabe pq os balão estão explodindo no dia de hoje e muito mais hoje que antigamente é o fio dental depois que ninguem encontra o bendito rami deu isso

  18. Turma do Retoque disse:

    Uma coisa eu concordo com o Mazinho: dependendo do tipo de grafite do lápis, no momento que se risca o balão (dependendo também da gramatura do papel e do ângulo do lápis na folha) pode correr o risco de cortar as fibras do papel. Mas uma ciosas também posso afirmar, ao menos no caso de alguns balões que estive presente e que explodiram, o excesso de bucha porque tem excesso de peso, porque estão deixando o bico aberto achando que por isso o balão não precise de respiros em deu bojo. Estamos em fase final de confecção do nosso pião de 24, bandeira 35×42 e já criticaram dizendo que a bandeira é pequena pro balão, mas sabemos que com isso não precisamos carregar nas buchas e ele terá 98% de chances de subir tranquilo.
    Abraços a todos e diga NÃO ao gigantismo.

  19. Irmão GBM, MAUA disse:

    salve rapaziada , eu vejo tanto balão bom nos dias de hoje que fica ate dificíl falar em erros cometidos,para tantos acidentes,mas vamos falar do balão da anderson ,todos que estavam no campo querião ver o bitelo no ceu mas ele foi incisivo e não pois o balão para subir .talvez esteja faltando isso atitude não da não da vomos ter este tipo de atitude para não acontecer o pior falou salve a todos, irmão GBM RESGATE

  20. fernando arte malicia disse:

    bom dia baloeiros..me lembro do 13×13 da selvagens da noite aspiral q abriu quando levava a sua carga.

  21. VANDO taf mogi disse:

    a responsabilidade esta em primeiro lugar , deve-se fazer um trabalho , uma obra de art sim , só que acontece muita pressão dentro da obra de art , e deixamos um pouco a responça de lado , tem que ter punho , erro asumir ,por isso ou por aquilo , todos que fazem baloes estão sujeitos a tristeza de perder seus trabalhos magnificos , acontece culpados não ,concientes sim baloeiros é amar sua art e sempre tentarmos aprender , humildade e respeito a todos aqueles que perderam seus baloes .

  22. POArte disse:

    Minha opinião é que, um balão não explode só por um problema, só papel errado, pouca cintas, humidade no campo de soltura, risco do lápis no caso balão riscado, tem que haver uma somatória desses fatores ou mais de um fator de risco!!! balão riscado + humidade ou papel ruim + poucas cintas, BOOM!!! seu sonho se torna pesadelo!! Porque acho que ATM ou mmhg, que muda de um estado pra outro não influência nisso, não tem muito haver com nossos balões.abraço á todos…

  23. daltinho 33 disse:

    Amigos para tudo existe esplicação , mas falta um pouco de umildade de parte das turmas as vezes nos erramos na confecção no mal cintamento no exesso de peso nas buchas ,ou então acidentes provinientes da propia natureza , é possivel fazer o balão perfeito é sim ,lembre-se de uma coisa o pião de 72m subil perfeitamente só faltou mais alguns metros de cabresto para q ñ fecha-se a antena ,com toda umildade q há no meu coração quando vcs estiverem com alguma duvida ,com relação a nossa arte me envie suas perguntas eu terie o maior prazer de respopnder qualquer duvida um forte abraço ass: daltinho turma 33 rio de janeiro !!!!!!!!

  24. nao tenho disse:

    esses balões marcaram epoca masmo explodindo, representaram muito para todos nos baloeiros e um balao muito lindo que explodiu infelismente é a bagda de 24 qui art e os naypes uma das melhores bagdas de todos os tempos uma briga feia com a da colorir que marcou epoca.
    mas infelismente isso ocorre algumas vezes as vezes a gente se empenha tanto em alguns pontos do balao que acaba deixando passar pequenos detalhes que são essenciais para que nao occora assidentes.
    Dinho aproveitando, eai mano nao teria como vc fazer uma entrevista com a casarao do meier nunca mais vi essa maravilhosa turma ou pelo menos uma homenagem a eles, essa é outra turma que marcou e muito minha infancia. ate mais abs……………….

  25. leandro Silva disse:

    esquecerão de lembrar do pião de 40 mts do amigo Grow e os Naypes que explodiu em itapevi um abraço……..

  26. Carlos ( Unida Vaz Lobo ) disse:

    Na minha opinião o maior probelma é a quantidade de bucha colocada nos balões.
    Pra que 80, 100, 130 Kg de bucha?
    O balão ( bandeira ) tem de sair da mão com pouca pressão. Quando chegar a levantar toda cabrestada já estará com força quase suficiente para levantar a bandeira.
    O que observei na filmagem do Belíssimo Balão da Origami é que a bucha estava quase toda inflamada, forçando muito sua estrutura.
    Todos esses Piões estouraram no teto ( Origami, Progresso, Pião 90 do Anderson, e outros..). Talves deveríamos caprichar um pouco mais no cintamento do teto dos Piões. Usamos cintas de 5 em 5cm, 10 em 10cm na boca, porque não fazermos o mesmo no teto onde realmente há pressão no caso dos Piões???
    Torço para que jamais isso ocorra novamente. Sinceramente, quando assisto os vídeos dos Piões da Progresso e Origami, a vontade é de chorar!!!!
    Parabéns Origami e Progresso por nos presentearem com BELÍSSIMOS trabalhos..

  27. turma unidos do parque disse:

    eu acho um seguinte balao de seda pouca bucha balao forrado ja e mais bucha tao exagerando na bucha dos balao de seda e muita bandeira isso que e a verdade um amigo meu falou que o truff de12 mts puxa uma band 25por35 ai eu falei tenho um truff de 12 band e papel grosso 20por 30 ponhe no seu balao falta personalidade para muitos caras mas e issso ai cada um cada valeu

  28. turma unidos do parque disse:

    meu truff vai puxar uma band 20 por 30 eu ja acho muito

  29. rogerio nossa art disse:

    bom dia gb ,muito bom este debate com isso mostra porque o site e um dos melhores do meio , a hipotese levanta do lapis pelo mazinho foi muito bem observada mas tem um erro muito comum que ja venho observando no cintamento a algun tempo são aquela pequenas curvas que deixamos de um gomo para o outro que so são notadas quando abrimos os gomo, com a forte pressão do teto a tendencia e dessa curvas esticarem,pode ser ai alguns do erros que esta acontecendo,pretem atenção pois isso e muito comum ja estamos atentos com nosso futuros balões para que esse erros não aconteçao e com muita humildade espero que eu tenha ajudado um abraço ate a proxima

  30. Sapeco disse:

    Bom dia amigos !

    Estava lendo os comentários em referência a este belissimos balões, complicado dar um parecer sobre o que aconteceu.Teria que ser analizado desde materia utilizado até a confecção final de todos os detalhes dos balões.
    Li alguns cometários culpando ao excesso de bucha do balão e tals.Porem lembro do pião de 40 mts da Balocaia o mesmo era riscado de bico a bocaque tomou sereno durante um bom tempo e mesmo com a bucha principal acessa e a estágiaria que acendeu antes do previsto (2 buchas do balão inflamadas) o balão saiu perfeitamente e não deu nenhum problema tanto que teve até outra soltura fogueteiro no Paraná.
    Temos que procurar o que há de melhor para confecção dos balões tanto material, quanto na qualidade de confecção na bancada.

    Abraços a Todos

  31. Base - RJ disse:

    Parabéns ao Alê – Sandu Mosaico pela humildade e ao Dinho pela matéria..

    Fogueteiro, devem ser confeccionado com 03 x da capacidade do fio dental, aos bandeiras levar em conta também ao menos 02x da capacidade por garantia, este custo extra não impacta muito pois quem faz projetos deste volumosos tem uma graninha para investir..

