Resgate por GPS? | Gazeta do Balão

Olá amigos! Nesta sexta o mundo do balão ganhou mais uma obra de arte para entrar para a historia com a bela e perfeita soltura do Lapidado de 40m da Cortiço (SP) e Porão (RJ) solto na sexta na mesma hora do jogo do Brasil x Colômbia.

10273614_609582069156174_1253225501725186080_n

O que mais agitou as redes sociais nos últimos dias foi as história de que o balão foi resgatado em Minas Gerais através de um GPS. Para evitar as mentiras e controvérsias, fomos procurados pela Turma do Infinito para contar a real história da utilização de um GPS para o resgate deste balão:

Por muito tempo ouve se falar de histórias fantásticas de turmas especializadas em resgates de longas distâncias que conseguiam milagrosamente encontrar balões que seguiram por caminhos desconhecidos ou sumiram da vista de todos que tentavam resgatá-los.

Com o tempo, o “segredo” destas turmas começou a ser descoberto, muitas vezes por boatos, afinal, muita gente falava que era “tinha o faro” mas na real era a tecnologia escondida e ninguém assumia.

Em Abril de 2011 publicamos uma matéria sobre o assunto, porém muita gente não deu muita bola:

http://gazetadobalao.com.br/curiosidades/gps-em-balao/

 

De tanto ouvir esse papo de GPS, um dia o Carlão estava na região da Santa Ifigênia, Centro de SP, conhecida pelas lojas de eletrônicos e sua esposa Fernanda sugeriu que comprassem esse tal GPS. “A primeira oportunidade para usar o sistema foi no Truffi de 24m da Radar e Baloastro em novembro do ano passado. Chegamos a colocar mas desistimos pois não havíamos testado”, diz Carlão. Resolveram levá-lo consigo no carro e foram rastreando eles mesmos e viram que realmente dava certo.

Na noite do dia seguinte, colocaram o GPS no Truffi de 20m fogueteiro da Turma da Alegria, mas como as fogueteiras caíram seguiram as coordenadas e encontraram as gaiolas. Ali estava confirmado que o sistema funcionava. Bastava, agora, esperar um novo balão para usar o rastreador novamente.

Na sexta passada. assim que vazou a informação de que o balão iria subir, foram para o campo e com muita dificuldade encontraram a fazenda já com o balão cheio. Com autorização da Turma do Cortiço, colocaram ele em uma das guias e aguardaram a soltura.

10431493_584979024957012_2469922306151402400_n

Veja o vídeo da soltura:

A verdadeira história do resgate:

Logo após a soltura do balão, a turma do Infinito tentou ir no resgate “na forma tradicional”, mas quando chegaram na rodovia, o vento estava muito forte e o balão já estava muito na frente. Enquanto pararam para jantar, esperaram o rastreador dar sinal. Nesse tempo,  ficaram em contato com várias turmas que estavam no resgate e todos diziam que o balão estava muito rápido e alto.

Por volta de 22:50 o rastreador respondeu gerando uma euforia geral. Após diversas informações da localização do balão, ao calcular viram que estavam há 308km do balão. Já sabendo que seria uma missão dificil, resolveram que era melhor chamar mais alguns amigos, pois cinco pessoas é muito pouco para poder resgatar um balão desse porte. Foram chamados a Alegria e Vamo Q Vamo de São Paulo e a Cometa do Rio. Enquanto iam de encontro com o balão, houve uma falta de sinal do celular e o pessoal da Alegria se perdeu.

As 2:30 da manhã chegaram na porteira da fazenda onde o GPS indicava que o balão tinha caído mas acharam melhor não entrar na fazenda nesse horário. Se algum morador se assustasse poderia chamar a Policia e tudo estaria perdido.

Voltaram para p ponto de encontro para aguardar os amigos e logo depois chegaram o pessoal da amigos da Vamo Q Vamo e um pouco depois a Cometa, todos ansiosos, claro, e já querendo ir no local.

As 5:30 quando começou a clarear e decidiram que era a hora da verdade, se dividiram em dois grupos. Com autorização dos moradores, após alguns minutos de caminhada, ao subir no topo de um morro, o Magrelo  (Infinito) avistou o balão num descampado.

 

Foi um momento de imensa alegria. Quando chegaram no balão, o GPS deu aquela tradicional mensagem “VOCÊ CHEGOU AO SEU DESTINO”.