  32. Tropeço disse:

    Li todos os comentarios e achei alguns fundamentais e importantes para q as turmas consigam realizar um bom trabalho.Vou deixar aqui a minha opinião, ou seja, uma parte dela.Porque se for falar tudo oq penso me chamarão de revoltado e tbm faltará espaço pra tanto comentário.Prestem muita atenção na confecção dos seus balões e tbm observem quem está fazendo. Lápis corta papel mesmo, principalmente qdo fazemos a marcação na horizontal.Buchas e guias em excesso tbm ajudam a explodir ( vejo por ai caras q ja vem com luvinhas para empinar balão, sentam em guias,fazem pose pra foto e até as envolvem na cintura) ,rio qdo vejo essas coisas. Com o balão ñ se mede força… Procurem diminuir o peso e a dimensão das bandeiras q vão levar os balões.diminuem cabresto ( para q possam ter uma foto mais aproximada).Pense no que é melhor pro balão ; pra vc o melhor será uma boa soltura e os elogios d quem faz.Não se deixem pressionar por alguns que acham q oq vc pôs embaixo do balão é pouco ou pequeno; ” esses caras ñ sabem nada”.Darei alguns exemplos de balões q soltamos: pião de 24mts,band. 30×30( |Estrellar) ,pião 25mts, band.31×40 (Cortiço).Todos com pouca bucha.
    Na minha opinião temos q voltar atrás para evoluir. Observem bem os balões antigos e tirem oq teve de bom como exemplo, assim como em alguns casos de hj tbm.
    abs : Edu

  33. Wilian - road runner disse:

    Bom galera na miha opniaão talves os baloes estao explodindo porque falta ainda um pouco mais de amor para fabricalos pois a preça é inimiga da perfeiçao. nao adianta nada esclher o dia certo e lugar certo se o balao vai pega cereno tendeu na hora de encher isso acaba tambem acabamdo com o papel e deixando o balao mais pesado

    A e outra coisa eu falo isso mas de qualquer forma todas as grandes equipes estao de parabens por pelo menos ter coragen de fazer um balo desse porte porque sabemos que nao é facil segura um Bó desse
    O IMPORTANTE É NOS NUNCA DEXISTIR
    falo rapaziada

  34. Tropeço disse:

    Quero fazer um comentário no que disseram a respeito do lápis.Elle até corta papel,mas usado na horizontal como disse antes,nos desenhos se cortar a própria cola reforça o possível corte., olha q ja fiz váríos e nunca teve problema dessa natureza.Em relação ao q disse o amigo a respeito de balão dobrar antena ou até mesmo explodir .Oq é pior, o balão explodir ,dobrar a antena ou sumir na neblina.? Isso tbm pode ser considerado um erro da turmas q soltam.Falta um pouco de equilíbrio nas pessoas na hr de soltarem. Isso serve de exemplo para balões de todos os tamanhos.Não me vem dizer q balão grande é complicado e q é muita responsabilidade; todos sabemos antes de fazer um balão grande que inevitavelmente corremos um sério risco de passar por tal situação.Não me venham com desculpas posteriores ou mesmo falar q só acontece com quem faz.Erros acontecem mas, 90% são das turmas.;outra porcentagem(10%ou até menos), por fatores climáticos.
    reflitam e pense bem no q dizem.
    abs á todos os leitores e obrigado pelo espaço
    abs: Edu

  35. RATO ALADOS disse:

    PAPEL BRANCO E UM DOS MAIORES MOTIVOS, QUANDO VC APLICA FORÇA NUM PAPEL ATE ELE SE ROMPER, ELE TEM SE DEFORMAR ANTES DE RASGAR, E NA MAIORIA DOS PAPEIS BRANCOS ISSO NÃO ACONTECE, PODE VER OS EXEMPLOS ACIMA, A MAIORIA ERA PAPEL BRANCO. MAS EXISTE PAPEL BRANCO QUE TEM ESSA ELASTICIDADE PORISSO É IMPORTANTE RASGAR O PAPEL ANTES DE COMPRA-LO, PRA EVITAR SURPRESAS NA SOLTURA, PRINCIPALMENTE EM PIÃO.

  36. Adriano / Invasao disse:

    sao obras primas,mas pecam por grandes bandeiras ai aumentando a bandeira tem q colocar mais bucha,colocando mais bucha o papel na aguenta e explode!
    Simples menos bandeira e menos bucha,balão conciente pessoal!!!

  37. Paraíso de èden disse:

    olá, amigos, infelizmente a causa dos balões pegarem fogo (a maioria das vezes o vento ou um rami fraco paro os gigantes, ou peso demais) contribuem para os balões explodirem.. Mas parabéns à todas às turmas que metem a cara para fazerem outros,pois, aí é que conhecemos o amor pelo balão.

  38. Cláudio - T da Paz ( Madureira ) disse:

    Todos balõs lindos, porém, beleza não é tudo!
    Ao executarem um projeto desta gandeza, as turmas deveriam preocupar-se mais com a segurança de seus balões.
    São anos jogados fora por desprezarem a segurança.
    Fico triste, porém, não podemos fechar os olhos para esses detalhes.
    Mais vale perder 1 mês para caprichar no cintamento dos brutos a levar a dor da perda do trabalho para o resto da vida!!
    Saudações.

  39. junior art´s progresso disse:

    boa noite a todos.
    escrevo para deixar meu cometário sobre os ocorridos. ninguém mais lamenta sobre as explosoes dos baloes do que seus criadores.
    agradecemos a solidariedade de todos mas correndo o risco de parecer um pouco rude, posso afirmar que nosso balao foi feito com o que há de melhor tanto em relação a materiais e a tecnica. quando falam de cintas, na boca do nosso piao as cintas eram de 10 em 10cm, e no gargalo do birote a distancia era de 5 em 5 cm. algum erro realmente existia, mas até hoje nao conseguimos chegar a um concenso sobre a causa do acidente. o importante é que sempre aprendemos com nossos erros, entao aguardem o proximo……
    abraços, junior art´s progresso

  40. balotac disse:

    BOm eu achoo o seguinte ,existe muitas equipes otimas , mas o problema e na hora da confecçao , algumas turmas que conheço , fazem o balao bem feito com bastante cintamento , mas sempre tem os engraçadinhos que na hora da soltura critica , falando nossa os cara exagero de cinta nao precisa disso tudo , e nos dias de hj devido o material de confecçao ser melhor muitas equipes , acham que nao precisa de cintamento, pouco cintamento o balao ja fica forte , bom resumindo eu acho que se um balao explode a culpa e da equipe que confeccionol o mesmo , eu ja fiz um balao que explodiu , a culpa foi nossa depois de uns meses fizemos outro mesmo molde , mesma carga , e mas seguro e ai sim foi sucesso total , mas parabens as equipes que um dia fez um balao que veio a explodir ,e so assim , fazemos da nossa arte cada dia mas segura ………

  41. Dede(Terremoto) disse:

    Vim aqui para deixar minha insatisfação com a turma origami e as demais turmas que fazem da nossa arte, essa irresponsabilidade que é estourar balão, principalmente de bandeira, hoje é inadimissível uma turma de tradição e historia como a origami fazer isso, depois que colocamos o fio dental no mercado, balão não pode mais cair a boca nem estourar, os caras estão colocando bucha de fogueteiro em balão de bandeira, assim não dá, se não tem noção do comprimento da bucha, peça conselho no site de balão, para não acontecer essa barbaridade e quem diz que só acontece com quem faz, isso é frase de outro fracassado, hoje só perdemos balão se for por causa da força da natureza(vento) e não por confecção ruim.
    Por causa disso que balão é proibido, com essa irresponsabilidade toda, por favor gente perca mais tempo na bancada colocando mais cinta, do que perder um belo trabalho como esse, jogado fora.

  42. beira rio disse:

    Acho eu que esse problema esteja na bucha do balão é muita parafina para um balão deste porte como pode subir com mais de 100kg de bucha parafina branca pura meu vamos se tocar coloca um pouco de cebo nela para não inflamar muito e diminuir o peso dela estão sem noção nem uma a bucha ela é feita a olho voce molha os rolos e vai montando ela na mesa voce compara ela com que seu balão vai levar achando que aquilo é o suficiente para levantar o peso que voce vai colocar no seu balão guando vai pesar já viu passou dos 100 kg e acha que é pouco ainda poe mas dois rolos em cima rs.rs.rs. depois o balão explode fala mal do molde é facio achar um culpado nesse caso o molde. antes a bucha era de estopa fazia o mesmo no olho molha os rolos e vai montando ela na mesa voce compara ela com que seu balão vai levar quando voce ia pesar ela pesava 30kg o volume era o mesmo mas o peso compara a diferencia uma pesava 30kg e a de hoje pesa 100kg então algo esta errado o eu estou falando alguma besteira me ajuda ai pó rs.rs.rs.

  43. Dinho disse:

    Galera !!! Não vou escrever muito, e não entrarei em detalhes, os balões que vem estourando hoje em SP em não os vi ao vivo, pelas fotos os balões parecem ser muito bem feitos. Também não sei quais o materiais utilizados nas confecções. Mas uma coisa para mim “””opinião””” E o fator culminante na perda de balões, são as imensas buchas, estão soltando balões com bandeiras grandes demais e por este motivo colocam muita bucha nos balões e algumas delas com 2 camadas de buchas, sem necessidade, em alguns casos em balões de papel fino, o último pião de 30 subiria maravilhosamente somente com a bucha menor de cima… Olhem nem sei se era forrado ele ou de seda, Diminuam suas buchas e verão um resultado positivo. Quando se faz um balão na seda vc não precisa colocar uma bandeira imensa, e muito menos buchas gigantescas meus amigos…
    Abçs.. Isso e somente a minha opinião…

  44. Junior - TSO disse:

    É lendo relatos como o do Kadu e Mazinho(Otra Arte) é que me deixa com vergonha de ser baloeiro.

  45. rodoxx --- sem turma disse:

    É apenas uma hipótese / opinião que vou colocar…
    Uma equipe tão caprichosa que fez um dos piões mais bonitos da história teria culpa na confecção do balão ? Minha resposta: NÃO.
    Vamos analizar o balão, pelas fotos mesmo. O molde era pefeito. A bucha não parecia ser tão grande. Alguns falaram da bandeira, mas ela não teve culpa nenhuma pq nem levantou. Seda ? Talvez, mas creio que esse não era o problema.
    Tanto capricho acontecer o que aconteceu por causa da confecção… NÃO É POSSÍVEL ! Como falei..é apenas uma hipótese: acredito que o fio dental não aguentou, mesmo que outros balões tenham dado certo, até o momento não me sai da cabeça o fio dental. As pressões são diferentes nos balões e um pião de 30 Mts é muito forte. Talvez a qualidade do fio ou o próprio não seriam suficientes para aguentar a pressão. Coloco esta hipótese pelo seguinte: nos balões sem fogo percebi que muitos deles soltaram da boca com qualquer movimento mais brusco. Deu a entender que o fio não aguenta muita força, mas isso é hipótese.
    É meio estranho a situação…estava tudo perfeito. De repente estoura a batata. Qual a explicação ? Muita bucha, papel, confecção, vento, fio dental…para mim a última foi a responsável pelo que aconteceu.
    De qualquer forma a equipe Origami tem que se orgulhar do que fez…ficou marcado como um dos piões mais lindos de todos os tempos. Creio que a bandeira está inteira e espero que façam outro tão bonito quanto este. Parabéns a ORIGAMI.

  46. Alemão - Anônimo disse:

    Entre tantos comentários sobre bucha, vou da minha opinião, buchas pesadas não são o unico motivo da quantidade do fogo alto, vejo várias buchas com alto peso mas tão fechadas, um rolo praticamente grudado no outro, que a bucha não respira e não inflama, que foi o que aconteceu com o pião da Origami, a bucha não inflamava e mesmo assim o balão explodiu, não para dizer que foi falta de cinta, acho mais provavel um erro no fechamento, como uma bainha fina e mal colada, ou no molde.., acontece…, já o pião de 28 da Progresso foi o contrario, a bucha era boa e o balão foi travado até o limite, quando pegou a bandeira que era uma bandeira na minha opinião muito grande para um pião de 28, se não me engano 48×62, ele foi tirando tudo, dai explodiu pois ele podemos afirmar que estava na pressão maxima, acho que o melhor de tudo, apesar dos pesares, é como na vida, aprendermos com os erros, todos que tem um projeto e estão vendo esse monte de tragedias, repensem, dimunuam um pouco a carga, façam uma bucha de acordo com o que vai embaixo, cada balão tem um tipo de bucha diferente, fogueteiro temos que ter o arranque para tirar, depois ele fica sem peso, bandeira temos que ter uma bucha consistente, pois o peso é constante, não irá diminuir…, reflitam, façam destes erros aprendizados, abs.

  47. Turma do Retoque disse:

    Concordo com o Dinho, estão exagerando na dimensão das cargas e consequentemente nas buchas. querem exemplos? Soltamos um modelado de 22 mts com 400 dúz. de cortados três tiros, 100 bombas batom, 10 dúz de rojão de vara e 20 dúz. de pino; bucha? Apenas 35 kg. Os palpiteiros nos criticaram pedindo que colocássemos 600 dúz. mas não demos ouvidos, resultado: o balão foi um sucesso e até hoje sem notícias do resgate (seguimos ele até a divisa do RJ e desistimos). No ano seguinte soltamos o pião de 20 mts, bandeira 25×35 mts com apenas 7 kg de bucha (estopa e jornal); o balão saiu devagarinho na cabeça vindo a cair no centro de Mogi das Cruzes totalmente apagado depois de 1:30 hora de vôo. Este balão, para quem não se lembra, a sua queda foi dentro de uma escola e devido a chegada da PM foi liberado com uns caibros atravessados na boca.

  48. Edu disse:

    Essa é pro mazinho: Se vc ñ percebeu, veja q o balão da Origami e Progresso tinha desenhos repetidos em cima,pra fazer isso ñ se risca o balão, é feito fora…Sua tese foi por água abaixo.rsrs

  49. Rodrigo - Lenda RJ disse:

    Eu acho que tudo tem limites. Não estou me referindo ao tamanho, mas a capacidade de resistência de determinados materiais quando expostos ao extremo. Muito se fala da força do fio amarelo, nó cego, união e etc… mas estão esquecendo que balões são feitos com PAPEL! O pião de 42 da Aviso subiu aqui do RJ sem NENHUMA fumaça preta no balão e apenas 3 paus de buchas quase apagados e brincou com sua bandeira e até hj não temos notícias de resgate. Um amigo fez um pião de 8 metros sendo a bucha 4X a quantidade ideal e o balão nem tirou a antena. Quem não se lembra do Truff de 45 da Brasa solto em 2009 com 3 paus de bucha e sumiu até hj! Vale a pena por em risco um grandioso trabalho por alguns metros a mais de bandeira e antena ou umas centenas de duzias de rojão?? cada um deve ter sua resposta… abraços

  50. Mauricio (Ciclone) disse:

    Ola pessoal,

    Ja que temos este espaço de opinioês, eu tambem concordo na colocação de alguns colegas, que “um dos motivos” do balão explodir esta no excesso de carga e bucha no balao, acredito que não tenha tanta nescessidade, pois todos nos acompanhamos os fetivas de ar quente, baloes subindo só no ar quente e ainda levam uma bandeira e ficam um bom tempo no alto, agora imagine se esses mesmo baloes tivessem uma bucha, mas de uma porção menor, quanto tempo mais ele ficarim no alto.
    Não penso em competição entre baloeiros, que o meu balão vai levar mais do que o balao de fulano e sim preservar a nossa arte.

    Abraço a todos.

  51. andre disse:

    O Pião de 70 branco do Paulinho Carrapato, quando foi levantar a bandeira pegou um vento e foi levando ela em encontro a umas arvores fazendo o bandeira agarar e travar o balão que em seguida explodiu, foi parecido com o modelado de 52 da Balão Magico, acredito que tenha sido mais falta de sorte que erro na confecção.

  52. Roberto - Turma da saúde disse:

    Tivemos problemas com mod 24 mts, vários motivos ocasionaram o queda da boca, não sei dizer concretamente qual foi, mas isso serviu de lição.
    Este ano soltamos um truff 20 com 300dz de cortado, 20 dz de vara e 100 dz de apito, muitos disseram que o balão estava leve, porém o mesmo subiu atravessou tudo (Subiu em Embu e caiu em Biritiba Mirim) e ficou por volta de 3 horas no alto, e caiu zerado de bucha.
    Não acredito que acidentes acontecem com quem faz, acontecem com quem faz algo errado, porém temos que ter humildade, aceitar que erramos e procurar mehorar.