Missão cumprida tiveram que esperar o sol sair para secar o papel da umidade que havia pegado durante a noite e após secar, começaram a dobrar o balão.

gps

Veja o vídeo:

Mensagem da Turma do Infinito:

Gostaríamos de agradecer ao pessoal da Cortiço e Porão por permitir que colocássemos o rastreador. Se não fosse isso, nada teria acontecido e seria mais um gigante perdido. Agradecemos também aos amigos da Vamo Q Vamo e Cometa por acreditar e ir até o fim com a gente.

O balão foi levado para o Rio pelo pessoal da Cometa mesmo porque era o único que tinha condições de transportá-lo e ao contrário de alguns comentários maldosos o balão não foi vendido nem tomado e muito menos sorteado, e mesmo ficando em São Paulo ou Rio é melhor do que perdido em um pasto qualquer.

O que fizemos ao chamar outros amigos para resgatar o balão não foi nem um favor mesmo porque nem um deles precisa disso porque são duas das maiores turmas de resgate da história, apenas nos preocupamos em resgatar o balão e não em ganhar nome com isso e deu muito certo. Poderiamos ter ido até lá sozinhos ficaríamos com todas as glórias mas sozinhos não conseguiríamos o principal objetivo que é resgatar o balão.

Obrigado aos amigos que ficaram contentes com nosso resgate o primeiro com auxilio de rastreador da história do balão.
Carlão – Infinito

Comentários:

  1. Leandro disse:

    Show de bola. É disso que o mundo do balão precisa, humildade e amizade. Parabéns a todos os envolvidos nessa empreitada.

  2. Wallace (Antiga Turma da Vela & Kyll ) Irajá disse:

    Sou eterno apaixonado pela arte de soltar balões,minha turma acabou mas continuo fascinado pelas historias sobre os balões.
    Muito bom poder matar a saudade aqui no site Gazeta do Balão..
    Parabéns para as Turmas: Cortiço SP e Porão RJ.
    Abraço.

  3. Wallace (Antiga Turma da Vela & Kyll ) Irajá disse:

    Sou um eterno apaixonado pela arte!!!
    Parabéns as Turmas: Cortiço SP e Porão RJ.
    Essas historias são fascinantes,uma pena que nem todos os resgate são assim,uma grande parte dos resgates ultrapassam os limites e manchão a imagem dos verdadeiros baloeiro.
    Abraços ha todos os envolvidos no projeto.

  4. Leô disse:

    Quem dera se fossem todos unidos assim !! Na pista cada um age de uma forma e mts tentam intimidar os outros de maneira covarde . Isso não é o caso das turmas envolvidas nesse resgate agora mas isso acontece o tempo todo aqui no Rj !! Minha turma qse acabou c esses tipos de atitudes e fui um q parei de ir em resgates por uma meia dúzia de pela saco q qnd estar armado e c uma turma c maior qntidade de pessoas fazem isso !! Isso sim teria q acabar …não vou fala mais sobre isso !! Parabéns as turmas envolvidas nesse resgate e espero q mantenham essa união e o respeito c todos nós amantes da Arte !! Seria tudo tão mais facil pra gente tendo essa união

  5. Luiz Fernando disse:

    Parabéns aos envolvidos nesse resgate. Belo exemplo.

  6. Calbello disse:

    Parabéns Carlão, Fernanda, Guilherme e demais integrantes da Turma, Fiquei feliz demais quando soube da noticia e inovação. Parabéns pela humildade em chamar as demais turmas e força Amigon.

    Sucesso sempre para vocês. Abraços.

  7. magos do sul.... disse:

    parabens a todos envolvidos nesse resgate espetacular….com certeza esse resgate vai ficar na história….

  8. Rodrigo UDF disse:

    QUEM SABE COM UM RESGATE DESTES OUTRAS TURMAS VENHAM A TER MAIS RESPEITO PELO BALÃO E AO PRÓXIMO. SÓ VAI MUDAR SE NOS AJUDARMOS……

  9. elcio disse:

    Parabens a ideia foi sensacinal .

  10. gago resgate 8 disse:

    parabens rapaziada ta provado que a uniao faz aforça humildade prevaleceu em pro de um belissimo resgate independente de qualquer coisa que assim seja

  11. Daniel - Turma da Ressaca SP disse:

    Parabéns a todos os envolvidos, desde a confecção, soltura e resgate. O que falta em algumas equipes em outras tem de sobra. Temos que lembrar que o maior astro é o balão e sempre o balão seja ele um chinesinho ou um gigante. Vida longa aos verdadeiros baloeiros. Vai ser maravilhoso saber que essa obra de arte ganhará os céus novamente.