  53. banana força livre disse:

    ola galera baloeira, motivos de erros sao muitos, as vezes pode ser destino, o papel é ruim, enfim, vejo hoje muitas turmas, que as vezes por falta de humildade, ou por vergonha de pergunta a outras turmas, acabam fazendo coisas erradas, alguns casos o molde tbm atrapalha, penso eu, que é melhor pecar pelo excesso, do que pecar pela falta, fio dental foi uma mao na roda para que gosta e tem vontade de fazer uma balao grande, qual a turma que nao tem um sonho de fazer uma balao, piao de 40 da cortiço, igual o da emenda, como tantos outros, que ja subiram, hoje alguns criticam baloes grandes, mas erros acontece com qualquer tipo de balao, dias atras houve um incendio causado por um modelado de 8 mts, entao baloes tem que ser bem feito, cintamento é chato, é, mas é um mal necessario. quanto mais cinta menos risco de explosao.

  54. Alex Meteoro disse:

    Opa, lendo e relendo tudo aqui, não vi ninguém falar da COLA, será que todos fazem o teste antes de usar uma cola nova ou mesmo olham a data de validade da mesma? Ou será que todos acham que COLA é cola e que todas são iguais?
    Abraços.

  55. TZRIO disse:

    NA MINHA OPNIÃO SOMOS BALOEIROS MAS AINDA NÃO APRENDEMOS COMO LIDAR COM ELES. ACHAMOS QUE QUALQUER TAMANHO PODEMOS DOMINAR MAS NOSSA ARTE É MUITO MAS FORTE E IMPREVISIVEL DO QUE PARECE E IMAGINAMOS.
    VAMOS CONTINUAR NOS PREOCUPANDO PRIMEIRAMENTE COM A SEGURANÇA E TER ESSES BALOES COMO EXEMPLOS PARA PODERMOS ANALISAR E CORRIGIR OS ERROS OU NOS PREPARAR PARA OS IMPREVISTOS.
    VOU ACREDITAR NO IMPREVISIVEL PORQUE SÃO TURMAS CONHECIDAS E EXPERIENTES.
    ABRAÇOS A TODOS TZRIO

  56. Andre disse:

    Boa tarde
    Vendo alguns comentarios antes que mais nada parabens á todas as turmas que fizeram os belos trabalhos aqui expostos,MAS
    Na minha opinião Papel branco para um balão deste porte é um sacrilegio pois se não for de uma boa resistencia tipo KRAFT SANTISTA
    terá problemas, tem que usar o HULK seja ele palha ou de uma outra cor pois um trabalho espetacular perder por resistencia em papel e bainha fina isso jamais pode acontecer.
    Deixo aqui os parabens e que se concientizem que para projetos assim antes de iniciar teste o papel para não ter problemas futuros depois.

    Uma boa tarde

  57. eric disse:

    NA MINHA OPINIÃO O RATO DA ALADOS ESTA COM TODA RAZÃO PAPEL BRANCO TEMOS QUE PESQUISAR RASGAR PARA SABER SUAS FIBRAS ( PAPEL BRANCO É PAPEL VIRGEM) PRA PIÃO TEM QUE PESQUISAR O MELHOR
    PAZ A TODOS !!

  58. turma unidos do parque disse:

    falou tudo ma no a cola dependendo da qualidade dela ate aguenta o problema tambem e q tem baloes que ficam anos na bancada eai vc sabe a cola por mas boa que seja ela resseca essa e minha opiniao valeu

  59. Adriano / Invasão disse:

    Ola,Galera do Gazeta!
    Venho por meio deste fazer uma pequena critica ao amigo Ale da Sandu Mózica,os caras estão aprendendo a Solar balão depois de nao sei qtos anos de turma e ainda vem com o papo q o balão da copa de 26mts deu certo,nao sei em q mundo ele esta pois o balao da copa nao levou a bandeira e a mesma subiu no modelado de 24 resgatado da bruxa,se for pra brincar de faz de conta coloca ai que o Brasil nesta mesma copa foi Hexa!!!

  60. douglas boca do lobo atul twist disse:

    Fizemos um modelado foqueteiro de 16m primeiro balao da turma riscado e maior tanbem .
    Duramte a comfecçao nao tinhamos bamcada e tinhamos que dobrar e desdobrar o balao todas as vezes que
    fose forar o balao isso prejudicou um pouco afolha do balao mas tambem cimtamos pouco o balao so de 50 ha 50cm
    obalao estourou no quia quamdo puchava ha segunda sequencia de bandejas
    estamos fazemdo outro este esta cintado d10cm da boca ate omeio d15cm no meio 10cm no bico.
    Espero que desa vez tudo de srto al quem pode me dar alguma dica sobre isso…

  61. bruno cncferraz disse:

    na minha opinião eo conjunto de cola cintamento e bucha… muitas turma preocupam em deixa o balão bonito e esquecem da seguraça não calculam o peso so tira palo tamanho da bandeira pelo tanto de lanterna e fogos nunca pelo o peso

  62. Eliton Balotac disse:

    bom , ja que todos estao falando do balao da origami vamos a questao , eu estava na soltura do mesmo , o balao estava lindo sem comentarios , uns dos melhores baloes que ja vi ate hj , mas tinha algo de estranho no balao , alguns falao da bandeira grande , mas o mesmo estava ate que, com uma bandeira pequena , comparando com os pioes de 30 metros bandeira , outra coisa que reparei na soltura o balao nao estava com força nenhuma , e sua bucha ja estava super inflada , fogo total e outra coisa o balao nao chegou a pegar nem a antena direito , resumindo algo de errado tinha no mesmo , ou falta de cinta , ou papel era antigo etc , bom essa é a minha opiniao , espero que o pessoal da turma nao leve a mau , pois admiro muito o trabalho dessa equipe e parabens pelo belo balao ….

  63. junior art´s progresso disse:

    bom essa é pro douglas da boca do lobo:
    uma dica cara, vcs estao fazendo o contrario, a cinta do bojo do balao até o bico(truff) tem que ser num espaçamento menor, pois é onde está concentrado todo o ar quente(maior pressao)
    na boca até abaixo do meio, pode deixar um espaço maior entre as cintas. quanto a dobrar e desdobrar o balao, acho isso achar chifre em cabeça de cavalo, pois se fosse assim os baloes resgatados estourariam todos e no entando vi o balao da livre para voar subir ela 3° ou 4° vez, e saiu levantando tudo que timnha em baixo, pensem nisso. abraços, JUNIOR ART´S PROGRESSO.

  64. Alê Sandu Mosaico disse:

    Ao Adriano da Invasão, que deixou um comentário para mim, citei o 26 metros da copa por não dado errado, o pessoal da turma foi conciente e não soltou com a bandeira para não arriscar, pois o mesmo não levava, se for de seu agrado criticar nossa turma por causa disso fique à vontade, ninguém na turma faz balões para agradar os outros, e comentários criticando como os seus sempre terão, tanto para nossa turma como para outras, pense no que a sua turma faz e pare de criticar um pouco o trabalho dos outros, o comentário que deixei no site foi apenas falando de nossas falhas e acertos, para que talvez ajude algumas turmas, pois para nossa turma tudo o que aconteceu até hj foi um grande aprendizado, tanto com os erros quanto com os acertos, que ficam totalmente ofuscados quando os erros aparecem, todos sabem que a bandeira subiu no modelado de 24 ex bruxa, e que tb o Brasil não foi hexa, mas se vc ficar feliz e realizado com seu comentário, pode pensar que o Brasil já é hexa e que nós nunca erramos, abraço.

  65. Rogerio - Artnata disse:

    Quero deixar um exemplo que serviu muito para mim e espero que ajude alguém a repensar na confecção do balão, o pingolbag da Infinito de 32, o molde era uma surpresa…, era de seda…, tinha uma baita bucha e uma baita bandeira, deu errado????, quem já tinha soltado um balão neste molde para ter como comparação?, os caras capricharam na confecção, muita cinta e um fechamento impecável, foi show de bola…, vejo vários balões com pontos errados, com a silueta deformada e não estouram, o pião de 60 da emenda tinha vários pontos errados e não estourou, a bagda de 60 da BZL tb tinha várias falhas no molde e não estourou, o modelado de 32 da sandu tinha o bico deformado e não estourou, se eu for dar todos exemplos que me lembro irei encher uma lista, então na minha opinião o que conta mais para um balão estourar e o fechamento e o cintamento, é minha opinião, em cima disso e de tudo que vemos com o passar dos tempos temos que ir aprendendo e caprichar em todos os quesitos, não só em decoração, assim faço meus balões.

  66. Diogo - turma do Bugre disse:

    amigos creio eu que o fato riscar o balão possa sim danificar o papel já fiz esse teste e realmente o papel fica enfraquecido é como disse o mazinho acima….. e outra tbm é a falta de cintamento no teto dos piões e bucha exagerada.
    ,

  67. Emilson - Aguia Real Z/S disse:

    Acho que riscar o balão não enfraquece a ponto de estourar, mas recentemente vi alguns videos de pessoas forrando o balão e passando o estilete em cima para cortar o excesso, isto sim creio que enfraqueça o papel, recentemente fiz um teste com esta técnica, a folha de cima cortou na boa, aparentemente a de baixo não tinha cortada, porém ao olhar o verso da folha dá para ver claramente o caminho que o estilete fez, no teste com a mão o folha estava normal, mas temos que lembrar que a pressão do balão cheio e com a carga embaixo é bem mais forte do que o puxão com as mãos.

    abs.

  68. turma unidos do parque disse:

    amigo pense bem um balao resgatado ele ja foi enchido subuiu rasgou aonde tem que rasgar ou coisa do tipo o balao novo eu penso nunca foi cheio no macarico se tiver algum defeito no molde ele pode rasgar ou ate mesmo estourar mas valeu

  69. andre alados do ceu disse:

    acho que os acidentes sao genevitas mais acho tambem que os baloerois passarao a contribuir com isso .poiz nao acredito en sertas questao de segurança utilisadas nos dias de hoje como papel de cor branco para balao foqueteiro balao sinado no durekes . buchas muito grandes para os balao e pesso de mais nos balao .acho tambem que a pressa de fazer o balao e de soltar tambem tem contribuido muito . agora vem o pior de todos .notem a a um pequeno detalhe nas fotos dos baloa notarao que a maioria e piao ! seria porque ? hora amigos sejamos realista estive em todos e posso afirmar que os baloa forao feitos com poucas sintas pois que segura os balao para nao esplodiren soa os sinta mento ou eu estou errado .

  70. Vinicios/ Atitude disse:

    Se o problema fosse papel nao teria subido uma bagda de 60 mts de seda, um piao de 52, um 21×21 a tempos passado todos de seda, a questao é que esta cada vez mais facil confeccionar um balao, cada vez mais materiais revolucionarios, praticos e resistentes como o fio dental, mais a questao é que os baloeiros estao cada vez mais preocupados em jogar papel pra cima o mais rapido possivel, que esquecem de cintar os baloes, e fecham como se fosse fazer pipa, ai querem colocar o peso maximo em baixo e uma bucha que da pra fazer fogueira de Sao Joao, e esquecem que bucha tbm é peso, o que vejo ultimamente é muito balao grande com quantidade de cinta de balao pequeno, poxa se é tao pratico cintar no durex e fio dental hj pq cada vez mais vemos baloes com pouca cinta, ou ate mesmo so cintado no durex sem fio nenhum? vale a pena desperdiçar o seu trabalho todo por um erro tao idiota? me disculpem mais nao adianta culpar papel, material, etc sendo que o problema é quem os confecciona, o tempo umido, a pequena brisa nao tem nada a ver com um balao mal feito, nao adianta riscar de boca a bico, se preocupar com tudo menos com o fator principal, o que mantem o balao firme, vamos cintar balao que garanto que sera bom pra todos, e nao irao desperdiçar um trabalho tao magnifico como vimos anteriormente 3 vezes em belos pioes.. culpar materia, e molde nao resolve, cinta resolve pode acreditar! Abraços..

  71. falcões do ceu vila ema disse:

    só não inventar, ai não isplode.

  72. junior art´s progresso disse:

    ae andre covardao, como vc me fala que o piao de 28 tinha pouca cinta????
    vem aqui em casa que eu te do uma liçao,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  73. Eloy disse:

    e ai galera, vejamos os ultimos 3 exemplos dos pioes 32 mts , 28mts , 30 mts eu estava nos 3 e filmei todos eles com todos os detales possiveis , começando a analisar friamente cada um PAPEL BRANCO PARA BALAO GRANDE NAO EXISTE MAIS E IMPRUDENCIA DAS TURMAS QUE COMPRAM ESTE TIPO DE PAPEL PARA FEZER BALOES GRANDES , eu digo isso porque os 3 eram papel branco , sintamento maior que 15 cm cada , todas as 3 turmas tenho amizade com todos e sabem que isso nao e uma critica e sim uma analise do que aconteceu as 3 turmas sao de total responsabilidade , no que fazem so que dessa vez pecaram no tipo de papel utilizado para confeçao dos melhos pioes a serem feitos em sp, claro que outros baloes ja foram feitos com papel branco e deram certo , mais hoje em dia nao existe mais aquele papel branco com qualidade de fribras suficiente para um balao grande e muito dificil de encontrar, um abraço para os amigos amor a arte , progresso, origami ……..

  74. Ricardo - Vai Quem Quer disse:

    Me desculpe Eloy, mas vc falar que o problema é papel, o que você tem a dizer dos balões de seda?????????????????????

  75. rogerio disse:

    andre da alados desculpe a minha ingnorancia mas o que e genevitas e durekes

  76. Leandro disse:

    andré da alados seu teclado está com problema? me confudi todo para ler seu comentário. Não entendi nada. [2]…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  77. turma do beco disse:

    eu axo q eles esplode pq Eles segura mt o balao ai quando ele sobe ja ta mt xeio e eles nao da mt fazada no balao pramim eu axo q tm o poblema eo palel Ten qr ser folha 2 via. =)

  78. cabelo barão rocha disse:

    Acho tudo validos os comentarios vcs so esquecerão que nos lidamos com papel não importa seda ou grafit ou hulk.Já parão para pensar que o mesmo pode vir com falha de fabria os todos os baloeiros levão todo materia para fazer analize .
    Oque falta nos baloeiros e umildade e união ou sera que estou errado.Ou todo mundo acha que as tumas citadas vizarão esses trabalhos maravilhoso para que acontecese o que aconteceu (vamos ser mais unidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

  79. balofuria disse:

    Eu concordo com o Vinicio/Atitude,o poblema nao e o papel, nao e o malde pade cre se nao o 60 da jurema nem subia to errado?e sinta msm isso ta faltando hoje e em muitos.

  80. Amigos da Noite disse:

    Nós acreditamos que além de falta de sorte a muitos balões mal cintados. O trabalho manual é fundamental para um exito na soltura… E garantir a segurança na hora da soltura desses balões. Atualmente tem baloes grandes sendo conficcionados, porém temos que pensar na qualidade e depois na beleza dos balões… Boa sorte a Todos!!!!

  81. bozzo progresso disse:

    andre alados do cêu vulgo borracha,existe correção no word se voce tem difilcudades em inscrever peça para sua filha de 5 anoskkkkkk e eloy nosso pião de 28 descia 3 fios na bainha e o teto era cintado de 12,5 em 12,5 e o papel era bom e corte do paulinho da icaro,tem varios fatores que podem ter acontecido ;excesso de peso para um balão com aquele modelo, se fosse 38 de antena ,25 kilos de bucha e uma antena chapada de 1,10 de largura a historia poderia ter sido outra ,e eloy vai fazer lanterna que por sinal voce tem poucas para fazer.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  82. eloy disse:

    ao amigo ricardo turma vai quem quer , ricardo com voce disse a diferença do papel branco para o papel de seda , a seda ela nao trinca e voce faz o balao com muito mais resistencia de cintas e fios do que um balao branco ou hulk , a bucha e minima e a carga do balao tambem e bem inferior do que outro balao com outro papel . pra vc ver que , (balao de seda sobe sem bucha ), voce pode fazer um balao 100mts de seda se for bem confecionado ele sobe , o de papel branco o risco de explodir e de 90 % ……. so pelo fato de ficar dando os tombos no balao para decorar ou cintar o papel branco ele vai trincando em varios lugares…….pra vc ver que balao de seda e muito dificil de explodir … ex… bagda 60mts, piao 52 mts curitiba e outros ……outro grande exemplo vem ai um piao grande de seda vc sabe qual e…….. faz de papel branco que vc vai ver o que acontece……. um grande abraço eloy

  83. Alan Turma Piratas do Céu S/P disse:

    Boa Noite Baloeiros e Palpiteiros… Vou Deixar Um Simples Recado a Uns Muitos que Tem Simplesmente em Vez de Trocar Experiências estão Trocando Criticas, Faz Assim Senta No Seu computador, Monta Seu Projeto Vai Pra Bancada, E Faz Um Balão e Vê Se Vôa, Se Vôar Parabéns, Pois Fatalidades acontece, Recentemente Soltamos Nosso Pião De 24 metros Seda, Infelizmente Abriu o Teto, Muitos Comentarios Ouvimos dizendo que Foi Mal Feito, Mal cintado, Pra Quem Teve no Campo Viu que o Problema Não Foi na Confecção Nem cintamento, Pois Foi Cintado de 12 cm, Balão Muito Bem Confeccionado, Simplesmente Pra Resumir Aconteceu Conosco Por que Fizemos, o Balão Vôou Mais Por Pouco Tempo Com o Teto Aberto, Mais Pra 5, 6 Metros que palpiteiros confeccionam é Dificíl Explodir Mesmo… As Turmas Quais Eu Sei e Presenciei Essas Fatalidades Vai Um Abração e Um Apoio Continuem Fazendo Seus Gigantes Pois Pra Nós BALOEIROOOOOSSSS… O Céu é o Limite.