  12. willian (Turma emenda) disse:

    galera achei legal o resgate, porem galera temnho uma opinião sobre o gps!!! acho que temos que manter o modo tradicional de tentativa de resgates… quando modernizamos algo, pode ficar pratico uma ação e depois ficar monotomo…
    quantos balões maravilhosos já subiram em sampa/ rio e no sul e literalmente sumiram…(entraram na historia) galera acho que devemos manter o tradicional, pois esta modalidade de resgate ira favorecer alguns e prejudicar outros..
    parabens as equipes envolvidas pelo resgate, mas galera acho que o tradicional não pode ser mudado

    abs

    will (T. emenda)

  13. neguinho da cometa disse:

    muito bom fazer parte disso infinito vqv e cometa nossa amizade já estar alem do papel

  14. Vinicius disse:

    Parabéns peloo Balão muitooo Show e Parabéns pelas turma que fizeram o Resgate com calma e muitaa experiência continue asim. …

  15. sem nome ainda disse:

    meu caro colega, na minha opinião que é bem diferente da sua e a pesar de você não ter pedido , acho que as demais turmas terão que se atualizar , porque precisamos de evolução e não ficar estagnados para preservar o tradicionalismo pois evoluindo na arte do balão haverá mais segurança e responsabilidade em todas as áreas que envolve a soltura e o resgate da obra de arte que é confeccionar soltar e resgatar o balão . história nada mais é do que consequência evolutiva da arte .

  16. ALÊ LOCO disse:

    Parabéns a todos envolvidos a maioria é amigo de longa data uma coisa eu falo, são merecedores deste resgate porque quem vai pega, só quem vai! Com raça ou com tecnologia o que vale é sempre o resgate consciente e só quem ama balão e resgate sabe disso !
    Eu sei a emoção de pegar um bitelo destes só quem pega sabe o que é adrenalina de verdade parabéns a todos , faltou eu ai kkk, mais oportunidade não faltará .
    Estou em recuperação ainda mais se deus permitir voltarei a ativa .

  17. Eduardo ( Os Intocáveis) Rio disse:

    Show de mais, com esse brinquedinho qualquer um vi chegar no Bitelo Balão agora pra sumir vai ficar mais dificil 🙂

  18. tuca de c grande rj disse:

    parabens pelo resgate mais que nen disse o willian da t.da emenda o tradicional e melhor para pegar balao nao precisa gps basta ter disposiçao para ir atras e sorte para achar o bichao valeu

  19. astrogildo disse:

    Tá faltando união nas equipe em São Paulo por isso vcs tão de parabéns por está história no mundo do balão perfeito tá.

  20. tico nasa rio disse:

    seria bom que todos seguisem este exemplo , de dar prioridade em resgatar o balao inteiro ao invés de destruir, assim quem sabe teriamos mais paz nos resgates.
    parabêns aos envolvidos , parabêns principalmente a ifinito por compartilhar informação , visando o resgate do balão !

  21. Wallace disse:

    Com todo respeito,acho mesmo legal manter as tradições e os resgates a moda antiga,aonde a turma que tiver sorte ou escolher o melhor caminho pegavam o balão,mais o grande problema amigos é que uma grande maioria dos “baloeiros” não tem limites na hora dos resgates e manchão a imagem dos verdadeiros baloeiros,destruindo tudo que encontram pela frente para resgatar qualquer tipo de balão,temos que ter paz nos resgates, pois já estamos muito pichados pela mídia que inventam muita besteira,e nesse caso especifico se não fosse o gps talvez esse belo balão estaria perdido ou até mesmo nas manchetes dos jornais para criticar a nossa arte. Abraço em todos!

  22. Céu Azul S.P....Binho disse:

    PARABENS AOS ENVOLVIDOS!!!!!
    ACREDITO QUE ESTE NOVO METODO DE RESGATE SÓ IRA ACRECENTAR MELHORIAS EM NOSSO MEIO….

    PARABENS PELA HUMILDADE TURMA DO INFINITO

  23. M.U.E.N disse:

    Excelente criação , GPS no Balão , nunca mais perderemos nossas obras de arte . Parabens

  24. luiz disse:

    Show de bola, resgate moderno kkk, valeu a turma do infinito, imagino a emoção de chegar no bichão, parabéns pela iniciativa e Amor a arte.

  25. Quinho vk Turma da asa disse:

    discordo totalmete do amigo tuca. pois esse balao seria facilmente discoberto pelos moradores do local e destruido, hora o que é melhor essa obra destruida ou nos brindar com a sua nova soutura? faço essa pergunta?