  84. bozoro !!! disse:

    ”andre da alados desculpe a minha ingnorancia mas o que e genevitas e durekes”, na moral ,esse foi o melhor comentário !!! kkkkkkkrsrsrsrsrsrskkkkkkkkkrsrsrsrsrsrskkkkkkkk

  85. bozoro !!! disse:

    o problema desses baloes lindos terem estourados ,eu vou dizer o q é !!!!!!!! INVEJA E OLHO GORDO!!!! é ou nao é ??

  86. alisson disse:

    E Eloy,cuidado pra nao inventar de fazer este balao de 100m de seda Armação com 1.000.000,00 de lanternas e ficar 2 anos lanternando armação e colocando sacolinhas nas lanternas.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  87. T. Rabugentos Z/L disse:

    Uma coisa em balão grande que descordo completamente é o uso do durex no cintamento…não confio,o durex resseca com a caloria e o ramin ou fio da folga, outra coisa tb é o molde, quanto maior a batata do molde maior o risco Tem que ser cintamento de papel…Ainda mais em fogueteiros….Nunca economizar no cintamento…e não exagerar no peso da buxa, adereço e foguetera é uma otima dica!

  88. gelo rio disse:

    meu irmão,a parada e o seguinte. temos tudo hoje para fazer baloes certo,basta ligar,passar um radio,msn,orkut,o que for. se acontece de um balão explodir e questão de conversa. todos nos estamos juntos na mesma empreitada galera,queremos ver balão no céu pra isso não vamos ficar expondo os nossos erros de acontecimento. temos que passar conhecimento trocar informações. Eu quero fazer um 26 ou 27 ou 28 mts ,queria ter alguem com+tempo que eu nos balões grandes,pra me dar umas dicas de corte, confecção ,sintamento,bucha ,tipos de cola. Quero fazer de 2° via bandeira ou fog: diurno. quem dos experiente pode me dar umas dicas? da uma força a e alguem da progresso,sm,cortiço,jurema,emenda,vqv,falcoes,alados,cometa,brasa. quem tiver interesse de ou quiser passar umas dicas. valeu galera.

  89. aliados do ceu suzano zona leste disse:

    ai galera eu acho q devemos senpre estar tentando fazer algumas esperiemçias novas mais senpre com grandes responsabilidade e deixar as diferenças de lado e reconheser q erramos tbm e q acidentes acomtecem vcs não axa

  90. Felipo Luar Piqueri disse:

    Minha opinião: pro balão ser seguro, deve respeitar a seguinte equação: Capricho na confecção, informação sobre bucha, respiros, antena (principalmente de projetos parecidos que deram certo), bom senso de estipular carga muito inferior que o volume do balão pucha, qualidade dos materiais. No momento da soltura, observar as condições climáticas favoráveis, e colocar uma “figa” na boca do junino, pra balancear o “fator OLHO”, que é cruel!!… Rsrsrsrrs!

  91. gelo rio disse:

    po carlos se a alguma turma que fez cagada nao foi a minha gente. c estou pedindo ajuda e conselho aos que sabem e pq ñ quero esta registrado com a turma que fez cagada na soltura amigo. e dando motivos pra imprensa falar depois. e pesso conselhos sim cara, ñ e vergonha aprender com quem já fez. e peço outra vez outra vez. se a alguem que possa e ache que e valido p mundo do balao me dar umas dicas sobre a confecção. que me ajudem. ñ e atravez de conselhos e troca de ideia que a coisa anda e acontece? voces que fizeram grandes baloes se poderem me ajudar. fico grato a gelo rio fica grata a vcs.

  92. Thiago disse:

    Carlos, você conhece a maxima “so acontece com quem faz?” por isso que alguns baloes das turmas citadas deram zica…se não faz, não da zica. e os baloes certos que eles soltaram? tire base a cortiço uma das 5 maiores turmas do mundo, quantos show eles deram?…tenho que parar de ver esses comentarios pois esta fazendo mal para mim.

  93. Paraíso de Èden disse:

    Os baloeiros tem que se unir, pois, se um pedir ajuda é por quê quer dar continuidade à arte, e não quer prejudicar há ninguém, isso favorece a arte e os amantes da arte, pois são pleiteados com grandes espetáculos. Galera “unan-se”, pois é compartilhando ideias que o mundo do balão dá à sua continuidade. Não discutam se ajudem, parábens à todos os baloeiros que continuam fazendo o balão consciente (menos peso que o balão possa suportar).

  94. carlos amigo das turmas disse:

    pessoal estao escrevendo varias coisas so q ninguem sabe como foram feitos os baloes q estao sendo criticados sei de uma coisa omais comentado no momento e o 30 da origami pois vamos la entao balao papel santista 28 gramas cintado de 20 em 20 em cima de 10 em 10 tres fio no fechamento bainha de 1.2 antena de 40 mts e bucha de 35 kls entao se nao sabem o pq nao adianta ficar falando realmente o pq espludiu vai saber se nao tinha peso estava tudo abaixo do peso q um piao de 30 metros carrega correto entao o q foi mal confeccionado duvido em pois quem conhece o pessoal sabe como eles sao referente a isso aconteceu sei tbm q vao me criticar por ter escrito isso pois eles nao querem nem ficar lendo o q estao escrevendo nao por falta de humildade e sim pq nao vai adiantar nada ja foi nao volta mais correto bola pra frente realmente so acontece com quem faz e aos criticos so resta fazer um do mesmo tamanho ou maior q os q estao sendo comentados e boa sorte ok abraço a todos a ja ia esquecendo so q tem q ser a altura dos mesmos e nao inferior ta ai sim vcs poderam criticar os outros abraços as turmas amor a arte progresso e origami parabens a voces mesmo nao dando certo

  95. nilsao-vila lucinda -s.andre disse:

    e ai amigos .

    primeiramente os que esplodiram eram muito bonitos, segundo ja subiram muitos e nao esplodiram,terceiro hoje em dia nao se faz papel,cola ,rami etc que nem antigamente ate carro a lata e fina ( tudo e reciclado ) mas faço um pedido a essas turmas maravilhosas
    que fizeram os que esplodiram que façao outro igual e mandem para o CEU , nao desistam nunca e nao esqueça de me convidar na soltura.abraços a todos e FELIZ NATAL.

  96. sem turma disse:

    salveee, ai balão tem que ser feito com carinho e muito cuidado, estão fazendo balão igual se faz pastel….tipo nas coxas, procurem ser mais atenciosos e abusar do cintamento. exemplo maior é a Jurema, faz o balão como tem que ser, mas ninguém é perfeito. o Balão tem que ser tratado como arte, não como um simples evento. abraços e muita paz

  97. Eliel , turma ilusao sem fim, ctba disse:

    Bom galera, confessso que nunca fiz um balao tao grande como os que estão sendo citados acima,o maior foi de 16 m,
    que infelizmente abriu o bico qndo ja estava alto, mas como admiro, e vi muitos gigantes que deram certo, e tbm obras impecáveis que explodiram apos subir, ( ex: o belo bagdá de 36 mt de seda da magicos do ar, que explodiu apos uns dez minutos de voô) acho importante citar sobre a quantidade de respiros nesses baloes, e alem, de fazer os respiros normais na parte inferio do balao p entrada de oxigenio, tambem ja ouvi falar de turmas que fazem respiros na parte superior do balao, oq tenho certeza que ajudaria a evacuar bastante a pressao do ar quente sobre as paredes do balao, pois creio que eles explodem não pq estao fracos, mas pq em determinadas situaçoes, como exesso de bucha, é impossivel uma extrutura gigantesca de papel fino suportar a pressao, é com encher uma bexiga até ela explodir.
    Os baloes grandes, so de maçaricar ja ganham uma pressao incrível , e nunca é colocada a carga que ele realmente puxa, é colocado sempre bem abaixo da sua capacidade real, portanto nao é necessario por tanta bucha como vemos em determinadas situaçoes,
    um exemplo é o fogueteiro de 52 noturno que subiu sem bucha e creio q levou td carga e ficou mais de uma hr no ar.
    Por tanto na minha opinião devemos evitar o exesso de pressão nos baloes, colocando uma bucha basica p a carga que vail levar, e ainda criarmos uma area de escape da pressao, como o bico aberto e respiros expalhados por td o balao para ele nao explodir e assim fzer de nossa arte cada vez mais bela e perfeita.. abraço a tds

  98. Jonatel OXYGEN CTBA disse:

    Sem querer corrigir ninguém,apenas dando minha opinião,pelo que sei,papel branco não é papel virgem,papel virgem é palha que é a cor da madeira de onde o papel vem.
    Para o papel ficar branco é usado muitos produtos químicos,agora não sei se isso deixa o papel mais forte ou mais fraco.

  99. Ricardo disse:

    Meu amigo da Oxy, a cor original da celulose é brancaA cor natural da celulose é branca, porém, para a remoção da lignina nas etapas anteriores do processo de produção, sua coloração é alterada para marrom claro, devido à oxidação de produtos orgânicos existentes na madeira.

    Para remover esta coloração e torná-la branca novamente, esta celulose é submetida a um tratamento químico com agentes oxidantes em reatores, com temperatura, pH e tempo de residência controlados. Esta operação é feita em 3 estágios (ADo/ EP/D). Ao final de cada estágio, a celulose é lavada em filtros rotativos DDW, para a remoção dos compostos coloridos oxidados.

  100. preto oxygen curitiba disse:

    oi a resposta desse cara mano da hora ado/ep/d e mais ddw que porra e essa ?????????

  101. EX-ALVARENGA disse:

    SOU DA EPOCA EM QUE SE ESTICAVA PAPEL NA BANCADA PARA CORTAR UM BALÃO DE “GOMO TORTO” E SE TIRAVA A FAMOSA “NESGLA” PARA ELE VIRAR GOMO RETO, E TENHO CERTEZA QUE MUITOS “BOLOEIROS” NÃO SABEM O QUE É ISSO, PARTICIPEI DE VÁRIOS BALÕES GRANDE, 35 (SOLTO UMAS 4 VEZES) 45, 17 x 17 FOGUETEIRO (EMENDA) E DE OUTRAS TURMAS POR AI A FORA. CINTAMENTO COM ROLINHO DE NO MAXIMO 20 EM 20 CM COM SIFA 5 FIOS, CONFECÇÃO E REVISÃO PERFEITA, EMENDA DE CONE AS VEZES NO CHÃO POIS NOSSA BANCADA ERA DE 10 MTS E NUNCA MISTURAR 2 TIPOS DE PAPEL, A DIFERENÇA DE ONTEM E DE HOJE…A FAMOSA MODINHA, DÁ HOJE UMA BOBINA DO PAPEL QUE FOR E UM ESTILETE PARA VER O QUE SAI, HJ COMPUTADOR, PROJETINHO PRONTO, GOMINHO CORTADO NA ESCALA E OUTRAS FACILIDADES QUE A GRANA COMPRA , SAUDADES DA MINHA GLORIOSA ÉPOCA EM QUE SER BALOEIRO ERA ORGULHO PARA FAMILIARES E A QUEM ASSISTIA….ABÇO A VELHA GUARDA DE 80 A 94.

  102. Marcio disse:

    Vou dizer o que penso: Balão bem feito não estoura! Quando estoura é porque houve alguma falha, seja no papel, na confecção, no cintamento, na união dos cones, etc. Lembrando que nem sempre um balão bonito é bem feito, por que a decoração encobre muita coisa, e muitas vezes ela nem é feita por integrantes da turma.
    Um abraço à todos.

  103. julio.almeida@hotmail.com disse:

    Porque os balões explodem,só vejo um motivo para isso,falha na confecção,isso vem dos tempos e com o aumento do tamanho dos balões isso foi se agravando,sendo que hoje em dia na minha opinião,um balão para estourar ou uma boca cair tem que errar muito nesse quesito,é claro que com alguns agravantes do tipo vento,carga excessiva,emenda de cones,implosão da carga,bucha larga e até mofo,…,vejamos alguns exemplos acima,vamos começar pelo 42 da cometa,mais conhecido como Challenge,bucha larga e baixa que abriu um fogo dos infernos,demora para liberar o balão e pra piorar o balão estalava acho que por falta de talco na hora de fechar ele,dizem as más linguás,que até hoje tem as marcas das unhas do ZECA DA AMIZADE obstáculo que ele tentou pular na hora que deu merda no campo do Washington vila,60 metros do Cachambi ,esse é moleza,vento que para soltar pipa tava forte de até estancar,para piorar vem o IVO dar a famosa entrevista de chegávamos ao limite do papel,errou feio, prova de que não deve ter colado uma bainha do balão,algum tempo depois a Turma do(a) Bola,até hoje não sei ao certo qual delas,refez parte dele e o soltou da pedreira de inhaúma,sem maiores problemas para o balão,mais para a bandeira…fica pra outro dia,o 32 da caveira pra mim,acho que ocorreu o mesmo com um truff de 24 diurno da turma da águia em vargem grande,implodiu quando abriu de um só vez a gaiola,os 70 mts do Paulinho Carrapato ,o primeiro pegou vento o dia não tava dos melhores para um balão deste porte ,entre outros problemas talvez medo e o segundo estava mofado,assim nem Deus salva,28 da progresso não tava no campo ,mais pela filmagem eu aposto todas minha fichas na divisão de cone que culminou de ser muito próximo do gargalo da carrapeta,justo onde a pressão do molde está no limite,se alguém na hora de colar a emenda economizou amigo,um abraço,tenho um foto que dá bem esse ideia,em outros casos a turma coloca bucha igual de um modelado num pião,nego parece maluco,uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa,o que se vê de balão pegando fogo na garganta,mesmo com uma pequena brisa,imagino num vento mais forte ,ai meu amigo é um abraço.E esse negócio de papel, é muito relativo,já subiram balões grandes só de papel fino(seda) ,exemplos bagdá de 60 sp,piões de 40 da zepelim sp,42 mts da Aviso rj entre outros e não me venham falar de peso,pois os outros na maioria eram forrados ou feitos no papel HULK,ai pode-se colocar ou não mais peso ou bucha,vai da percepção de quem faz, se valer a dica,cola pro balão só Cascorez sem pena e pra não colar os gomos talco,pq tem muito neguinho mão de vaca utilizando cola barata no junino,fio dental para a boca não cair(pior é que mesmo com fio dental tem uns “doentes” que conseguem essa,vai entender ) e cintas sem pena de ser feliz,errar sempre para mais, nunca para menos como diz o ditado e se beber não dirija,desde já agradeço o espaço.