  26. neguinho turma unidos do parque pirituba 24 anos de amor arte disse:

    boa noite amigo gostaria de saber se vcs pegaram o mod 9mts com a bandeira do patati patata soltamos ele em abril segundo informacoes ficou com vcs abracos neguinho turma unidos do parque

  27. turma planeta-art. s.p. disse:

    belo balão…………..
    linda fogueteira……………
    parabens as turmas que mostrarão a um resgate de respeito e humildade……
    qm tem boca fala o q quer………………….

  28. luiz disse:

    quinho concordo com vc, primeiro que seria impossível alguém chegar neste balão, no dia o vento de cima estava muito forte não tinha como, só se desse muita sorte mesmo, e parabéns pela iniciativa, o Bitelo foi resgatado e vai subri de novo, quantos gigantes nossos caíram por ai e ninguém nem imagina onde , e foram destruídos ate mesmo pelo tempo.

  29. Ricardo disse:

    maravilhoso. abriu numa altura excelente, muito bom gosto na composição dos foguetes e caídas com efeitos sensacionais. só vi o vídeo, espero da próxima estar embaixo da criança.
    SENSACIONAL, PARABÉNS.

  30. Giul (NASA ZL) disse:

    Parabéns às Turmas pelo Resgate.
    Alguém sabe informar o valor do equipamento?

    Um grande abraço a toda Nação Baloeira!!!!!!!

  31. Cortiço e Porão disse:

    Agradecemos todos ao envolvidos por um sonho realizado, este sonho que quase foi interrompido por invejosos que devem ser excluídos do meio do balão.
    Por este motivo que estarei citando o balão irá acabar, como já aconteceu este ano que pegaram algumas turmas por causa do face book e divulgação antecipada do local da soltura, fofocas e etc..
    O Sr. Pinduka colocou em seu face book abertamente de onde o balão iria que de certa forma foi avisado por algum traíra que deveria saber, fato é que acabaram descobrindo a cidade que o balão iria subir, por sua vez o Sr. Erick que hoje faz parte da Fênix, uma turma que não temos nada contra e sim somente a este integrante que obviamente não irá permanecer muito tempo lá, pois já passou por inúmeras turmas e quando a máscara caiu foi espirrado e assim será também nesta turma de sucesso que não merecem ter um traíra desses, ele também comentou para todos que o telefonavam de onde o balão iria, pedia para procurarem o dono da padaria que o balão iria do sitio dele, fato que acabou chegando na boca do dono do sitio que estava em sua residência em São Paulo e gentilmente nos alugou o local.
    Reforço que infelizmente por termos pessoas como essas em nosso meio, mais cedo ou mais tarde soltar balão ficará cada vez mais difícil, temos que ter a consciência mesmo não concordando que o balão é proibido e divulgação facilita a busca.
    Mas felizmente deu tudo certo na soltura e no resgate, proporcionando aqueles que lá estavam uma emoção única que o fogueteiro nos dá.
    Obrigado a todos os baloeiros de verdade!

  32. RJ disse:

    Esses fofoqueiros devem ser banidos do balão imediatamente, galera tomem cuidado…

  33. WELLINGTON - TURMA JARDIM AMERICA ( T.J.A ) disse:

    a gazeta é um site muito bom , pois nele revejo historias do passado , consigo novos moldes, e me informo de historias de balões

  34. will - SP disse:

    Caramba meu, já não bastasse terem prejudicado no 40m teve mais essa nesse ai?
    Por que isso queria entender sinceramente????
    Graças a Deus deu tudo certo e o balão matou a pau os críticos que nunca vão fazer um igual, porém a parte triste é que provavelmente é mais um ótimo lugar de soltura perdido por culpa desses caras ai!!!!
    Novamente Parabéns a toda rapaziada da Cortiço SP e Porão RJ.

  35. Johnny Só Amigos Suzano SP. disse:

    Quando acabou o jogo Brasil x Colombia na Copa, eu estava no AP da minha sogra, acaba o jogo eu ponho a cara na janela, na direção de Mogi, em cima do Pico do Urubu, eu vi uns fogos de cor pensava ki era alguém de algum sitio comemorando a vitória do Brasil, mas depois percebi ki era balão, minha consciência dise deve ser um 30 mts, quando eu recebo uma ligação ki tinha um 40 mts no alto fog., Vixi foi mó emoção, todo pessoal da casa ficou maravilhado com o show deu pra ver umas 6 aberturas, parabéns as turmas envolvidas………………..Valeu……………

Copyright © 2006 / 2017 - Gazeta do Balão | Todos os Direitos Reservados - Permitida a reprodução com citação da fonte