  104. t.sp disse:

    INFELISMETE TEM PESSOAS QUE NAO GOSTA DE DAR NO O……NO FIO DENTAL ACHA QUE FICA FRACO …MAS SEM O NOO CORRE O RISCO DO BALAO ..QUANDO ESTIVER NA PRESAO ELE DECOSTURAR NA UNIAO DE CONE ………ALGUNS ACONTESE …..VE SE FOGUETEIRO EXPLODE A SIM

  105. rogerio nossa art disse:

    faço um desafio ao ultimo comentario pois ja fiz o teste com o fio dental e te garanto que dando nó o fio fica sim mais fraco e tenha certesa que com apenas cola fica muito mais forte pela quantidade numerosa de fibras que contem o fio dental

  106. T .SP disse:

    AMIGO ROGERIO …O BALAO DA ORIGAME NAO DERO NOO NO FIO DENTAL NAO SEI O DA PROGRESSO EO DA AMOR A ARTE ….GOSTARIA DE SABER …..PARA PODER TER UMA PEQUENA SUSPEITA SOBRE O DETALE DO NOO……..ABRAÇO

  107. hprogresso sem segredo disse:

    galera do balao não me levem a mal, para bater o piao de 28 mts da progresso vai ser ffffddddd, pago pra ver outro igual!!! me desculpa vai ter sim o piao de 32 mts da progresso e 100 segredo. kkkkkkkkkkkkkkk
    bando de invejosos. kkkkkkkkkk

  108. marcosT.B disse:

    HUMILDE VOCE EEEEENNNNNNNNNNNN

  109. MARCO PENHA disse:

    MININO LINDOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  110. arte do céu disse:

    bucha demais

  111. Clodoaldo Sales.turma do sales.N.Iguaçu.RJ disse:

    UM DOS COMENTÁRIOS MAIS SENSATOS FOI DO ALÊ DA SANDU-MOSAICO,POR MELHORES QUE SEJAM TÃO SUJEITO A ERRO,A ANSIEDADE,A CONFIANÇA EXAGERADA A PRESSÃO DE MTS TUDO CONTRIBUI,MAS É BONITO RECONHECER OS POSSÍVEIS ERROS,E ALÊ VCS DA SM NAO TEM Q PROVAR NADA,JÁ FAZEM PARTE DA HISTÓRIA.VALEU ALÊ,Q VENHA OPRÓ
    XIMO JUNINO.UM ABRAÇO.

  112. marcelo turma da muvuca rio disse:

    é tem muito fatores nisso!!sem explicações para antigamente, estourava muito balão…mais hoje em dia eu acretido sim oke o RATO ALADOS falou…tem muita gente comprando esses papel branco o tal de krafft!!mais não tão vendo a qualidade de papel,galera vamos testa que tem papel vagabundo por 5 rais o kilo 7 reais! barato mais lá na frente vai custar caro!! por isso ate hoje meu preferido e o hulk , hoje tá dificil de arruma quem tem não passa ou vendo o preço bem elevado …mais faço pagar um pouco caro e ter uma papel de qualidade no balão!! penso assim…abraço

  113. vitor disse:

    Prohprogresso semsegredo, melhor que o 28 já subiu dezenas e tem alguns que viraram mito e são imbativeis, agora concordo que possa ter um 32 melhor que o 28 desde que suba, por que voces já se mostraram capazes. Agora aconselho: vão com calma, não falem antes só depois.

  114. Alvino disse:

    Quem se lembra do Rei Salomão do Barão em meados de 87?

  115. adriano universo z/n disse:

    vejo alguns comentarios que são logicos e outros que são um absurdo, mas todos os balões sitados são maravilhozos mais infelismente em muito deles jamais saberemos o porq os mesmo explodiram uns sitão bandeira grande e muita bucha mais como chegou ma essa conclusão se muitas nem chegam a pegar as bandeira e como culpar a bucha se quando o balão sai as mesmas não estão inflamadas ainda mas respeito a opinião de cada 1 mas o verdadeiro motivo jamais vai aparecer.

    abraço

    b1

  116. Naldinho disse:

    Pô, dinho! o site tá bom pra caramba, mas tira essa matéria. vamos falar só d coisas boas. esses acontecimentos ficam só no nosso meio pra gente melhorar cada vez mais. essa matéria é um prato cheio pra mídia “bater” em cima da gente. um monte de confissões aí. é pelo bem da gente e do balão. ok? abçs.

  117. Ronaldo - Turma 12 Del castilho - RJ disse:

    Para facilitar a mídia corrompida a gazeta poderia colocar também os endereços das bancadas, a quantidade de fogos, quantos feridos …….
    O site é muito bom, mais colocar este tipo de assunto só fortalece quem quer destruir nossa imagem.

  118. Dinho GB disse:

    Meu caro Ronaldo. Esconder os fatos só faz com que as pessoas realmente acreditem que todos os balões são perigosos. Comentar, informar e debater falhas fazem com que essas pessoas vejam que reconhecemos nossos erros, debatemos falhas e procuramos sempre buscar melhorias em nossa arte. Se não concorda, respeito sua opinião e peço que respeite meu trabalho. obrigado

  119. Ronaldo - Turma 12 Del castilho - RJ disse:

    Em momento algum faltei ao respeito com o seu trabalho, pelo contrário elogiei; agora tenho opinião formada a respeito do assunto até por que vivencio o que fazem com nossa comunidade (baloeira), desde o final dos anos 70, e acho que quanto menos os leigos ficarem sabendo de possibilidades de acidentes com balão, será melhor para nos mesmos.
    Gosto muito do site mais não sou obrigado a aceitar todas as suas idéias e se você nos dá a possibilidade de comentar o que achamos a respeito dos assuntos levantados por você, não entendo por que fica tão incomodado quando recebe criticas.

  120. Fernando (EKILOKOS VALINHOS SP) disse:

    Fala nação gazeta muit o loko as questoes que voces vão atras para saber
    Na minha opinião e que a sabedoria dos baloeros amentarão muito ,mais tem muito vacilo .
    sobre balao que na hora da união enforca o baloa e nao tem que ter dó de sintar o balao para não estorar mesmo.
    ate mais ekilokos representando o interior de S/P…..

  121. mrcio DANGER disse:

    PORQUE O BALÃO ESTOURA?
    creio que quando a sua resistencia é vencida pela força de empuxo, erro no molde, deviamos nos reunir e pagarmos para um físico da NASA estudar e normatizar nossos balões.
    Na boa é uma pergunta sem resposta, vários fatores influenciam a trajédia, desde uma bainha mal colada ou feita erroneamente, até os exegeros de bucha; tem cara que poe 50 quiloa de bucha num 18 metros só por deus.

  122. marcio DANGER disse:

    PORQUE OS BALÕES EXPLODEM?
    é uma pergunta com uma longa lista de resposta, inicialmente erro no traço do molde, um único ponto enforcado gera uma sobrecarga na pressão no vinco, depois vem papel de confecção, cintas em locais corretos, bucha com qualidade de combustão e não por peso, e um fechamento correto.
    Somando tudo, menos o exagero creio que tem boa chance de dar tudo certo.

  123. zoio disse:

    prirmeiro gostario de dizer
    as turmas que os treis peoes sao lindos mas acho que deve ter algum erro no modelo bem perto da carrapeta pois os mesmos abriram no mesmo lugar e o que e pior sem pegar peso algum nao sou o dono da razao to aprendendo como tds mas tentem verificar esse molde ele ta erradoem algum lugar é uma pena pois o tranpo é muito lindo eles com certeza irao marcar nossa mente com muita lenrança daqui alguns anos tds iremos se lenbrar dessas obras…. imaginem se eles tirassem a bandeira parabens erros tds cometemos e fica a liçao tds temos telhados de idro quero dizer apartir no momento que se começa a fazer um junino tds corremos o risco de errar portanto chega de criticar pois so quem faz e que sabe o trampo…

  124. nao tenho turma mas ja fui da turma da paciencia de maua decade de 80 disse:

    bom pessoal o balao ele estora no a,isso ocorre na hora de confequissionar o balao,e um fator chamado tempo,ouseja o balao leva de 6a9 meses para terminar,nesse meio tempo as folhas tem um descaste muito grande pois bem,procure confequissionar o balao numa temperatura de 18 a 20 graus e a cola de preferencia coloque na geladeira todo vez que usar a mesma e depois de pronto,um dia antes da soltura coloque o balao num quarto com o ar condicionado ligado e deicha numa temperatura de 9 graus por 6 horas,ai vc nunca mais vc vai ter problema valeo galera

  125. ex turma do viche parque são lucas disse:

    tenho grandes lembranças dessa turma o belinho o bico de lata o pacotinho todos gente boa espero que voces lembrem de mim o alemão que ia na bancada deles na casa do belinho entrem em contato comigo para nós trocar ideias um abraço a todos da equipe.

  126. ex turma do viche parque são lucas disse:

    eu acho que vai muito da confecção do balão para ele não estourar um exemplo o rei salomão da amigos do barão o 15 folhas painel muito peso de bucha.

  127. Turma Top Gun - Rio disse:

    O balão estoura por ser grande demais, para que fazer um balão tão grande? Esse foi o motivo da proibição da soltura!

Mande seu Recado: